Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com configuração de CPU até R$ 2.500,00


Posts recomendados

Boa tarde galera! Este é o meu primeiro post aqui no forum do Clube do Hardware e já estou pedindo uma ajudinha dos colegas... :)

O negócio é o seguinte... Estou querendo montar uma máquina BOA, considerando todos os aspectos da CPU desde bom gabinete, fonte de alimentação até possível utilização de water cooler se for necessário, e é por ser uma máquina complexa de montar que estou pedindo a ajuda de vocês. Meu orçamento atual é de R$ 2.500,00 SOMENTE para a CPU. Monitor e periféricos eu me viro por aqui mesmo! :)

Para começar a finalidade da máquina, inicialmente, não é para jogo. Gostaria que sugerissem placas de vídeo boas para utilização com programas gráficos e multimídia e outra placa melhor que aguente rodar os jogos atuais (se eu decidir optar por jogar).

Inicialmente pensei na placa mãe Intel DG45ID que suporta core quad e tem já saída HDMI para conectar na minha televisão, pois eu utilizo MUITO meu computador para entretenimento com musicas, filmes e seriados. Pensei na Intel, pois tenho placa Intel que já queimou por conta do salitre e a garantia Intel cobre danos por salitre durante 3 anos. Se souberem de outra MB boa com os mesmos benefícios de garantia gostaria que me sugerissem!

Quanto ao processador pensei no Core2 Quad Q6600 de 2.4GHz e no Core2 Duo E6850 de 3.0GHz. Existe tanta diferença assim entre os duo e os quad? O que quero dizer é o seguinte... Hoje em dia os SOs estão preparados para gerenciar estes núcleos de forma eficiente a se perceber real diferença entre o desempenho destes processadores?

Com relação a memória pensei em colocar 4GB DDR2 800MHz, mas vi na máquina do meu amigo que o ruWindows só reconhece até 3GB apesar de na BIOS contarem os 4GB. O fato do SO só reconhecer os 3GB significa também que ele só gerencia estes 3? Ou seja, 1GB se perde aí e seria melhor eu colocar só 3GB na máquina?

Outra dúvida é com relação ao aquecimento da máquina. Inevitavelmente minha máquina ficará perto da parede, fazendo com que grande parte do ar quente jogado para fora pelo cooler entre na CPU novamente. Existe problemas de super aquecimento com estes processadores Core2Duo e Core2Quad? Se sim, seria interessante instalar um water cooler?

Quanto ao HD, tenho DIVERSOS filmes e séries que prefiro manter no HD do que passar para DVD. Eu tenho essa paranóia... Não confio muito em DVD não e por isso estava pensando em colocar um HD de 120 ou 160 para o SO e um de 500 ou 1T para meus tão preciosos dados. Alguma sugestão de marca?

Por fim gostaria de saber se vocês têm alguma sugestão de fonte para aguentar isso tudo e de um BOM gabinete, de preferência com algum tipo de tratamento anti corrosão, pois aqui perto da praia é FOGO!!!

Bem pessoal, acho que para o primeiro post eu já estou sendo bastante exigente né?! Heheheh! Mas conto com a ajuda de vocês para fazer uma boa compra!!! Depois da opinião de vocês eu ainda vou correr as casas todas para achar as peças e barganhar o preço! Caminho longo até esse pc sair, mas quando sair quero que seja BALA! :)

Ah! Só a título de curiosidade... Estou pensando num monitor, que não faz parte dos 2.500,00 do orçamento da CPU, Samsung 22"Wide modelo 2232BW Plus ou LG de 22" Wide modelo W2284F, ambos com tempo de resposta de 2ms. Se tiverem outra sugestão, gostaria de saber.

Obrigado por tudo galera! Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A mobo Intel DG45ID é boa sim. Eu iria com ela

Qto ao processador eu tenho o Q6600 e pra mim q trabalho com 3ds max(renderização) autocad, é perfeito. Pra codificação de videos video rip ele também é muito bom. Alguns programas não utilizam o beneficio do multithread, mas a maioria ja usa, e a diferença de performance entre os quad e os duo tende a ser maior. Tanto o Win XP qto o vista gerenciam muito bem os 4 núcleos do Quad. Eu uso e recomendo. Qto a superaquecimento não precisa se preocupar. A não ser que você queira fazer um overclock de 3.0 GHz pra cima n vai precisar de watercooler.

Qto a mem. RAM o wixp so reconhece 3.2GB e o resto fica perdido mesmo. Mas felizmente temos a versão 64 bits do XP q reconhece acima de 4 GB. Ou então como alternativa tem o vista q reconhece também. A melhor placa pra games atual é a 8800 GTX, mas tem a geração 9XXX que é mais barata e com um pouco menos de performançe.

Qto aos HDs eu recomendaria Samsumg porque eu sempre usei sem problemas.

A Fonte tem q ser de 650Wpra ficar folgado. Tem esses modelos:

Corsair TX Series CMPSU-650TX TX650W 650W Real FEX-65T28 EPS V.2.91

O gabinete eu n tenho preferência de marca, mas cm você vai por do lado da parede e vai ter 2 HDs ele vai gerar um calor considerável. Procura 1 com buracos para instalar fans de 120 mm q acho q resolve .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu orçamento atual é de R$ 2.500,00 SOMENTE para a CPU.

2500 só pra CPU, acho que dá pra levar um QX9650 ou talvez até o QX9750 se conseguir por meios não tradicionais. Agora se for o computador completo, é outra história.

Para começar a finalidade da máquina, inicialmente, não é para jogo.

Então o post está no lugar errado :)

Gostaria que sugerissem placas de vídeo boas para utilização com programas gráficos e multimídia e outra placa melhor que aguente rodar os jogos atuais (se eu decidir optar por jogar).

A ATI Rad3on HD 4850 dá conta das 2 tarefas.

Hoje em dia os SOs estão preparados para gerenciar estes núcleos de forma eficiente...

Sim, estão. Mas isso não depende apenas do SO, como também de cada programa individualmente. A maioria dos programas de edição gráfica se beneficia muito com os multi cores. Então o Q6600 é recomendado nesse caso.

mas vi na máquina do meu amigo que o ruWindows só reconhece até 3GB...

Na verdade qualquer SO de 32 bits só reconhece 4GB de RAM. O ruWindows ao detectar seu 4GB, rouba 1GB pra si e deixa os outros 3 pros seus programas. Ou seja, ele gerencia os 4, mas só te deixa livre 3. Se for usar 4GB ou mais de RAM, use o ruWindows 64bits, XP ou Vista.

Existe problemas de super aquecimento com estes processadores Core2Duo e Core2Quad?

Não, desde que você instale o cool3r adequadamente. Já vi muita gente reclamando da dificuldade de encaixar o cooler box do Q6600. Não existe necessidade nenhuma de um water cooler pro seu PC, a não ser que você queria silêncio absoluto. Mas saiba que isso vai custar caro. Eu particularmente nunca vi nenhum estudo sério que mostrasse que se seu PC ficar rodando a X graus acima do recomendado, a vida útil cairá Y horas. As pessoas gastam absurdos em suas máquinas para atingir as menores temperaturas possíveis, porém elas não tem a mínima ideia do quão benéfico isso será para suas máquinas, nem se o investimento valerá a pena. A única certeza é, você venderá ou jogará seu PC no lixo antes que qualquer efeito de redução de vida útil possa ser percebido devido ao funcionamento contínuo numa temperatura acima da recomendada, obviamente não ultrapassando o limite de segurança.

Eu tenho essa paranóia... Não confio muito em DVD...

Olha, eu tenho CDs que duraram mais tempo que HDs, mas... isso é coisa pessoal :D enfim... a capacidade do HD é sua preferência, vá de Seagate ou Samsung. Mas a garantia da Seagate é melhor na minha opinião.

gostaria de saber se vocês têm alguma sugestão de fonte para aguentar isso tudo e de um BOM gabinete...

Não é muita coisa que você vai ligar na fonte, 450W seguram. Recomendo a Corsair 450W ou a OCZ 500W. Quanto a gabinet3s, nunca ouvi falar de tratamento anti-corrosão.. Provavelmente um de alumínio durará mais que um de aço, mas eles são bem mais caros. Veja este exemplo: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1279. Eu particularmente acho mais vantajoso comprar um normal, e quando corroer comprar outro. Com o dinheiro que você compraria um desses, compra uns 5 de aço :D

Samsung 22"Wide modelo 2232BW Plus ou LG de 22" Wide modelo W2284F...

Eu tenho o Samsung, as cores são muito vivas, o brilho no máximo chega a iluminar meu quarto todo, mas tem um angulo de visao bem limitado, principalmente na vertical. Se eu deitar, vejo quase tudo preto. Mas achei um ótimo custo/benefício.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desde já gostaria de agradecer a atenção e a prestatividade de vocês! Realmente vocês estão me ajudando BASTANTE e já estou começando a sucumbir à imensa vontade de configurar o pc pra games também... Vocês deram ótimas opções de hardware, pelo que pude ver pesquisando sobre as peças! Valeu também por tirarem as dúvidas referente ao aquecimento e ao SO.

Se alguém tiver algo mais a acrescentar, por favor, gostaria muito do máximo de sugestões possíveis!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse pc aí de cima tambem roda games tranquilamente. O único jogo que a config de cima não roda no máx é Crysys, e por muito mais culpa da pl. de video que da CPU. Vai passar dos 2,5k, mas se quiser melhorar a config, troque a 4850 pela 4870, assim você poderá rodar melhor esse fantástico jogo de 5 hrs de gameplay. :)

Depois você vai desinstalar e nunca mais jogar, mas ei, voce ja fica com um pc melhorzinho pros jogos futuros :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...