Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook Trava ao Rodar Jogos


RonneyPS

Posts recomendados

Antes de mais nada, gostaria de agradecer a todos que estarão disponibilizando tempo ao tentar me ajudar.

Bem, a alguns dias venho sofrendo com problemas no meu notebook, ele possui a seguinte configuração:

NOTEBOOK

Notebook: Eclipse

Modelo: ------

Processador: Mobile DualCore Intel Core 2 Duo, 2000 MHz (12 x 167)

Chipset: Intel Crestline-PM PM965

Memória: 4 Gb // 2x SuperTalent SUPERTALENT022 GB DDR2-667 DDR2 SDRAM (5-5-5-15 @ 333 MHz) (4-4-4-12 @ 266 MHz) (3-3-3-9 @ 200 MHz)

Disco rígido: TOSHIBA MK2552GSX (250 GB, 5400 RPM, SATA-II)

GPU: NVIDIA 8600M GT 512MB

Tela: Chunghwa CLAA154WB05A [15.4" LCD]

DVD±RW: Optiarc DVD RW AD-7530B

Audio: Adaptador de som Realtek ALC268 @ Intel 82801HBM ICH8M - High Definition Audio Controller

Fax/modem: 56Kbps v.90/v.92 Motorola SM56 Data Fax Modem

Adaptador de Rede: 100/1000Mbps Broadcom NetLink Gigabit Ethernet

Rede sem fio: Gigabyte GN-WS50G (mini) PCI-E WLAN CardBluetooth v2.0 interno

Teclado: português ABNT2 - 87 teclas

Mouse touch pad: 2 botões com scroll

Leitor de impressões digitais

Bateria de Lítio-Íon: - 6 células 53280mAh 80Wh com duração de 4hr

3658QSanyo PA3465U

36 x 26 x 3.5 cm (Larg x Prof x Alt)

2,50 kg (com bateria de 6 células)

Câmera: de 2.0 Mpixels

PROBLEMAS

-Problemas começaram com o PES 2008.

-Ele está travando, apenas quando jogo.

-Aconteceu algumas vezes após o reinicio o travamento do note também.

-Logo após os travamentos é necessário esperar algum tempo para religar o note, caso não espere ele estarta mais não apresenta sinal de video (não consegui identificar se mesmo sem sinal de video ele boota o S.O.).

-Em alguns casos, a tela ficou parada, mas o audio continuou.

SISTEMA OPERACIONAL

-Windos Vista Ultimate 32Bits

JOGOS QUE RESULTOU NO PROBLEMA

-PES2008

-PES2009

-Dota

-Assassins Creed

-Devil 4

-Gears of War

TESTES REALIZADOS

-Formatação e instalação do XP - SP3 32Bits (TUDO OK)

-Teste de estabilidade do Sistem ... por 4 horas usando o EVEREST! (TUDO OK)

-Aquecimento EVEREST! (TUDO OK)

-Teste de disco - Leitura Linear - Leitura Randomica - Leitura do Baffer, realizado com BenchmarkTest (TUDO OK)

-Atualização do Driver de Video - nv4_disp 6.14.11.5610 - nVIDIA ForceWare 156.10 (CONTINUOU A TRAVAR)

- Desabilitei diversos programas de inicialização para descobrir se algum deles ocasionava o problea, e testei com jogos (CONTINUOU A TRAVAR)

CONSIDERAÇÕES

Apesar de todos os problemas acima, o note é muito bom.... infelizmente estou tendo esses problemas... quem pude me ajudar.... é só começar =) !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PLacas da NVidia série 8xxx estavam tendo muitos problemas de aquecimento em notebooks. Inclusive tendo recall.

Os testes que você fez acho que não testam a placa de vídeo, então pode ser aquecimento dela (quase 100%).

Você pode entrar em contato com o fabricante para ver se há algum recall para o seu modelo, ou comprar aquelas bandejas refrigerados e tentar de novo.

Mas provavelmente é temperatura da placa de vídeo, mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PLacas da NVidia série 8xxx estavam tendo muitos problemas de aquecimento em notebooks. Inclusive tendo recall.

Os testes que você fez acho que não testam a placa de vídeo, então pode ser aquecimento dela (quase 100%).

Você pode entrar em contato com o fabricante para ver se há algum recall para o seu modelo, ou comprar aquelas bandejas refrigerados e tentar de novo.

Mas provavelmente é temperatura da placa de vídeo, mesmo.

Seria possivel realizar algum teste, usando um software apropriado para verificar e monitorar a temperatura da placa? e se souver, qual seria a temperatura ideal para a placa citada?

...e obrigado pela força !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PLacas da NVidia série 8xxx estavam tendo muitos problemas de aquecimento em notebooks. Inclusive tendo recall.

Os testes que você fez acho que não testam a placa de vídeo, então pode ser aquecimento dela (quase 100%).

Você pode entrar em contato com o fabricante para ver se há algum recall para o seu modelo, ou comprar aquelas bandejas refrigerados e tentar de novo.

Mas provavelmente é temperatura da placa de vídeo, mesmo.

concordo 100%, pra mim é esse o problema...use programas pra verificar temperatura, se ficar em torno dos 80~90 dai é a placa de video, se n for o caso, é por causa do downclock automatico q a placa faz para economia de energia, mas no jogo isso n era pra acontecer......enfim...mostre os dados pedidos que agente pode te dar uma solução

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza o problema é no chip gráfico, e ao que tudo indica, é aquecimento mesmo. Tenta fazer o que o "Jotoco" disse, use uma bandeja refrigeradora, de preferência daquelas que têm cooler e depois diz aí.

Outra coisa, use o Vista (ou XP) 64 bits, pois o processador dele suporta, e vai ser bem melhor o desempenho da máquina, esteja certo disso.

Eu estava querendo comprar um desse, e o seu problema me deixou preocupado, acho que vou optar por outro modelo da Eclipse....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Use o programa GPU_Caps_viewer, ele testa a GPU e logo vai fazer ela ferver, se for aquecimento vai travar e você vai ver no everest qual temperatura...

Estou com problema semelhante, o pc dá uma tela azul depois de muito tempo jogando alguns jogos tipo Far Cry 2, Stalker e outros poucos, mas to chegando a conclusão que pode ser as memórias, pois deixei horas esse programa rodando, a temperatura do núcleo gpu chegou e não passou de 65ºC bem acima de quando jogo e não aconteceu nada...

Observação: esse programa detecta várias GPUs mas só trabalha uma !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, estive pesquisando aqui e o problema é realmente aquecimento da GPU. A GPU do seu note é uma das que a NVIDIA fabricou e comercializou com material ruim, neste ano, e dá problema de aquecimento, podendo até mesmo queimá-la. Esses chips defeituosos também equiparam notes da HP, Dell, alguns da Sony Vaio, etc....

Uma solução para esse problema foi uma atualização de BIOS disponibilizada pela NVIDIA, o que você pode (ou deve) fazer, senão poderá queimar sua GPU se continuar jogando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, estive pesquisando aqui e o problema é realmente aquecimento da GPU. A GPU do seu note é uma das que a NVIDIA fabricou e comercializou com material ruim, neste ano, e dá problema de aquecimento, podendo até mesmo queimá-la. Esses chips defeituosos também equiparam notes da HP, Dell, alguns da Sony Vaio, etc....

Uma solução para esse problema foi uma atualização de BIOS disponibilizada pela NVIDIA, o que você pode (ou deve) fazer, senão poderá queimar sua GPU se continuar jogando.

essa atualização so faz o cooler manter no maximo todo o tempo...n adianta muito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualize a BIOS, compre um cooler externo de plugar na grade lateral ou de bandeja (com 2 ou 3 coolers) para usar embaixo do note.

Mesmo o nosso note esquenta bastante, mesmo não tendo esse problema de aquecimento porém tem VGA dedicada, assim aconselho usar um cooler externo ao menos quando for jogar...

Abraços calientes pero no mucho,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Use o programa GPU_Caps_viewer, ele testa a GPU e logo vai fazer ela ferver, se for aquecimento vai travar e você vai ver no everest qual temperatura...

Estou com problema semelhante, o pc dá uma tela azul depois de muito tempo jogando alguns jogos tipo Far Cry 2, Stalker e outros poucos, mas to chegando a conclusão que pode ser as memórias, pois deixei horas esse programa rodando, a temperatura do núcleo gpu chegou e não passou de 65ºC bem acima de quando jogo e não aconteceu nada...

Observação: esse programa detecta várias GPUs mas só trabalha uma !!!

Muito obrigado a todos...

Bem realizei os testes...

RESULTADOS

Temperatura Normal da GPU : 61 °C

imagemvs0.th.jpgthpix.gif

No exato momento do travamento : 77 °C

EVEREST para medir a temperatura.

GPU_Caps_viewer teste da placa.

Confirmado problema com temperatura, enviei pra garantia. Fui muito bem atendido pelo pessoal da Hitech representante da Eclipse aqui no ES. Assim que recebelo de volta posto aqui o resultado....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara do céu, esse driver é mais velho que nós dois juntos! :D

Baixe no site www.laptopvideo2go.com o driver 177.83 para sua versão do Windows. Descompacte numa pasta. No mesmo local baixe o INF Modificado e salve por cima do INF na pasta descompactada.

Desinstale a versão véia, reinicie. Va na pasta descompactada, SETUP.EXE e coloque esta mais atual!

Reinicie e teste tudo de novo, depois informe se as temp melhoraram ou não!

Abraços atualizados,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara do céu, esse driver é mais velho que nós dois juntos! :D

Baixe no site www.laptopvideo2go.com o driver 177.83 para sua versão do Windows. Descompacte numa pasta. No mesmo local baixe o INF Modificado e salve por cima do INF na pasta descompactada.

Desinstale a versão véia, reinicie. Va na pasta descompactada, SETUP.EXE e coloque esta mais atual!

Reinicie e teste tudo de novo, depois informe se as temp melhoraram ou não!

Abraços atualizados,

Ixi ... ja mandei para garantia, como o pessoal é rápido devem esta me dando o laudo em 2 dias, postarei aqui o que eles disserem... e assim que chegar vou fazer o que você disse. Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não tenho mesmo notebook, porém tenho o mesmo chip de video e digo que 60 graus é normal, mas travar a 77 nem tanto, pois ja vi o meu a 79 , 81 e não travar porém começar a ficar lento =/ , realmente se funcionar ou melhorar após você receber da manutenção eu farei o mesmo com o meu xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não tenho mesmo notebook, porém tenho o mesmo chip de video e digo que 60 graus é normal, mas travar a 77 nem tanto, pois ja vi o meu a 79 , 81 e não travar porém começar a ficar lento =/ , realmente se funcionar ou melhorar após você receber da manutenção eu farei o mesmo com o meu xD

Então fica de olho no tópico que assim que receber a resposta eu posto aqui...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera...

O pessoal tem mania de querer atualizar a bios com qualquer probleminha. Nada a ver o que vocês tão falando. A minha fica em 81º~82º (é a mesma placa dele) jogando (60º~65º em idle) e não trava nem com Assassins, nem com Devil May Cry 4. A especificação da nVidia diz que esta é a temp normal de operação deste modelo. A temperatura máxima é de 120º (está beeeeeeeeem longe disso: ).

Eu uso o driver 180.43.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é "normal" não, essa série saiu com defeitos.

A Geforce go7400 do meu note tem a temperatura "normal" nessa mesma casa, devido ao espaço confinado e tal. Não estava satisfeito e mexi em algumas coisas conforme expliquei no meu tópico de "resolvendo o problema de calor". Com isso, a cpu e a gpu que estavam sempre na casa dos 75 - 78 graus agora não chegam perto disso nem em full load.

Jogando Test Drive Unlimited fiz um alt-tab e a cpu estava em 65 graus e a gpu em 58 graus, o laptop estava levemente morno no local aonde fica a gpu, ao contrário de antes que ficava muito quente...

Abraços cautelosos com esse calor exagerado dentro do note,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E outra coisa... a temperatura estar em 78º não significa que ela não estando proximo do limite seja bom. Tudo depende do gabinete (mesmo de notebook) que tenha boa refrigeração e seus componentes que tenham que suportar o mesmo calor gerado senao gera travamentos ao notebook.

Abraços,

Edson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é "normal" não, essa série saiu com defeitos.

A Geforce go7400 do meu note tem a temperatura "normal" nessa mesma casa, devido ao espaço confinado e tal. Não estava satisfeito e mexi em algumas coisas conforme expliquei no meu tópico de "resolvendo o problema de calor". Com isso, a cpu e a gpu que estavam sempre na casa dos 75 - 78 graus agora não chegam perto disso nem em full load.

Jogando Test Drive Unlimited fiz um alt-tab e a cpu estava em 65 graus e a gpu em 58 graus, o laptop estava levemente morno no local aonde fica a gpu, ao contrário de antes que ficava muito quente...

Abraços cautelosos com esse calor exagerado dentro do note,

Qual o link pro seu tópio amigão? Num encontrei nada na busca...

Sobre o problema da nVidia, lí, acho que foi aqui mesmo, que foi um lote específico que deu problema. Tem que ver se a dele é desse lote...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

provavelmente é o mesmo barebone dos amazom, powernote e ez-go, etc...

da um look no review deles e tal se tiveram estas zicas, pode ser driver, ou temperatura como falaram.

eu particularmente acho burrada comprar config mais parruda sem marca sobria que garanta engenharia porque sao maquinas que exigem mais, esquentam mais, consomem mais e tal, se o lance nao é muito bem feito é dor de cabeça na certa.

antigamente ate era super a favor destes barebones, ate o dia q tive 1 eheheh nao deu problema, mas nao foi a mesma coisa dos outros notes bons que tive, tipo eles deterioram rápido, fica muito velhos muito rápido, você nao troca o note porque quebrou, e sim porque da vergonha chegar numa reuniao e por ele em cima da mesa ehehehehhehe.

mas sei la, c ainda ta nos 7 dias, cara, troca por um de marca boa e devolve isso ai, provavelmente você deve ter apgo caro apesar de ser barebone, porque brasil a moçada aproveita q quem compra nao sabe o que é coisa de marca e sem marca e enfia a faca.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...