Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
User Z

[Resolvido] Sobre transformadores...

Recommended Posts

Pessoal, tive uma dúvida sobre a resistencia dos transformadores.

Eu medi a resistência de alguns transformadores e indutores desses pequenos (de pequenos circuitos: fontes, amplificadores e etc.). E a resistência, da maioria deles não passou de 3 ohms.

Aí fiquei com medo de ligar na tomada (aqui 220V), porque se for assim, a corrente que passaria, seria uns 73 Amperes, e cairia a chave de luz na hora.

A questão é a seguinte: se eu ligar um trasnformador com uma resistencia tão baixa dessa na tomada vai passar toda essa corrente?

Ou a corrente alternada gerará um campo que limitará a corrente a alguns miliamperes?

Obrigado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando você mede um transformador o está fazendo com uso de CC (corrente contínua). A resistência a passagem da corrente contínua em um transformador é bem baixa. Para avaliar a corrente através da lei de ohm em um transformador, aplicando CA (corrente alternada) há que se saber a sua Impedância, que é um composto da resistência com a reatância do mesmo. A resistência continuará sendo bastante baixa, mas a reatância indutiva do mesmo será alta, de modo que a Impedância também será alta. Consequentemente a corrente que irá passar será baixa.

Você pode até, para simplificar, entender a reatância indutiva como sendo a "resistência" a passagem de uma corrente alternada em um indutor. A reatância indutiva XL, é dada pela formula XL = 2 x pi x L x f . Veja pela fórmula que tanto mais alta a frequência e tanto mais alta a indutância, maior será a reatância indutiva...

Abraço...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uhuu!

Era isso aí mesmo!

Valeu! e, o que seria o L dessa formula? (XL = 2 x pi x L x f)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×