Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Faraó

Como Dividir uma banda larga?

Recommended Posts

Sou leigo no assunto, vou assinar uma banda larga de 1Mbps (Velox) e quero dividir minha conexão com um vizinho mas gostaria de saber quais equipamentos adequados?

Duvidas:

A conexão fica dividida por igual?

O Meu PC tem que ficar ligado direto?

Enfim me ensine a fazer esse tipo de divisão de banda larga

Agradeço

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

1 - Comprar um roteador com a função QoS, que é bem isso aí de limitar download e upload por ip.

2 - Ou fazer um Coyote, que é um pc bem básico (Pentium MMX,K6,K6II) sem HD e nem drive de cd, so placa mãe, processador, memoria ram,drive de disquete(se tiver um hd pequeno tambem pode usar fica até melhor), 2 placas de rede uma para você ligar o modem nela e outra pra você ligar o hub.

Esse coyote, e um sistema linux, bem básico feito especialmente para gerenciar uma conexão com a internet, que nem um roteador, mais bem mais eficiente, e o melhor estão pequeno que cabe em um disquete .

3 - E a pior opção na minha opinião, seria deixar um pc de servidor com um programa que nem o winconnect cordenando a conexão, assim podendo ate limitar como você quer, mais assim o pc com esse programa teria que em primeiro lugar ter 2 placas de rede(nada de mais), segundo lugar ficaria com esse programa aberto que não ocupa quase nada do processamento, mais 2%, 3% do sistema já e alguma coisa, e o pior de tudo ele não vai poder ser desligado, vai ter que ficar todo o tempo ligado, se não os otros pcs perdem a conexão.

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo Faraó

Só pra ajudar a te dar uma ideia do que é ter q dividir a internet com os colegas, com relação aos programas P2P, sei que todos gostam de usá-lo, mas eu passei por uma triste experiência com esse problema., e a única solução que vi pra limitar a banda dos P2P, foi somente com o Sistema operacional Mikrotik ou qualquer outro servidor linux que tenha essa mesma função, pois limitar simplesmente a banda é fácil comprando um roteador ou AP edimax ou Ovislink 5460 ...mas os programas P2P conseguem achar uma brecha, deixando qualquer roteador de QOS a ver navios, não adianta, e o sistema Mikrotik pode ser adquirido com uma routerboard, no caso se for dividir por uma ethernet serve como nó de rede e também pode utilizá-lo com um cartão para dividir internet via rádio. Sem dúvidas é um dos melhores do mundo, e também com relação ao modem, o speead stream 4100/4200 deve ser utilizado em bridge, deixando toda obrigação para o routerboard e do Mikrotik para gerenciar a conexão e compartilhamento da internet. Isso aliviará a carga do modem de controlar todo fluxo de tráfego influenciando muito para um excelente desempenho.

Compartilhar este post

Link para o post

É interesante esse modulo de limitar conexão P2P.

MAs quero compartihar minha conexão se que tiver um pc ligado constantemente, mas sim o modem e router e hub ligado direto.

E existe esse tipo de processo em router para limitar conexão de dow e oup e P2P? como faz?...

Compartilhar este post

Link para o post
É interesante esse modulo de limitar conexão P2P.

MAs quero compartihar minha conexão se que tiver um pc ligado constantemente, mas sim o modem e router e hub ligado direto.

E existe esse tipo de processo em router para limitar conexão de dow e oup e P2P? como faz?...

Cara, só com isso não... limitar banda é um QoS "mais avançado", no mínimo, se você não quer um micro ligado, é você colocar um roteador com essa função.

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo não tenho certeza se existe algum roteador com essa função, o que você pode fazer é bloquear as portas UDP que são usanda para esse tipo de Download e jogos, a porta UDP ela tem uma velocidade maior do que a porta TCP, porém ela não garante a entrega de dados ao contrario da porta TCP ela garante a entraga pois ela verifica a transferencia por isso a velocidade é menor normalmente P2P não usa TCP, você bloqueando as portas UDP ja vai reduzir a velocidade bastante.

Eu sei que existe roteador que você configura o tamanho da banda por porta. Exemplo na porta 1 você só libera 128kbps ai a pessoa baixa no maximo 128kbps.

Você pode tambem habilitar o Firewall do roteador, bloqueando link e ip, dependendo do roteador acho que o firewall pode ter essa função que você quer!

Compartilhar este post

Link para o post

queirozfl, a maior parte dos linksys e outras marcas em modelos "melhorzinhos e mais caros", permite regras QoS que limita a banda por IP ou até por MAC :rolleyes:... Geralmente você encontra controle de banda em roteadors wireless, mas isso não impede de usar as regras em cima da rede cabeada.

jorginhob, Caraca!!! :eek:, isso que eu chamo de matar mosca com tiro bazuca :D... o mikrotik sem dúvidas nenhuma é o que tem de melhor pra isso (ainda mais com o hardware próprio)... no entanto acho que pode sair meio salgado pra um simples "racha de adsl" :rolleyes:...

Compartilhar este post

Link para o post

Bom amigos..... pelo q vejo pra um modo econômico então talvez seria um ovislink ap 5460 pra configurar controle de acesso e e controle de banda, tanto por rj45 ou rede wireless, e combinar qual melhor horário pra usar P2P, desde que não fosse no horário de utilização da internet, eu tenho usado o Ares junto com ADSL de 1 mega fibra ótica com um modem Dlink 500G e nesse caso não notei quase queda da internet nas conexões, a não ser na minha própria máquina, isso limitando a banda de download tambem no próprio Ares é claro, agora não recomendaria um modem Dlink 500B ..hehe.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou aproveitar o tópico, ja que se tratam de assuntos muitos semelhantes.

Possuo dois computadores, um Athlon XP mais velho, e um X2 mais novo que uso diariamente. Eu estava querendo ligar ambos na mesma conexão Velox 1Mb.

Eu lí no tutorial do CdH como montar uma rede doméstica, mas alguns pontos eu não entendi com clareza, são apenas algumas dúvidas básicas:

- Quando eu ligo o computador, preciso ir no discador Velox e fazer a conexão. No caso de um link compartilhado com duas máquinas, como ficaria esse processo?

- Apenas a Velox seria compartilhada ou haveria uma conexão LAN entre as máquinas?

- Se apenas uma das máquina estiver requisitando a conexão, ela seria feita com link total? (No caso 1mb).

- Se ambas a máquinas estiverem requisitando a banda total, como a divisão seria feita?

Compartilhar este post

Link para o post

1 a partir do momento que você disca uma vez ele estara ativo para outras conexões. Mas pode haver necessidade de discagem de ambos depende da configuração, mais 95% de depois de discado uma vez não necessite de uma 2º.

2 Sim seria uma lan.

3 Ficara com a conexão total de 1 mb.

4 O modem/roteador tentara dividir a conexão, dependendo do que e de onde você estiver baixando.

Compartilhar este post

Link para o post

Segundo comentários, o modem em bridge sempre é mais viavel e vantajoso pra melhor desempenho, deixando o router fazer a discagem de acesso ao provedor e também conectando nesse router os cabos rj45 para as máquinas.

Agora precisamos ter uma ideia do que o amigo Mozts dispõe, se tem só o modem adsl, qual modelo e, se tambem possue hub ou roteador ? E quanto a banda sabemos q as duas máquinas aproveitarão o valor total de megas contratado, ou seja estará disponível o total, desde que não faça um download em uma das máquinas na qual utilize o rate total para essa ação que varia no caso de 115 a 120 kbps, porque alguns sites mandam com força total seus downloads

Compartilhar este post

Link para o post
Sou leigo no assunto, vou assinar uma banda larga de 1Mbps (Velox) e quero dividir minha conexão com um vizinho mas gostaria de saber quais equipamentos adequados?

Duvidas:

A conexão fica dividida por igual?

O Meu PC tem que ficar ligado direto?

Enfim me ensine a fazer esse tipo de divisão de banda larga

Agradeço

Simples amigo basta voce ter um modem ROTEADOR + um HUB . conectar o modem em uma porta do hub , das portas do hub voce distribui os cabos de rede para os outros pc's

Pra você limita down , aí vocês tem que ter um servidor , tipo como uniix , la vocês pode liberar um tanto de banda lara cada porta .

mais voce também pode limitar mexendo nas configuraçoes do windows , tipo como agendador de pacote Qos , aí você tem que regular de pc por pc ,,

:D

Editado por Lucas puhl

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais