Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Isac Luis

Por que a solda não pega?

Recommended Posts

Em 06/11/2016 às 18:00, Isadora Ferraz disse:

Detalhe: tipo um ácido, corrói rapidin a ponta do soldador, fumaça fedorenta tóxica, use máscara ou exaustor.

Tá me cheirando que esse perigo não valerá a pena, se o trabalho não for MUITO importante.

Em 06/11/2016 às 18:10, cesardelta1 disse:

Aprendi a soldar alumínio com um Rádio amador anos atrás, mas é um processo chato e tem ue ser muito rápido pois o alumínio oxida muito rápido.

Falando de forma simplória, como é isso, mais ou menos?

Em 07/11/2016 às 08:20, Isadora Ferraz disse:

Se bem que o uso da palha de bronze isto se torna 1/2 que 'obsoleto'

Não conheço esse negócio. Tem foto?

Eu limpo a ponteira do ferro quente esfregando-a em esponja de aço que não se desmancha. Tenho gostado do resultado.

Em 16/12/2016 às 07:34, Isadora Ferraz disse:

Bem, sobre a química eu conheço por gota mágica ou pasta de solda

Já me disseram que há pasta condutiva e pasta não condutiva. Eu confio na fonte.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tão simploriamente assim, eu explico:

Muitos acham que o alumínio não oxida simplesmente por que ele não enferruja, o caso é que a ferrugem em materiais ferrosos são justamente uma oxidação superficial que sacrifica uma fina camada do material para salvar o resto.

Enferrujando a superfície não há como o oxigeno ultrapassar essa barreira e oxidar (enferrujar) o resto do material. É um mecanismo de defesa!

O alumínio que não é ferroso também oxida, e oxida muito rápido, quase que instantaneamente e é isso o que dificulta a soldagem com estanho.

Sabendo que é o oxigênio o agente oxidante, usa-se a parafina para cobrir a superfície limpa e impedir que o oxigênio entre em contato a superfície do alumínio enquanto se estanha a superfície.

Outro Segredo é usar muito calor, já que é sabido que o alumínio dissipa o calor muito rapidamente.

Aqui um vídeo do Luciano que ensina como fazer:

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
6 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Tem foto?

eu não mas o google tem

Mortimer_esponja_de_bronce_x2.jpg

Bacana @cesardelta1 ! E eu achava que o ácido tinha função de dar uma corroída básica na superfície do alumínio forçando uma conexão meia que molecular um pouco abaixo da superfície.

Legal este lance da parafina. Living & learning. Penso que pelo menos a fumaça faz menos mal e é menos fedida do que a da gota mágica.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Isadora Ferraz No intuito de adicionar mais conhecimentos aos iniciantes, tenho que ressaltar o cuidado a ser tomado na hora de se adquirir a tal pasta de soldar.

Quando eu comecei brincar com eletrônica, estraguei um ferro de soldar em 2 semanas por causa de uma pessoa que ensinou a "molhar" a ponta do ferro de soldar na pasta toda a vez antes de cada solda.

Ele estava errado e eu corroí a ponta do meu ferro de soldar em duas semanas.

Pesquisando sobre a tal pasta de soldar, descobri que existem dois tipos:

Um tipo é aquela pasta do meio da foto que você postou, (a única delas que conheço) ela é altamente corrosiva e é usada em encanamento de cobre para água quente e não deve ser usada em eletrônica, inclusive é condutiva conforme o @alexandre.mbm  comentou.

o segundo tipo é o apropriada para se usar em eletrônica e não corrói a ponta do ferro de soldar.

Resumo: perdi o ferro de solda, pois a ponta enferrujou de tal forma que não consegui retira-la para colocar uma nova.

Eu sinceramente não posso indicar nenhuma marca pois nunca precisei usar, na verdade nem sei diferenciar uma da outra, só sei o que pesquisei nessa época e desanimei de usa-la.

Uma fonte confiável é o esse doido aqui:

• Curtir 3

Compartilhar este post

Link para o post

Bacana de novo e 100% de sentido amigo @cesardelta1 . P.ex. no trampo está há muitos e muitos anos terminante proibido o uso de pasta de solda de qualquer tipo não por causa da ponta do ferro mas por qualidade do serviço.

Sem voltar à página anterior pra conferir, no caso do amigo que ressuscitou o tópico, penso que era apenas pra soldar um velho fio e não necessariamente pra entrar na linha de produção. Aí sim há de de avaliar a melhor opção química da coisa. Meu voto vai pra pasta de solda corrosiva mesmo. SF a ponteira.. tenho acesso à milhares kk

Ah sim me lembrei agora. Me lembro que eu usava breu pra "molhar" e limpar a ponteira do ferro e até mesmo pra soldar. Até que ficava bem bom

breu.jpg

De fato não sei:

-se faz sentido

-quando usei

-quem me ensinou isso

Só sei que usei e só sei que nada sei.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Uso Breu dissolvido em álcool, agora com o de combustível mesmo, já há vários anos.

Coloquei num ex-vidro de esmalte de unhas de minha patroa. Pincelo no local onde soldar. A solda fica bem "molhante" no cobre e nos terminais do componente. 

Desnecessário lembrar, que também raspo os terminais dos componentes, principalmente daqueles provenientes da China. Estes oxidam em bem menos tempo que o normal.

Claro que meus ferros de soldar são estanhados. Antes de soldar, retiro apenas a fina camada oxidada da ponta do ferro em um "Limpador" composto por várias camadas de pano de toalha velha em uma embalagem de "Pastilhas Valdas", além de funcionar, é bem refrescante... Hehehe :D.

MOR_AL

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
5 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

eu não mas o google tem

Eu havia procurado. Ligeiramente, é verdade.

Agora estou animado! É muito parecida com a que uso. Sendo que a minha não é amarela, é prateada.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais