Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quais as diferenças entre os padrões de GDDR ?


oldakoski

Posts recomendados

Qual a diferença entre gdd2, gddr3 e gddr5(hd4870)?

Acredito que sejam as voltagens, porém é só essa a diferença?

Outra coisa, neste link https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1047 cita que apenas as placas GeForce FX 5700 Ultra e GeForce FX 5800 Ultra usaram gddr2, desde então as demais usam gddr3 ?

Ta ai, o CH poderia criar um artigo com esse assunto...

valeu

Abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, achei uma apostila aqui em casa do meu curso, e tem umas informações que pode até ajudar, mas ao mesmo tempo deixar um pouco confuso =D

Anyway, aí vai um resumão do que tem lá:

GDDR1: Ela tem tensão de 2.5V. Trabalha com clocks de 183 a 500mhz, taxa de transferência de até 16GB/s, com interface de memória de até 128bits.

GDDR2: Tensão de 2.5V/1.8V. Clock de 400mhz até 500mhz, taxa de transferência de até 32GB/s, e inteface de até 256bits*. (pouco usada)

GDDR3: Tem uma tensão de 1.8V, clock de 500 a 800mhz, taxa de transferência de 52GB/s e barramento de até 256bits*. Esse é o tipo de memória mais utilizado nas VGA's atuais, combinando um alto desempenho com baixa tensão.

GDDR4: Trabalham em até 1.45GHZ e taxa de transferência de até 93GB/S, e interface de 256bits*. A Samsung foi uma das pioneiras nesse tipo de memória, ela falou algo ou chegou até a produzi-la por volta de 2006, não lembro direito, e nem posso confirmar nada.

GDDR5: Esse tipo de interface consome menos energia e é significativamente mais rápida que as demais interfaces. Irá consumir 1.5V.

*Esse "barramento" é um tanto quanto desconfiável, pois a fonte dos dados é meia antiga, na apostila nem cita GDDR5. Então, os valores podem mudar, a GDDR3 pode ter mais de 256bits, é só um exemplo (não sei se é real).

A sigla GDDR: Láá nos "primórdios" (nem tanto) das VGA's, podemos dizer assim, a memória RAM também era usada em placas de vídeo. Atualmente, o mercado se viu em conta de precisar de um alto desempenho, e memórias mais rápidas daquelas usadas convencionalmente no PC. Por isso, foi usada as memórias DDR2 e DDR3. Só que, as memórias DDR2 e DDR3 usadas em VGA's, são diferentes das usadas tradicionalmente em seu PC. Uma das diferenças é a tensão de alimentação. Por esse motivo, são chamadas de "G"DDR, ou seja, esse "G" vem de "Graphic".

Um dos "motivos" pela qual as GDDR2 podem não terem sido utilizadas em larga escala, é que elas, por terem tensão de 2.5V e rodar a clocks mais elevados que as DDRs, acabavam gerando mais calor, que, por sua vez, ficava meio que "inviável" o uso para o consumidor final. Logo, os fabricantes tendo em vista esse "problema", rapidamente lançaram as GDDR3.

As memórias GDDR2 e GDDR3 usam o encapsulamento BGA (Ball Grid Array), que é o mesmo usado pelas memórias DDR2 atuais.

-----

Bom, se houver algum erro tanto nas informações quanto na gramática, algum Moderador pode editar a mensagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então amigo, você não leu com muita atenção então. Tem uma parte do texto que explica o motivo de a interface GDDR2 não ter sido amplamente utilizada.

Um dos "motivos" pela qual as GDDR2 podem não terem sido utilizadas em larga escala, é que elas, por terem tensão de 2.5V e rodar a clocks mais elevados que as DDRs, acabavam gerando mais calor, que, por sua vez, ficava meio que "inviável" o uso para o consumidor final. Logo, os fabricantes tendo em vista esse "problema", rapidamente lançaram as GDDR3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Bom, achei uma apostila aqui em casa do meu curso, e tem umas informações que pode até ajudar, mas ao mesmo tempo deixar um pouco confuso =D

Anyway, aí vai um resumão do que tem lá:

GDDR1: Ela tem tensão de 2.5V. Trabalha com clocks de 183 a 500mhz, taxa de transferência de até 16GB/s, com interface de memória de até 128bits.

GDDR2: Tensão de 2.5V/1.8V. Clock de 400mhz até 500mhz, taxa de transferência de até 32GB/s, e inteface de até 256bits*. (pouco usada)

GDDR3: Tem uma tensão de 1.8V, clock de 500 a 800mhz, taxa de transferência de 52GB/s e barramento de até 256bits*. Esse é o tipo de memória mais utilizado nas VGA's atuais, combinando um alto desempenho com baixa tensão.

GDDR4: Trabalham em até 1.45GHZ e taxa de transferência de até 93GB/S, e interface de 256bits*. A Samsung foi uma das pioneiras nesse tipo de memória, ela falou algo ou chegou até a produzi-la por volta de 2006, não lembro direito, e nem posso confirmar nada.

GDDR5: Esse tipo de interface consome menos energia e é significativamente mais rápida que as demais interfaces. Irá consumir 1.5V.

*Esse "barramento" é um tanto quanto desconfiável, pois a fonte dos dados é meia antiga, na apostila nem cita GDDR5. Então, os valores podem mudar, a GDDR3 pode ter mais de 256bits, é só um exemplo (não sei se é real).

A sigla GDDR: Láá nos "primórdios" (nem tanto) das VGA's, podemos dizer assim, a memória RAM também era usada em placas de vídeo. Atualmente, o mercado se viu em conta de precisar de um alto desempenho, e memórias mais rápidas daquelas usadas convencionalmente no PC. Por isso, foi usada as memórias DDR2 e DDR3. Só que, as memórias DDR2 e DDR3 usadas em VGA's, são diferentes das usadas tradicionalmente em seu PC. Uma das diferenças é a tensão de alimentação. Por esse motivo, são chamadas de "G"DDR, ou seja, esse "G" vem de "Graphic".

Um dos "motivos" pela qual as GDDR2 podem não terem sido utilizadas em larga escala, é que elas, por terem tensão de 2.5V e rodar a clocks mais elevados que as DDRs, acabavam gerando mais calor, que, por sua vez, ficava meio que "inviável" o uso para o consumidor final. Logo, os fabricantes tendo em vista esse "problema", rapidamente lançaram as GDDR3.

As memórias GDDR2 e GDDR3 usam o encapsulamento BGA (Ball Grid Array), que é o mesmo usado pelas memórias DDR2 atuais.

-----

Bom, se houver algum erro tanto nas informações quanto na gramática, algum Moderador pode editar a mensagem.

Estuprou ein ? :lol:

Só um detalhe: a interface é de cada chip, as GDDR3 e GDDR4 por exemplo equiparam placas com mais que 256 bits, pois foram usados vários chips.

A tendência é que, quanto mais recente é o padrão mais barato ele seja de fabricar, já que a litografia é menor, mas isso epende da escala produtiva, e nesse ponto as GDDR3 dominam o mercado, por enquanto, tem gente usando DDR3, e as GDDR5 parecem ser muito vantajosas.

Sobre a sugestão de artigo, passo isso pro Gabriel depois ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só um detalhe: a interface é de cada chip, as GDDR3 e GDDR4 por exemplo equiparam placas com mais que 256 bits, pois foram usados vários chips.

Então, eu pus um Asterisco no final da explicação sobre a interface do chip, e no fim do tópico explicando o motivo do mesmo, que é isso que você acabou de falar.

A tendência é que, quanto mais recente é o padrão mais barato ele seja de fabricar, já que a litografia é menor, mas isso epende da escala produtiva, e nesse ponto as GDDR3 dominam o mercado, por enquanto, tem gente usando DDR3, e as GDDR5 parecem ser muito vantajosas.

Olha, na "teoria" seria... Mas, conforme a tecnologia "sobe", o preço sobe também, devido a pouca procura e, segundo as empresas, o "alto custo de produção" das mesmas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Então, eu pus um Asterisco no final de explicação sobre a interface do chip, e no fim do tópico explicando o motivo do mesmo, que é isso que você acabou de falar.

Sim sim ^_^

Você sabe o padrão de bits de cada tipo d tecnologia ?

Exemplo: DDR3 ser 32 bits por chip ?

Eu não sei se tem relação e nem como se define isso..

Olha, na "teoria" seria... Mas, conforme a tecnologia "sobe", o preço sobe também, devido a pouca procura e, segundo as empresas, o "alto custo de produção" das mesmas.

Maomenos né, eu paguei R$ 172 em cada pente de 512 MB das minhas DDR, 3 anos atrás, hoje esse é o preço de um pente de 2 GB :D

As memórias GDDR4 só não foram pra frente porque a escala produtiva foi pequena (coff, a nVidia "sabotou" coff), ms as GDDR5 prometem, quem sabe se começarem a adotar esse padrão ele não derrube a GDDR3 no custo/benefício, já que consegue-se a mesma largura de banda com metade dos chips (placas mais simples..) ou então com consumo elétrico menor (GTX 280 usa uma porrada de chips, se cada um consumir 1 watt a menos isso dá uma bela queda no consumo.)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não posso me aprofundar tanto assim no que diz respeito sobre as VGA's, eu ainda estou lendo artigos sobre ela e me aprofundando mais. Sobre a taxa de bits, não faço ideia :confused:

Sobre a GDDR4, ela teria alta velocidade com uma tensão "alta" comparada a velocidade da memória, talvez poderia acontecer o mesmo que as GDDR2 (?)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não...acredito eu que não..

Já que as Gddr2 são levemente inspiradas em ddr2 comuns(não tem nada a ver, mas a ídeia de feição é similar)..

Além disso, cada um tem um limite de clocks, temperatura, largura de banda, transmissão de dados e etc..

Nisso tudo , as GDDR 5 saem ganhando em quase tudo..

Pode-se dizer até, que é uma tecnologia avançada Anos-luz do nosso tempo!

=d!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Não posso me aprofundar tanto assim no que diz respeito sobre as VGA's, eu ainda estou lendo artigos sobre ela e me aprofundando mais. Sobre a taxa de bits, não faço ideia :confused:

Sobre a GDDR4, ela teria alta velocidade com uma tensão "alta" comparada a velocidade da memória, talvez poderia acontecer o mesmo que as GDDR2 (?)

Sem problemas ^_^

Os bits eu acho que já vi notícias sobre uns de 64 bits, mas não faço ideia até onde isso é viável..

A GDDR4 tinha tudo pra dar certo, era uma sequencia da GDDR3, clocks maiores, litografia menor e se bem me lembro, tensão mais baixa, mas como só a ATI adotou alguns fabricantes preferiram pular para a GDDR5 de uma vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...