Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
fabiogalera

Controle intensidade luminosa lâmpada incandescente

Recommended Posts

Pessoal, boa noite.

Estou fazendo meu projeto de monografia, onde irei fazer o controle de uma lâmpada incandescente (acender/apagar e alterar a intensidade luminosa da mesma) através de um celular.

Utilizarei a tecnologia bluetooth para comunicar com um servidor e a tecnologia ZigBEe para conectar com a placa onde terá a lâmpada incandescente.

Ok, a dúvida é a seguinte, já está funcionando a comunicação, recebo no microcontrolador PIC16F628 da Microchip os seguintes dados (0 para desligar, 10 para acender 10%, 20 para 20% .... e 100 para 100%). Além disso, o microcontrolador receberá um sensor de luminosidade e de presença, onde deverá fazer o acionamento de 100% caso esteja escuro e com alguém (mas isso será programado no microcontrolador).

Preciso saber, o melhor e mais barato jeito de alterar a intensidade luminosa da lâmpada por uma porta analógica. Me deram a dica de usar uma porta DIGITAL e tentar usar a tecnologia PWM. Outra dica foi usar um DIMMER com um motor que alterasse, porém, fica inviável econômicamente.

Gostaria de um help sobre isso, como eu poderia fazer e tal. Gostaria que me enviassem exemplos de circuitos e dicas para isso.

Obrigado desde já pela ajuda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

http://www.feiradeciencias.com.br/sala15/15_41.asp

O dimmer..

Use um motor de passo para girar o pot.

Tu pode por exemplo, quando quiser 10% da luminosidade usar pulsos associados a um driver com 74194, quanto ao motor tu consegue por um preço baixo em manutenção de PC's ou de impressoras.

Outra seria simular um potenciômetro com resistencias fixas..

Para isso existe varias maneiras..

Fiz isso uma vez com microreles de 5V, mas éram apenas 4 etapas e não tinha pensado em nada para substituir o pot.

Quanto a PWM não sei se teria amesma eficiência de um dimmer..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

você pode tb usar potenciômetros digitias no dimmer.

Tem vários fabricantes:

http://www.google.com/search?client=opera&rls=en&q=digital+potentiometer&sourceid=opera&ie=utf-8&oe=utf-8

Ou então, acredito eu, que deva ser possível fazer isso tb, com o uso de conversores DA.

[]'s

Editado por Maurício2006

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal, muito obrigado pelas dicas de todos.

Vou testar com os componentes e procurar circuitos com eles ...

obrigadooo xD

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×