Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como testar uma fonte?


gcbzzzz

Posts recomendados

Vamos la, depois de ler bastante e experimentar, estou num beco sem saida.

historico:

micro parou de ligar. tirei a fonte, coloquei ela na tomada, verifiquei os 5V de stand by. tenho 4.5V (multimetro é mequetrefe, por isso nao sei...)

dai tentei dar um curto na fonte fio verde e preto, mas ventoinha nao ligou... pensei q o clips e eu usei podia ter algum tipo de tratamento anti-ferrugem q o tornasse isolante...

então tentei novamnte dessa vez usando o multimetro. Setei ele em 10DCV, e encostei o vermelho no cabo verde, e o preto em um cabo preto. Li 4.5V novamente. mas a fonte nao liga. (sem ventoinha)

então, alguem sabe se estou fazendo algo errado? Se a fonte tem conserto (apenas trocar fusivel talvez)?

é uma fonte empire silenciosa. tirando o fato de que ela morreu, eu gosto dela :) e ta novinha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dai tentei dar um curto na fonte fio verde e preto, mas ventoinha nao ligou... pensei q o clips e eu usei podia ter algum tipo de tratamento anti-ferrugem q o tornasse isolante...

então tentei novamnte dessa vez usando o multimetro. Setei ele em 10DCV, e encostei o vermelho no cabo verde, e o preto em um cabo preto. Li 4.5V novamente. mas a fonte nao liga. (sem ventoinha)

então, alguem sabe se estou fazendo algo errado? Se a fonte tem conserto (apenas trocar fusivel talvez)?

é uma fonte empire silenciosa. tirando o fato de que ela morreu, eu gosto dela :) e ta novinha.

Tente de novo o curto entre o pino do fio verde com um dos pretos usando o clip. O teste com as pontas vermelha e preta do multímetro na escala 10Vdc não funciona porque a impedância dessa escala é muito alta (funcionaria usando uma das escalas de corrente, mas se você. fizer algo errado pode queimar o multímetro).

É sempre possível consertar uma fonte, mas a mão de obra do técnico pode ser mais cara que a fonte. Se o fusível estivesse queimado você. não teria tensão na saída 5V stand-by.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tente de novo o curto entre o pino do fio verde com um dos pretos usando o clip. O teste com as pontas vermelha e preta do multímetro na escala 10Vdc não funciona porque a impedância dessa escala é muito alta (funcionaria usando uma das escalas de corrente, mas se você. fizer algo errado pode queimar o multímetro).

É sempre possível consertar uma fonte, mas a mão de obra do técnico pode ser mais cara que a fonte. Se o fusível estivesse queimado você. não teria tensão na saída 5V stand-by.

Tentei com outros clips e nada... ou tento com um cabo mais sensivel para ver se a resistencia do clips nao esta sendo muito alta?

realmente nao entendo como uma fonte nao tem um maldito fusivel e queima estão fácil. é a segunda em 12meses. e olha q tava ligadas em um nobreak apc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tente com um fio de menor resistência, um fio de cobre.

Que fonte é a que queimou?

A fonte não esta sobrecarregada? Algum motivo para queimar tão seguido deve existir.

Um nobreak não significa proteção absoluta, é sim uma proteção, mas esta longe do ideal, principalmente se for um nobreak desses simples (offline e com onda retangular). Seja proteção contra surtos, variação de tensão, interrupções na energia e vários outros problemas.

Abraço

Leonardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hum... nunca pensei sobre ela estar sobrecarregada. como faco para medir isso?

eu tento sempre comprar uma watagem baixa para nao gastar energia a toa... ja que a eficiencia de fonte é horrivel. (e sao caras :) prefiro pegar um W mais baixa e qualidade mais alta ou mais silenciosa.

era uma fonte 400W empire, com uma cpu dual core, duas HDs sata e um dvd rom. placa de video acho q é uma geforce 7300 PCIe

o nobreak é um APC 300kVA

a outra fonte que queimou era uma 350W q estava em um celeron... a 350 queimou em um dia de relampago (tava nesse mesmo no break que agora esta no outro micro). essa agora queimou presa no nobreak, com a maquina em idle. tava ligada ha 2 dias, com provavel 0% de uso de CPU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fonte é essa:

http://www.adrenaline.com.br/hardware/fonte_de_alimentacao/fonte_empire_400w/ ??

A nobreak é esse:

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=APCSURGE325 ?

300kVA é complicado, isso equivale a 300000va....

Deve ser 300va, mas que nobreak é esse? Nunca vi nobreak com potência tão baixa, o de menor potência que já vi é esse do link anterior.

Dê mais detalhes da sua configuração.

Depois comento mais detalhes, espero as respostas

Abraço

Leonardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O nobreak é bom, agora a fonte.... pelo que eu pesquisei não parece muito boa.

Na hora de comprar uma fonte, leve em consideração a eficiência dela, fontes comum possuem eficiência de 65% ou até menos. A sua, 70%. Hoje já temos fonte com eficiência de 85%. Quanto maior a eficiência melhor.

No calculo de consumo do pc não sei usa a potência máxima que a fonte pode fornecer e sim a potência que os componentes do pc realmente consomem.

Um pc cujos componentes consomem 250W, ficaria assim:

Com uma fonte de eficiência de 65%:

250W/0,65=385W

Com uma fonte de eficiência de 85%:

250W/0,8=312W

Essa é a potência exigida pela fonte da tomada. Não interessa se a fonte pode fornecer (potência máxima) 250W ou 500W, o consumo é calculado a partir do que os componentes consomem.

Outro detalhe importante, principalmente para quem liga o pc em nobreak, estabilizador, transformador, é o fator de potência da fonte.

Fontes "comuns" possuem um fator de potência baixo, em torno de 0,6.

Fontes com PFC Ativo possuem um fator de potência alto, normalmente 0,98.

A partir do fator de potência é que calculamos o consumo do pc em VA, isso determina a potência necessária para o transformador.

Tomamos como exemplo o pc anterior que, após descontar a eficiência da fonte, consome 312W:

Com fonte normal:

312W/0,6=520VA

Com fonte com PFC Ativo:

312W/0,98=315VA

Exige muito menos do transformador, logo o transformador aquece menos e acaba consumindo menos energia.

Resumindo, com uma fonte de alta eficiência e pfc ativo você consegue economizar bastante energia, que antes seria transformada em calor.

Acredito que para o seu pc uma fonte de 350W já é o suficiente, recomendo essa:

http://forum.clubedohardware.com.br/zalman-360b-aps/569016

não é das mais baratas mas é boa, tem as mais baratas, mas não saberei indicar.

Abraço

Leonardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...