Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
garashta

Socket 939 ou AM2, AM2+. Diferenças?

Recommended Posts

Olá gente to com umas duvidas!

Minah placa-mãe aceita socket 939, e uso um atlhon 64 X2 4600. Se eu optar por um processaodr mais atual, como por exemplo um phenom de 4 núcleos, posso usa-lo nesta placa-mãe?

O socket do phonem é AM2+.

E mais: existe difernça entre os sockets 939, AM2, e AM2+

Detalhes: No site da atlhon diz que o socket dos Atlhons 64X2 é AM2, ja no site da placa-mãe faz distinção entre sockets 939 e AM2.

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, existe diferença.

Como o próprio nome sugere, o soquete 939 possui 939 pinos, e o AM2/AM2+ possui 940 pinos. Logo, o soquete 939 não é compatível com 940/AM2/AM2+.

A diferença dos soquetes dos processadores AMD fica por conta do controlador de memória ser embutido no processador, e não mais na placa mãe como ocorre com os atuais processadores da Intel. Assim, o módulo de memória que você poderá usar dependerá do conjunto placa mãe+processador com o mesmo tipo de soquete que você for usar.

Placas mãe e processadores com soquete 939 utilizam memória DDR 266/333/400mhz.

Já placas mãe e processadores com soquete AM2 utilizam memórias DDR2 533/666/800mhz.

E placas mãe soquete AM2+ suportam memórias DDR2 666/800/1066mhz (o suporte a DDR2 533 praticamente não existe mais, já que essas memórias não são mais fabricadas).

Outra diferença dos soquetes é o Hyper Transport (HT), que é um "caminho direto" de comunicação entre os processadores AMD e o chipset da placa mãe, dispensando assim o famoso e em processo de extinção FSB (presente ainda nos atuais processadores Intel).

Não sei lhe dizer ao certo os valores corretos, mas se não estou enganado, placas mãe e processadores soquete 939 e AM2 operam com HT 2.0 e clock máximo do mesmo a 1GHz, já os AM2+ operam com o HT 3.0 e clock máximo a 2,6GHz.

Vale lembrar que processadores AM2 e AM2+ são retro-compatíveis, ou seja, você pode usar um processador AM2 em uma placa-mãe AM2+ e vice-versa, desde que a placa-mãe possua suporte ao modelo de processador. Essa informação deve ser obtida no site do fabricante da placa-mãe.

EDIT: Esquecí de mencionar, todos os atuais processadores Phenom Tri/Quad Core são soquete AM2+, já os atuais e comercializados Athlon X2 Dual Core são soquete AM2.

Compartilhar este post

Link para o post
Olá gente to com umas duvidas!

Minah placa-mãe aceita socket 939, e uso um atlhon 64 X2 4600. Se eu optar por um processaodr mais atual, como por exemplo um phenom de 4 núcleos, posso usa-lo nesta placa-mãe?

O socket do phonem é AM2+.

E mais: existe difernça entre os sockets 939, AM2, e AM2+

Detalhes: No site da atlhon diz que o socket dos Atlhons 64X2 é AM2, ja no site da placa-mãe faz distinção entre sockets 939 e AM2.

Obrigado.

ah diferenças sim..o 939 e o socket de 939 pinos logico e q suporta ate ddr400 e HT de ate 2000mts.....o am2 e o socet de 940 pinos q suporta ddr2 e HT ate 2000mts... diferença do 939 e a adiçao de 1 pino a mais o q torna totalmente incompativeis... e o am2+ e para os phenons e possue a mesma pinagem, mesma memoria e é quase igual em tudo do am2 normal so q o am2+ suporta ht ate 5200mts e o am2 ate 2000mts....ja q um atholn x2 o ht dele é de 1ghz= 2000mts e os phenom atuais usa ht de 1,8ghz= 3600mts o socket am2+ ta suporte de HT versao 3.0 q e te 2,6ghz=5200mts e o am2 HT ver 1.0 q e de 1ghz ou 2000mts...;):)

se o seu processador for am2 você pode coloca facilmente em uma placa-mãe de am2+ mas se for vice-versa e a sua placa-mãe no site do fabricante dizer q aceita am2+ o processador vai ate funciona mas seu HT q e de 1,8ghz vai ser reduzido para 1ghz..ok

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais