Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aterramento para pc: indispensável ou acessório? Dúvida


Hugo Stiglitz

Posts recomendados

Dúvida: Aquele aterramento que é feito numa tomada só (ponto único?) que vai direto das hastes para a tomada em que está ligado o pc é o melhor para a proteção do mesmo. Desculpe a pergunta , mas sou leigo em energia. obrigado

Esse não é o recomendado não, esse é o padrão TT o qual foi discutido aqui, o ideal como foi falado é o TN-S.

Remover o aterramento de dois PCs e deixar outro dois aterrados, significa q os PCs sem aterramento ficarão aterrados no terra mais distante através do fio "GND" do cabo de rede o que não é uma boa coisa.

Nesse caso eu recomendaria interligar dois pontos coma antenas direcionais num sistema wi-fi, mais seguro na questão elétrica e cada casa ter seu proprio aterramento TN-S ou quem não quiser, mantenha seu TT e dane-se.

Mas vem cá, como q você puxou cabo de rede até a outra residência? porque não puxa um cabeamento até o aterramento deles tb, mesmo que por cima? Compre um cabo flexivel 10mm ou maior e interligue essas hastes. O ideal seria que fosse por baixo, embaixo da terra com cordoalha de cobre, mas por cima daria tb. Eu prefiro a opção do wi-fi e cada um que se vire com seus pontos de aterramento.

Outra coisa, esses cabinhos CAT-5 percorrendo postes são outra porta aberta pra pegar um surto de algum raio caindo próximo, raro, mas não impossível.

Como irei comprar um notebook até o final do ano, pretendo instalar uma rede sem fio aqui, farei o possível para usar essa rede também nos outros pcs, assim elimino os riscos das ddps nos cabos de rede e me livro de um monte de fios que tenho por aqui.

Muito obrigado

Abraço

Leonardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse não é o recomendado não, esse é o padrão TT o qual foi discutido aqui, o ideal como foi falado é o TN-S.

Como irei comprar um notebook até o final do ano, pretendo instalar uma rede sem fio aqui, farei o possível para usar essa rede também nos outros pcs, assim elimino os riscos das ddps nos cabos de rede e me livro de um monte de fios que tenho por aqui.

Muito obrigado

Abraço

Leonardo

Já que o TT não é recomendado, que tipo de proteção terei com ele? Melhor sem ele ou com ele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já que o TT não é recomendado, que tipo de proteção terei com ele? Melhor sem ele ou com ele?

Foi exatamente isso que eu perguntei para o _rau_, e ele disse que no meu caso era melhor sem o terra. Veja os posts anteriores.

A proteção que o TT pode fornecer é evitar choques no gabinete, isso em uso normal, no caso de um raio sendo desviado por um dispositivo de proteção para esse terra, por ele ter alta resistência, a tensão subirá muito, e o gabinete do pc ficara perigosamente energizado.

Abraço

Leonardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dúvida: Aquele aterramento que é feito numa tomada só (ponto único?) que vai direto das hastes para a tomada em que está ligado o pc é o melhor para a proteção do mesmo. Desculpe a pergunta , mas sou leigo em energia. obrigado

Um aterramento TT bem feito, vai proteger contra choques no caso de uma falha Fase-Massa ou seja, no caso de algum aparelho que tem carcaça metalica por exemplo ter um fio solto ou qualquer falha q venha a energizar a massa, esse terra TT conseguirá fluir toda ou a maior parte da energia pra terra, ao invés do corpo do usuário. A Eletrecidade sempre prefere seguir o caminho de menor resistência e mesmo q esse aterramento esteja não tão bom, ainda assim você poderá ser livrado dum belo choque. Um dos problemas é que o aterramento do tipo TT muitas vezes apresentam alta impedância ou seja, ele não tem muita capacidade pra carregar muita corrente e isso pode fazer com que o disjuntor do circuito não desarme o circuito no caso de um curto Fase-massa (carcaça metalica) e fique no máximo faiscando onde o fio faz contato com a massa. Eu já testei isso na prática com um terra TT, fiz um curto Fase-Terra (TT) e o máximo que obtive foram faiscas e derretimento das partes em contato e aquecimento dos fios. Fiz o mesmo teste com Fase-Neutro, o corte do circuito é instantâneo. Depois fiz o mesmo com o aterramento TN-S, o corte logicamente é instaneo tb, como deve ser pra proteger o usuário.

No caso de um chuveiro elétrico, a proteção terra se seguir o padrão TT, obrigatoriamente deve existir DR's no circuito porque o DR detecta qualquer corrente de fuga pra terra, mesmo que essa corrente seja de meio amper, o circuito será desligado pelo DR.

O problema nos ETIs (Equipamentos da Tecnologia da Informação) é que esses são cargas que possuem fontes com linhas neutro e terra indutivamente ou capacitativamente ligadas e essas linhas não podem virar um circuito conduzindo tensão em certas ocasiões, o que é incorreto. Para que haja um circuito, que tensão flua, é necessário que uma das linhas tenha um potencial, como o condutor fase da tua casa, ele tem o potencial de 127 ou 220V. Sem ter pra onde ir, esse potencial só é potencial e nada mais! Quando você oferece um caminho pra essa condutor, um referencial, um retorno, tensão fluirá de um lado pra outro. Se você mete o dedo no fio fase, você vai fazer um circuito, um circuito ruim, mas vai fecha-lo e tomar um chocão. Se tocar o fio fase direto no neutro ou terra, o circuito fechará e a corrente tende ao infinito, se ligar ambos fios com uma carga, a corrente será aquela consumida por essa carga, isso tá claro pra todos, certo? Pois bem:

Há alguma ocasiões que ocorrem o desbalanceamento de potencial entre esses pontos de terra. Ambos idealmente teriam q estar em 0volt ao mesmo tempo e pra q isso ocorra ambos devem ter as mesmas caracteristicas elétricas. O problema é q nem sempre isso ocorre! O exemplo disso é na queda de raio nas proximidades, não precisa nem ser tão perto. Essa situação é certa de que um haste de terra flutuará seu potencial em relação a outra e nisso o circuito estará feito, tensão será gerada e percorrerá de um terra a outro por dentro do seu ETI. Isso se chama disturbio de modo comum que pode gerar desde ruidos até surtos de tensão em modo comum.

Felizmente as fontes de informática são bem imunes, até certo limite, aos disturbios em modo comum e por isso não vemos muitos problems no dia-a-dia com o uso de terras TTs. Mas situações geradores de transientes pode elevar o potencial de um dos terras em relação ao outro de tal forma, que o estrago estará feito.

Esse não é o recomendado não, esse é o padrão TT o qual foi discutido aqui, o ideal como foi falado é o TN-S.

Como irei comprar um notebook até o final do ano, pretendo instalar uma rede sem fio aqui, farei o possível para usar essa rede também nos outros pcs, assim elimino os riscos das ddps nos cabos de rede e me livro de um monte de fios que tenho por aqui.

Muito obrigado

Abraço

Leonardo

beleza!

Já que o TT não é recomendado, que tipo de proteção terei com ele? Melhor sem ele ou com ele?

Um protetor anti-surtos que perfaz as linhas Fase-Neutro / Fase-Terra e Neutro/Terra pode ajudar a evitar queimas nesses casos. Fontes boas vão conseguir filtrar bem os ruidos de modo comum tb, mas até as ruinzinhas conseguem atenua-los, o maior problema mesmo são os raios criarem situação de DDPs entre pontos de terra distintos, o melhor mesmo é tirar tudo da tomada nesses instantes.

Foi exatamente isso que eu perguntei para o _rau_, e ele disse que no meu caso era melhor sem o terra. Veja os posts anteriores.

A proteção que o TT pode fornecer é evitar choques no gabinete, isso em uso normal, no caso de um raio sendo desviado por um dispositivo de proteção para esse terra, por ele ter alta resistência, a tensão subirá muito, e o gabinete do pc ficara perigosamente energizado.

Abraço

Leonardo

Na verdade não é só no desvio, como eu expliquei ai pra trás. Mas no desvio tb. Se você por exemplo tem um modem de internet ou um protetor anti-surtos na porta ethernet e ambos compartilham pontos de terra distintos, DDPs podem ser geradas no momento do desvio do surto pra terra e neutro. O protetor pode gerar uma queima por causa de um disturbio em modo comum ter sido gerado apos a sua atuação. Por isso, sempre usem o mesmo terra pra "equalização" de todos os protetores.

O IEEE ainda recomenda o uso de protetores multiportas ou seja, aqueles que englobam todas as proteções em um unico produto é melhor ainda, por diminuir e muito o comprimento do fio terra entre os protetores que compartilham essa mesma linha.

Básicamente é isso ai.

EDITADO:

Outro detalhe. Quem propaga que um terra TT é mais seguro pra segurança do usuário está equivocado justamente pela situação citada acima, da demora de corte do circuito pelo seu respectivo dispositivo seccionador e por aquilo que é chamado de tensão de passo ou tensão de contato - me perdoem se os nomes tiverem incorretos, mas basicamente:

1 - No caso da tensão de contato, se houver uma flutução entre terra-massa e terra-funcional (neutro), essa carcaça apresenterá tb uma elevação de potencial e você, que tiver em contato com essa massa, vai tomar um choque.

2 - No caso da presença de pessoas ou animais perto desses dois pontos de terra distintos e sem um isolamento nos pés, um calçado bem emborrachado e seco, tb pode levar um choque.

Postei um documento ai pra tras, da Procobre, q explica bem isso ai.

EDITADO:

A APC tem um "White Paper" explicando sobre a suceptibilidade de computadores à disturbios em modo comum (Common Mode Disturbance). Infelizmente, ta em inglês, pra quem não le em inglês:

http://www.apcmedia.com/salestools/haste-5T3TSZ_R1_EN.pdf

Outro complementar:

Inter-System Ground Noise: (Ruido de aterramento inter-sistemas):

http://www.apcmedia.com/salestools/FLUU-5T3TLT_R1_EN.pdf

E OLHEM O QUE A PRÓPRIA APC DIZ! Traduzo logo após:

"in an ideal 3-wire grounded office wiring system, there is no common mode noise because the neutral wire is supposed to be connected to the

grounding wire. In a practical environment, noise will exist between the neutral wire and the grounding wire. This is the common mode noise which is alleged to cause computer malfunction even at low levels."

"Numa instalação ideal de um escritório, não existe ruido em modo cmum porque o fio neutro deveria estar conectado ao fio terra. Num ambiente prático, ruido existirá entre o fio neutro e o fio de aterramento. Este é o ruido de modo comum alegadamente causador de mal funcionamento em computadores mesmo em baixo níveis."

O documento não discute o local ideal pra essa conexão, que por segurança não deve ocorrer dentro do ambiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

_rau_, tenho um terra tt , um filtro de linha APC P6B e uma corsair VX550 W .Melhor tirar o terra?

Eu não gosto de dar a recomendação de tira-lo, ate porque passei 10 anos usando aterramento TT e nunca tive problema, aliais, tive um problema de queima por raios em 1997, não sei se relacionado com o terra TT. O ideal é que ele fosse transformado num TN-S e não retirado, no seu caso deixa ele por enquanto, sabendo das desvantagens...

O filtro APC P6B possui proteção Neutro-Terra o que faz com que se alguma tensão nociva entre neutro/terra chegue a certo ponto, ele irá clampar as duas linhas. Essa tensão precisa chegar em 330V pra ele gramper ambas linhas momentaneamentes, isso só acontecerá no momento de um raio caindo ai proximo. Então o filtro APC te dá um grau de proteção nesse quesito.

Moro em apartamento.... 12o. andar.

Como faço para fazer um aterramento?

Realmente preciso de um?

Eu recomendo a contratação de um profissional da área, um eletrecista especializado em intalações prediais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...