Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida sobre fonte com lm317


-X2-

Posts recomendados

Achei dois curcuitos de fonte regulável utilizando o LM317 + transistores para aumentar a corrente de saída, mas achei dois diferentes: este http://www.feiradeciencias.com.br/sala15/image15/15_07b_01.gif e este http://www.electronics-lab.com/projects/power/009/index.html , queria saber se existe um que é "melhor", o com transistores NPN (1° circuito) ou com PNP (2° circuito), ou são a mesma coisa, só muda a maneira de montar por causa dos transistores serem diferentes.

Mais uma coisa... em uma fonte para 5A ao invés de utilizar 2x 2N3055 como no primeiro circuito, posso substituir por 2SC2625, pois já tenho eles nas mãos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nestes esquemas que postei o 2N3055 pode ser substituido pelo 2SC5198 ou pelo 2SC2625?

e o 2N2955 pose ser substituido por 2SA1941??~ não será permanete é que estou precisando que a fonte funcione, pois a encomenda que fiz dos 3055/2955 não vai chegar até segunda, vou utilizar a fonte só para 3A no momento

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Montei a fonte, aparentemente ela funciona bem,mas não sei o porque ela esquenta demais, veja, fixei os transistores em uma chapa de aluminio de 12 x 7 cm e 4mm de espessura, e quando puxo em 12V 800mA o dissipador fica quente a ponto de queimar o dedo se ficar uns 30 segundo Oo

O que será que esta acontecendo?

obs: o LM317 e a ponte fixei em outra chapa separada, eles esquentam bem pouquinho

obs 2: na saida coloquei um resistor pra fazer uma carga "fantasma" para melhorar o ajuste, mas é um resistor de 1K2, em 12V ele puxa só 10mA...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Montei o primeiro os do NPN, com os 2SC2625

A tensão tambem está muito louca, ajusto com o multimetro, com a carga de 10mA "fantasma", para 12V, dai quando coloco carga, cai pra 10,8V,dai reajusto para os 12V, ligo o amplificador e a tensão fica variando entre 12V ~11V conforma os graves...acho qui essa fonte não vai prestar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve, X2.

Meu pai montou uma fonte parecida com essa, só que ele ligou o 2N3055 diretamente na saída do LM317 (em um dissipador beeeeemm grande). Funciona bem, e fornece até 3A (máxima do trafo), e eu não me lembro de esquentar tanto quanto você falou.

Experimente mudar. Passe a base do 2N, direto na saída de regulação do LM.

Coletor na alimentação, emissor vira a saída da fonte.

Só não tem proteção contra curto. Vais ter que adaptar um circuito.

No manual do LM não tem uns circuitos prontos?

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Repare esse arranjo diferente que bolei para uma fonte de uma amigo meu que é radio amador.

Fonte13.jpg

Você tem uma série de vantagens operando desse modo dai.

A primeira, parece não ser grande mas na prática é enorme.. Você pode trabalhar com transistores NPN de alta potência, mais comuns de se achar que aqueles PNP, e você pode colocar os transistores diretos na carcaça, sem ter que isolá-los, sem dúvida nenhuma uma enorme vantagem.. Sem isolante, sem mica, direto pasta térmica e carcaça..

A fonte tem limitação de corrente e se você colocar o regulador no mesmo dissipador dos transistores, você terá proteção térmica para todo o conjunto. Tem uns doais anos que ela opera na pratica no dia-a-dia em uma fazenda de plantação de arroz, aonde a comunicação está toda em cima dela...

Robusta, simples, e prática... Só que foi pensada fora do quadrado. podem copiar a vontade..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testei os transistores hoje, mas estão funcionando, dai resolvi trocar o dissipador , ao invés da chapa, coloquei cada transistor em uma dissipador de 8 x 8 cm com 4 mm de espesura, mas dessa vez com aletas, dai fixei os dois na chapa de aluminio que já tinha, e adivinhem !!!

Puxando 2,2A @ 12V eles esquentaram menos, fica morno, é até gostoso ficar com a mão nele :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...