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Por que a solda não pega?


Isac Luis

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Lixei a parte de ferro do plugue pra ver se segura a solda, deixei o ferro de solda um tempo lá no plug, comprei solda cara, mas ela não gruda o fio no plug. Qual o problema?

- Fiz um cabo aqui, e apesar da solda nâo ter grudado enrrolei com durex e fechei o plug, medi com o multimetro pra ver se estava em curto, estava beleza, liguei no som os 2 RCAs e o mini stereo no lineOUT da minha placa, fucionou beleza sem chiados nem ruídos. POsso deixar assim? Pode prejudicar?

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Pode ser que o fio esteja oxidado, ou que a solda não tenha aquela resina que auxilia na soldagem, ou ainda pode ser que o fio não esteja atingindo a temperatura adequada. Lembre-se: para que a soldagem fique bem feita, a solda deve derreter na peça que se está soldando e não na ponta do ferro de soldar.

Se o plug RCA for daqueles que tem uma "garrinha" que você aperta para fixar o fio, até que não precisa soldar, caso contrário é bom soldar mesmo, para não dar mau-contato depois.

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  • 2 anos depois...
  • 2 semanas depois...

AMIGO LIMPE O FERRO DE SOLDA , E COMPRE SOLDA FINA, ELAS TEM UM LIQUIDO DENTRO DELAS Q AJUDA NA LIMPESA DA SOLDA ASSIM AJUDA muito A SOLDAR, E EXISTEM PASTAS TB PARA SOLDA... JA FIZ CABOS RCA DA muita QUEIMAÇÃO DE DEDO HEHEHE TEM QUE LIXAR TODOS OS PONTOS DE SOLDA , PRINCIPALMENTE SE FOR RCA DOURADO..... ABRAÇOS

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amigo eu não sou o cara mas apropriado pra tirar sua duvida pois não saco muito de eletrônica(só como hobby)!!!!

eu manteho a ponta do ferro de solda no local ond quer q a solda fixe(no caso a fio) depois de um certo tempo você vai perceber a o local já estar aquecido ai va aplicando a solda!!!!!

falou Amigo, espero ter ajudado!!!!! :joia:

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  • 11 anos depois...

Eu sei que essa duvida foi postada em 2005, 11 anos atrás, mas nunca é tarde para elucidar e resolver problemas.

Todas as respostas foram dadas pensando que o OP (quem postou a duvida) não sabe soldar.  Respostas (válidas) no sentido de ensina-lo a soldar, como por exemplo, aquecer e limpar a ponta do ferro, usar solda com fluxo interno, usar fluxo de solda adicional, limpar o fio e o metal onde o fio será soldado, etc.  

 

Tudo isso é válido, mas creio que o problema do OP não é nada disso.   O problema é que ele está usando "Speaker Wire" vencido, é um fio que é vendido para fazer ligações de caixas de som ou alto-falantes ao amplificador.  Se ele usasse fio elétrico comum, fio de cobre, teria funcionado de primeira.  O "Speaker Wire" vencido, que agora é vendido na forma paralelo com capa transparente amarela clarinha e tem uma listinha vermelha de um lado, não aceita solda de forma nenhuma.  Esse fio "vencido" possui condutor elétrico com cobre em baixíssima quantidade.  Para baratear custo, principalmente porque ele vem da China, possui metais que oxidam muito rapidamente, metais leves e mais maleáveis que o cobre. Pode notar que esse tipo de fio é até mais maleável que os de cobre.  Você pode lixar, limpar, usar pasta de solda, fazer o que bem queira, esse tipo de condutor não é soldável, solda não "péga" nele.  Ele é feito para ser usado com compressor metálico, terminal estilo molinha, parafuso, etc, nunca solda.

 

Tome cuidado, existem "Speaker Wire" de cobre e o "vencido".  Para saber qual é qual, primeiro que o preço do cobre é mais caro, segundo, descasque uma pontinha dos fios e olhe.  Esse fio bom, existe com duas qualidades, a primeira é que ambos os condutores são de cobre brilhante, a segunda é que um condutor é cobre brilhante e o segundo é de cobre zincado (branco), ambos "pégam" solda.  Se os fios forem de uma cor mais escura e não brilhante, esquece, só mesmo para contato via mola ou parafuso, nada de solda.  Abaixo imagem do "Speaker Wire" de cobre o e "vencido" (vagabundo).

 

 

 

 

fio3.jpg

fio2.jpg

fio1.jpg

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@cesardelta1

Eu estou tentando entender qual a composição do metal desse tipo de fio, pois para não aceitar solda de qualquer maneira, deve ter muito baixa quantidade de cobre ou zinco (fio branco).  Creio que isso carrega refugo de metais, aluminio hyper reciclado e chumbo.  A aparência é tipica de fio oxidado.  Comprei ontem 100 pés (33m) de fio #18 desse cristal, pela flexibilidade é ótimo para fazer ponta de prova de multimetro, etc, mas soldar que é bom, de forma nenhuma, e olhe que eu tenho mais de 40 anos de experiência com eletrônica, mas esse fio me enganou direitinho.  Vou tentar devolver na dolar store onde eu comprei... apesar que duvido que a chinesa irá aceitar... rsrs

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Já ouvi muitas histórias dessa loja, umas boas outras nem tanto.

A propósito, como anda a qualidade dos produtos por aí?

Nos anos 90 ainda existia muito produto estadunidense para consumo interno, nos anos 2000 os chineses começaram a ganhar "terreno".

Eles ainda prezam por produtos nacionais por aí, ou os ching-ling tomaram conta?

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Claro que existe muito produto americano, a maioria "de qualidade" é assim.   Mas tem muita coisa xiling por aqui, e eu compro muita coisa xiling direto da AliExpress também, muita coisa vale a pena, pois é frete grátis e por aqui não se paga nada de alfandega.   Mas tem coisas que não vale a pena mesmo.  Plásticos, borrachas e lubrificantes chineses são horríveis, tem cheiro muito ruim e demonstra reaproveitamento ou muita química incorporada para torna-lo "comerciável".  Esse fio que comprei ontem o cheiro do plástico não é agradável, fede a quimicos.  Esses tempos comprei da China um suporte de panelas feito em silicone, para poder apoiar coisas quentes na mesa sem atacar a toalha, a coisa cheirava tão mal que foi direto para o lixo.  Eletrônicos ganham direto, pois o custo da coisa é menor que seria o custo do frete, então não se discute, mas...

 

Essa "Dolar Store" é uma de muitas por aqui, quase tudo lá dentro custa 1 ou 2 dolares e tem muita coisa, de vez em quando vou lá para comprar alguma porcaria. Ontem ví esse rolo de fio e "não me contive"... rsrs, gelada, esqueci de olhar a cor do condutor.

 

Se o Trump ganhar as eleições haverá um acordo USA e Russia para produção, eles tem uma mão de obra treinada fantástica, sem uso. Japão já deu certo na década de 50 e 60, China e Coréia do Sul foi a etapa 2, Seoul hoje é uma cidade fantástica, produção e qualidade a esbanjar. China está prestes a assumir autonomia de fabricação e qualidade (vai demorar um pouquinho no quesito "respeito ao meio ambiente"), chegou a hora da etapa 3, Russia.  E assim se prossegue com a ideia do capitalismo ao redor do mundo... 

 

adicionado 0 minutos depois

Tenho um vizinho aqui da rua, em Orlando, família é de Vila Velha/ES... familia "Holanda"...

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  • Membro VIP
2 minutos atrás, Wagner Lipnharski disse:

por aqui não se paga nada de alfandega.

que inveja. Cá já paguei mais de 100% de impostos!

 

Vontando ao tópico, pra soldar treco enferrujado já usei um trem destes com sucesso

080713-500x500.jpg

 

Ganhei 1 de amostra. E num é que o trem solda alumínio ao cobre mesmo!? Detalhe: tipo um ácido, corrói rapidin a ponta do soldador, fumaça fedorenta tóxica, use máscara ou exaustor.

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@Wagner Lipnharski Sou paulista do interior, Ribeirão Preto e não conheço muita coisa lá para os lados de interlagos.

@Isadora Ferraz Aprendi a soldar alumínio com um Rádio amador anos atrás, mas é um processo chato e tem ue ser muito rápido pois o alumínio oxida muito rápido.

Vou procurar pra comprar esse produto, parece ser bom.

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Tudo que oxida no momento da solda, ocorre por dois motivos, calor e oxigênio do ar.  A solda MIG/TIG usam gas argônio sendo liberado junto com a ponteira de solda, de forma que o argônio expulsa o oxigênio e a solda não oxida.  Eu também andei soldando cantoneiras de alumínio anos atrás, usei uma solda especial em varetas, que funciona na presença de oxigênio, pois ela própria libera um gas durante a soldagem.  Mas é muito chato de soldar, pois o alumínio tem que ficar muito quente, quase vermelho, e usando tocha de gas. Não é um processo simples, mas fica muito resistente.

 

Ao longo da minha vida (já sou velho) fui ficando muito chato com solda, acabei comprando diversos ferros de solda, diversos tipos de solda, até fiz um forninho caseiro para solda em pasta (para circuito impresso - componentes SMD). Na época até publiquei o resultado.

 

http://www.ustr.net/smt/oven.htm

http://www.ustr.net/smt/index.htm

 

O melhor macete para uma boa solda é a temperatura certa da ponta do ferro, e a ponta certa para a área de metal a soldar.  Eu uso só três tamanhos de ponteira, bem fina e média (Estação WES50 da Weller) e larga (ferro Hungar) para soldar conectores), a limpeza é sempre feita com palha de bronze (vinda do Brasil - usada para "ariar" panelas" -  porque aqui não tem) e esponja vegetal molhada com água e um pouquinho de bicarbonato de sódio para neutralizar qualquer agente ácido presente na ponta do ferro.  A limpeza da ponta deve ser feita a cada solda feita - ou seja - antes de fazer qualquer solda, limpe a ponteira... rsrs.   Se algum dia derreteu plástico ou cola quente com a ponta do ferro, jogue no lixo, pois jamais ele fará soldas corretas na vida, por mais que limpe - não precisa dizer que eu já passei por isso.  Jamais "lime" ou lixe a ponteira do ferro, a menos que ela seja feita de cobre exposto - não gosto dessas ponteiras, oxidam rápido e exigem muita limpeza.  Existe um tratamento químico para ponteiras de cobre exposto, que as protegem e evita oxidação, mas não vale a pena, requer manutenção constante.  A melhor soldagem que existe é aquela que o material a soldar é quem derrete o fio da solda, e não o ferro de solda - esse é só usado para aquecer o material a soldar.  Ainda tenho solda com chumbo por aqui, mas já não existe mais à venda - são as mais bonitas soldas, ficam brilhantes... 

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Sempre Bom para um novato como eu, quando aparecem essas grandes figuras da eletrônica por aqui. (sem puxar saco)

Juntando com mais uma meia dúzia que já são figurinhas carimbadas por aqui (num bom sentido e com todo o respeito) só temos a ganhar.

Alguns macetes assim que de vez em quando vocês mais experientes deixam "escapar" que são muito importantes para os iniciantes.

1 hora atrás, Wagner Lipnharski disse:

A melhor soldagem que existe é aquela que o material a soldar é quem derrete o fio da solda, e não o ferro de solda - esse é só usado para aquecer o material a soldar.

Mas o melhor de tudo foi a etiqueta "Forno 13" no MC (em português) hehehe

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  • Membro VIP

já derreti cola quente com ferro e não detonou ... muito. Tô usando até hoje.

Bacana o lance do bicarbonato. Em ... anos... de experiência é a 1ª vez que 'ouço' isso. Antes tarde do que nunca.

Se bem que o uso da palha de bronze isto se torna 1/2 que 'obsoleto'

10!

abç

 

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  • mês depois...
  • Coordenador

Verifique se o fio não esta oxidado, se sim, a solda não fixa e precisa de auxílio de um ácido para remover a oxidação...

Não lembro se é o ácido clorídrico ou ácido fosfórico!

Você encontra ele em lojas de componentes eletrônicos como "Solda Fácil" ou "Ácido para Solda" ou coisa parecida!...

 

001-500x500.jpg

 

001529_-_cido_fosf_rico_85_p.a_acs_iso_p

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  • Membro VIP

1ªmente a ponteira do soldador há de ter a temperatura apropriada obviamente. 2ªmente ferro e estanho devem se encontrar simultaneamente no objeto a ser soldado - eventualmente preaquecido - e não conduzir a solda prederretida na ponteira, e alguns etc...

 

Bem, sobre a química eu conheço por gota mágica ou pasta de solda

 

Solda-Bem_73254_image.jpg

 

pasta-de-solda-para-estanho-444226z0-000

 

Mas o 1º passo é tentar remover manualmente a oxidação

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resolvi um dos meus problemas:troquei de solda e meti um novo bico e voila!
em pincipio a nova solda"nevex"é excelente,falta me descobrir se o bico estava oxidado,tinha esperimentado detodas as formas e até enrolei solda no bico para ela derreter sobre o bico,talvez esse tivesse sido o meu erro! obrigado pessoal pela entreajuda.:Dtenho muito a descobrir por aqui

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