Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook - Vida Util vs SuperAquecimento


Set Up

Posts recomendados

Prezados Amigos

Faz um tempo que não posto por aqui e venho um dúvida após um ano de uso com o HPDV6245US verifiquei o quanto que ele esquenta e comprei uma dessas mesas de suporte que acompanha cooler embutido da clone, veio dois cooler de 13" eles esfriam muito bem o notebook deixando sua temperatura interna sempre controlada, mas devido a isto percebi que pra todo lugar que fosse tenho que carregar notebook, mesa de cooler, cabos, fonte de energia, entre outros apetrechos para facilitar a vida moderna nossa...

Agora pergunto realmente quais os notebooks que não superaquecem após algumas horas de uso, será que para aumentar o maior tempo de vida util do notebook teremos que prever o futuro e ficar andando com n acessorios para nao se perder dinheiro .... =(

Me falaram de TOSHIBA, SONY, ACER mais sinceramente queria saber de cada usuario o que viram de pros e contras perante ao aquecimento destes notebooks, porque sinceramente eu tinha ouvido falar que o HP esquenta mais não achei que fosse tanto eu vi uma epoca um video no you tube mais era um apple que o cara tava estão chateado q ele frito um ovo no nb de tão quente que estava..........e o meu HP se ~eu nao coloco essa mesa ele chega próximo a fritar um ovo e pior com essa temperatura no país que já esta quente fora do comum os equipamentos ainda tende a aumentar a temperatura ainda mais, pelo que pude perceber ....

Abraços :o

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até agora nunca vi um estudo sério que comprovasse que, um notebook ou desktop, ao rodar por X horas numa temperatura Y perdesse Z anos de vida útil. Até agora tudo que ouvi pertence à classe dos achismos. Já que é assim, vou aderir também. Acho que você pode usar seu note despreocupadamente, se a temperatura atingir um nível crítico, ele desliga. De qualquer modo dificilmente você vai usar seu note por mais de 5 anos antes de trocá-lo, nunca vi notes queimando assim a toa e a culpa ser colocada nos longos anos de operação em temperaturas elevadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

super aquecimento, vai comprometer a longo prazo a vida utel dos componentes, tipo algo que duraria 5 anos vai durar menor e conforme o aquecimento a mais do que foi especificado, muito menor ou queimar se chegar no ponto critico.

CPU tem proteçao, se ela chega proxima a temperatura de ponto critico, ela corta automatico a frequencia, GPU a maioria nao tem isso e torra, mas nos notes, como normalmente o cooler da CPU e GPU sao o mesmo, a GPU muito quente ajuda a subir a temperatuda da CPU e ela faz o corte salvando em alguns casos a irmã boboca heehheheh.

nao pensem em semanas, sao coisas pra ano ou anos.

igual plantar duas arvores, uma num terreno com terra ideal, e outro num terreno arenoso nao propio mas que ela resista.

a arvore em terreno ideal em 10 anos vai estar bem maior e desenvolvida que a do terreno arenoso.

Coloca ai o calor execivo o terreno ruem, e o desenvolvimento das arvores a chance de nao ter problemas.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz... E eu que achei que fosse neurótico rsrsrrs...

Cara, a não ser que você more no Ceará e que a temperatura ambiente seja de 45º, não vai precisar de toda essa parafernalha. Os notes são projetados para ter mobilidade. Usa um apoio com cooler ligado à USB resfria a máquina, mas exige mais da fonte e da bateria, que acabariam por degradar mais rápido. Basta usá-lo sempre em uma superfície plana e lisa, com as saídas de ar desobstruídas e pronto. AMD esquenta mesmo... Normal, ainda mais se for HP...

Tenha em mente que note é compacto e há pouco espaço entre os componentes, por isso o calor de um contamina o outro...

Use sempre em modo de energia balanceado e o note só exigirá mais do hardware quando for necessário...

Para mim a vida útil de um note é de 12 a 24 meses, não porque os componentes se desgastariam neste tempo, mas prq depois disso fica obsoleto mesmo...

Os meus eu passo adiante com 18 meses e compro novo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas concordam que usar um equipamento sempre no limite do hardware (como o caso da CPU, sempre baixando clock para não atingir a temperatura máxima) vai diminuir sim consideravelmente a vida útil, não?

Vejam só o caso do nosso famoso STI AS 1560G. Originalmente o meu atingia sempre 75° de CPU e quase 80° de gpu ao jogar. Olhei embaixo dele e os furos do cooler estavam tapados com um aluminio. Fora isso não tinha pasta térmica na CPU.

Abrindo esses furos, colocando pasta e adicionando um cooler externo de 20 reais a temperatura interna baixou para 60 graus CPU e 58 graus GPU, isso jogando... Não diria que é um projeto ruim, mas um note feito para mercado frio dos EUA ou sei lá com erro de "tropicalização".

Isso a médio prazo (talvez até curto) compromete sim a vida útil do laptop, que vai apresentar problemas tão logo uma das pecinhas de silício resolver pifar pelo esquenta demais e esfria constantes...

Sem contar os chipsets que usam aquele sistema de fixação na motherboard por gotas, não sei como chama... nesse sistema, esquentar demais pode significar ruptura de uma desas gotinhas e adeus chipset, como era o caso do nforce 430 com vga 6100 onboard.

Abraços cautelosos,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas concordam que usar um equipamento sempre no limite do hardware (como o caso da CPU, sempre baixando clock para não atingir a temperatura máxima) vai diminuir sim consideravelmente a vida útil, não?

Desculpe, mas não concordo não... Meu desktop, um Sempron 3000+ (754) 1.8GHz, rodando com over de 45% numa ASUS K8N-E (@ 2.61 GHz) há mais de dois anos também não concorda...

Aliás... Se não fosse o over, a vida útil do meu processador já teria acabado, porque os jogos atuais requerem bem mais poder de processamento que o meu Sempron em stock podia dar. Para mim, vida útil não é quando o desgaste de um componente compromete sua funcionalidade, mas quando ele me deixa e ser útil, funcionando ou não...

Os componentes eletrônicos atuais são projetados para durar 10 anos sob condições normais de uso. 10 ANOS é coisa PRA CARAMBA em informática. Daqui 10 anos, mesmo que esteja em perfeito estado, na caixa ainda que seja, um note de hoje seria completamente inútil, e portanto teria encerrado sua vida útil antes mesmo de ser utilizado...

O caso do AMD + nforce 410/430 (como é o caso do nosso amigo), foi uma falha no projeto da nvidia (mais especificamente no encapsulamento dos chips e atingiu chipsets e GPUs), não do note.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe, mas não concordo não... Meu desktop, um Sempron 3000+ (754) 1.8GHz, rodando com over de 45% numa ASUS K8N-E (@ 2.61 GHz) há mais de dois anos também não concorda...

Aliás... Se não fosse o over, a vida útil do meu processador já teria acabado, porque os jogos atuais requerem bem mais poder de processamento que o meu Sempron em stock podia dar. Para mim, vida útil não é quando o desgaste de um componente compromete sua funcionalidade, mas quando ele me deixa e ser útil, funcionando ou não...

Os componentes eletrônicos atuais são projetados para durar 10 anos sob condições normais de uso. 10 ANOS é coisa PRA CARAMBA em informática. Daqui 10 anos, mesmo que esteja em perfeito estado, na caixa ainda que seja, um note de hoje seria completamente inútil, e portanto teria encerrado sua vida útil antes mesmo de ser utilizado...

O caso do AMD + nforce 410/430 (como é o caso do nosso amigo), foi uma falha no projeto da nvidia (mais especificamente no encapsulamento dos chips e atingiu chipsets e GPUs), não do note.

Aliás... Se não fosse o over, a vida útil do meu processador já teria acabado, porque os jogos atuais requerem bem mais poder de processamento que o meu Sempron em stock podia dar. Para mim, vida útil não é quando o desgaste de um componente compromete sua funcionalidade, mas quando ele me deixa e ser útil, funcionando ou não...

Exatamente essa é a sua noção. Lembrando-se que todo equipamento seja ele qual for, ele é projetado para uma determinado uso, ou seja, ele tem um sistema de proteção, por isso se faz o overclock. Não quer dizer que isso é uma super descoberta dos usuários, isso já é projetado de fábrica, o tanto quanto foça mais do que ele aguenta o que faz? cheiro de fumaçã hehe. O colega disse que os jogos requereria mais do que o SEMPROM, com certeza ele não foi projetado para isso. Então se faz um OVER para ganhar uns % no desempenho. Então isso com certeza irá diminui a vida útil do equipamento, concordo com você quando fala info, rápido fica obsoleto.

Agora acho que é gosto de cada um, se não fosse isso, os pneus, motor e outros equipamentos não desgastaria mais rápido quando é usado acima do q foi projetado. Com corda ou sem corda?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora acho que é gosto de cada um, se não fosse isso, os pneus, motor e outros equipamentos não desgastaria mais rápido quando é usado acima do q foi projetado. Com corda ou sem corda?

Opa... Sem corda hehehehe

Pneus, motores e "outros equipamentos" têm partes móveis que se desgastam pelo atrito. Os chips não... Se fosse HD, até vá lá...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você pensa que chip não desgasta, você se engana. E muito.

Chip desgasta pois trabalha com lógica. Overclock é loteria, você pega dois chips de uma mesma série. O clock de 1Ghz original de ambos poderá ser mexido para 1,1Ghz em um e 2,5Ghz no outro e ambos continuarem estáveis. Isso siginifica sim menor vida útil (que em cpus não importa muito, pois a vida média é 8 a 10 anos).

Mas o foco da discussão aqui não é overclock, mas CALOR. Se o seu Semprom rodar a 9Ghz com o mesmo vcore e dissipando a mesma coisa, sorte sua. Se aumentar a tensão e o calor, você exponencialmente diminui a vida dele e das peças que o rodeiam. Aumentando fsb você força chipset, controladora de disco, bus do sistema e até a RAM.

Computador com 2 anos em over é merreca, tive um K6-3 400 que rodava a 500Mhz e funcionou assim uns 4 anos, aumentando o vcore. No terceiro ano se você diminuisse o clock para 400Mhz de novo ele dava TELA AZUL! hahaha :D Meu amigo tinha um XP 1800+ daquela série top que rodou uns 2 anos com ele a 2.4Ghz firme e forte, com vcore original.

Mas estamos falando de notebook aonde tudo é socado num espaço mínimo e abafado, qualquer calor a mais pode judiar do conjunto todo. O ideal é manter tudo muito abaixo das temperaturas máximas. Se a CPU aguentar 100 graus, mantenha ela a no máximo 60, 70 que está lindo.

Abraços refrigerados,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa... Sem corda hehehehe

Pneus, motores e "outros equipamentos" têm partes móveis que se desgastam pelo atrito. Os chips não... Se fosse HD, até vá lá...

Ja vi que você não entende de eletrônica, você tem corrente, mini impulsos que estão o tempo todo em ação, por acaso o colega sabe como funciona um processador? e uma GPU de vídeo (que também é processador). Precisa entender mais um pouco.

Mas como eu ja disse superaquecimento não é sinônimo de OVER, o equipamento pode ser projetado para isso tipo, projetor de imagem, mas olha as ventoinhas e o calor que sai de dentro, se não tivesse era tchau.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...