Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transformadores eletrônicos


Velho Hippie

Posts recomendados

Boa tarde fórum!

Gostaria de saber sobre as possíveis utilizações de transformadores eletrônicos disponíveis no comércio. (conforme foto)

Seria possível utilizar este transformador em uma fonte variável de 0 a 12V que possa suportar uma carga de 2 amperes com segurança?

Quais os prós e contras em utilizar este tipo ao invéz dos eletromagnéticos?

Agradeço a atenção!

Velho Hippie

post-345398-13884948921164_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado amigo Oceano, mas infelizmente meu italiano é péssimo e o site apresenta o transformador de forma comercial, já encontrei vários sites em inglês e português que trazem o mesmo conteúdo.

O que procuro é entender o funcionamento do circuito, para melhor compreender as diferenças para um eletromagnético.

E saber como posso utilizá-lo no projeto de uma fonte variavel como citado e também para futuras alimentações de pequenos projetos que estou montando, como iluminações com leds, controle de motores e afins....

Obrigado pela atenção!

Velho Hippie

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na realidade, o termo "transformador eletrônico" está errado. É a forma como as pessoas conhecem este dispositivo, até porque, no início, o que se utilizava para a alimentação de lâmpadas halógenas era um transformador comum mesmo. Quando surgiram estes equipamentos, de tamanho reduzido, ele ficou conhecido como transformador eletrônico...

Bom...

Vamos as explicações:

Pelo que entendi este transformador eletrônico é uma fonte chaveada? Esta correto?

Sim. Está correto.

As lâmpadas halógenas necessitam de 12V e, como são elementos resistivos, tanto faz que esta tensão seja AC ou DC.

Seria possível utilizar este transformador em uma fonte variável de 0 a 12V que possa suportar uma carga de 2 amperes com segurança?

Quais os prós e contras em utilizar este tipo ao invéz dos eletromagnéticos?

Note que estamos falando de coisas diferentes.

Um transformador funciona de uma forma, enquanto a fonte chaveada desses reatores é algo completamente diferente...

Quanto a utilização como fontes, confesso que não sei...

Nunca medi a saída dum reator desses pra saber se o que sai lá é AC ou DC... Acredito que seja AC, mas numa frequência muito alta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado CabTeixeira....

Já deu pra elucidar um pouco mais.

Então sabendo que se trata realmente de uma fonte chaveada e se tenho uma saida de 12V/4A, qual a melhor forma de utiliza-la nestes meus propositos?

Poderia regular a tensão de saida (mantendo a corrente) através de um controle PWM?

E no caso da frequencia de saida ser alta, onde e como isto interfere/difere?

Obrigado pela ajuda amigos!

Velho Hippie

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Veja ai: http://www.elpron.com.br/prod_ilum_03.html Veja que é possível a colocação de dimmer (ajuste de brilho da lâmpada), o que demonstra que deve variar a tensão...

http://www.elpron.com.br/prod_ilum_05.html Esse dai especifica a tensão e a frequência 55Khz

Veja mais dados inclusive uma curva de controle x tensão de saída: http://www.elpron.com.br/prod_ilum_01.pdf

Mais dados: http://www.elpron.com.br/prod_ilum.html#

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço muito amigos.

Parece que realmente há como utilizar, estou pesquisando e fazendo alguns testes com um que tenho aqui, porém de 220V.

A ideia é utilizar o mesmo como "trafo" e na saida dele retificar e filtrar, então medir a tensão de saida e aplicar ali um regulador variavel (estou pensando no LM350) para 3A.

Só estou confuso porque parece que ele só começa a funcionar a partir de uma carga de 0,5A, mas estou estudando uma alteração para esta correção.

Aguardo mais comentários e a ajuda dos amigos.

Velho Hippie

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu coloquei a mesma duvida já há algum tempo, mas ninguem ainda respondeu. Queria utilizar esse trafo eletrônico como é chamado, como fonte DC ajustável. Na saida dele, a tensão sai AC, de frequencia alta, mas pode-se colocar um filtro e resolver. Mas o q. acontece é q. quando coloca um filtro LC e diodo retificador, simplesmente entra em curto circuito e queima os TRs de oscilação. Então até agora não tenho uma solução de como usar essa fonte chaveada. abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo bcpetronzio, coloquei justamente os diodos de fonte PC, pois sei que se trata de altas frequencias, mas mesmo assim, eles representam curto-circuito para os TRs. Outro fato que notei, é que em vazio, ou seja, sem carga, o reator não funciona. Parece que o circuito trabalha em estado critico e não aceita alterações. abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

coloquei justamente os diodos de fonte PC, pois sei que se trata de altas frequencias, mas mesmo assim, eles representam curto-circuito para os TRs

Estranho...

Se colocou os diodos da maneira correta, em teoria, deveria funcionar...

em vazio, ou seja, sem carga, o reator não funciona.

Sim... Isto eu tinha observado uma vez.

Parece que o circuito trabalha em estado critico e não aceita alterações

Eu diria que a maioria deles é vagabundo mesmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos.

Apesar de eu ter desistido (por enquanto) de usar este tipo para minha fonte, continuei as pesquisas sobre o mesmo e encontrei um fórum em espanhol onde os participantes descrevem várias tentativas que fizeram e os seus resultados, inclusive sobre que retificadores e filtros usaram e como "enganaram" o circuito simulando uma carga na saida.

Compilei as dúvidas e respostas relevantes em um arquivo .doc, mas não consegui postar aqui no fórum.

Aos interessados posso enviar por mail para que tenhamos algumas opções à experimentar.

Abraços!

Velho Hippie

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...