Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sobre transformadores...


User Z

Posts recomendados

Pessoal, tive uma dúvida sobre a resistencia dos transformadores.

Eu medi a resistência de alguns transformadores e indutores desses pequenos (de pequenos circuitos: fontes, amplificadores e etc.). E a resistência, da maioria deles não passou de 3 ohms.

Aí fiquei com medo de ligar na tomada (aqui 220V), porque se for assim, a corrente que passaria, seria uns 73 Amperes, e cairia a chave de luz na hora.

A questão é a seguinte: se eu ligar um trasnformador com uma resistencia tão baixa dessa na tomada vai passar toda essa corrente?

Ou a corrente alternada gerará um campo que limitará a corrente a alguns miliamperes?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Quando você mede um transformador o está fazendo com uso de CC (corrente contínua). A resistência a passagem da corrente contínua em um transformador é bem baixa. Para avaliar a corrente através da lei de ohm em um transformador, aplicando CA (corrente alternada) há que se saber a sua Impedância, que é um composto da resistência com a reatância do mesmo. A resistência continuará sendo bastante baixa, mas a reatância indutiva do mesmo será alta, de modo que a Impedância também será alta. Consequentemente a corrente que irá passar será baixa.

Você pode até, para simplificar, entender a reatância indutiva como sendo a "resistência" a passagem de uma corrente alternada em um indutor. A reatância indutiva XL, é dada pela formula XL = 2 x pi x L x f . Veja pela fórmula que tanto mais alta a frequência e tanto mais alta a indutância, maior será a reatância indutiva...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...