Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
edu.

Circuitos Osciladores

Recommended Posts

Olá, eu preciso de circuitos que me gerem "clocks". Não sei se é esse mesmo. Mas preciso de algo que me gere pulsos. Para uma onda quadrada eu uso o CI555. Mas para senóides e dentes de serra eu não sonheso. No circuito eu devo controlar a frequencioa e os picos vão de acordo com a alimentação (no 555 a tensão não é muito alta, nos que estou pedindo também não precisa ser).

-----------------------------------------------------------------------

Gerar Clock com sinal retângular

Tempo H independente de tempo L.

multivibardos555oj8.jpg

Fonte: http://ivairijs.vilabol.uol.com.br/CI-555.html#Ivair

Editado por soschip
Titulo

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

edu.

Procura por um aparelho chamado Gerador de Funções nesses sites que vendem instrumentos.

Já comprei desses caras aqui, e eles são bastante confiáveis:

http://www.prismaequipamentos.com/index.php?&vmcchk=1&option=com_virtuemart&Itemid=2

Tem coisas que não compensam serem feitas "em casa", e gerar onda senoidal, a partir de DC, ou de digital, é um dos maiores terrores da eletrônica.

Se quiser se arriscar, procura por circuitos de gerador de funções (function generator, em inglês) na net.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo visto o meu objetivo não ficou muito claro. Eu desejo a partir de CC (com um circuito feito por min) conseguir Senoidal. E outro (diferente nd a v com o anterior) a partir de CC conseguir Dente de serra. Retângular(digital) eu ja tenho, como mostrei. Não é para fins precisos. Apenas quero estes circuitos. As tensões de pico depende do CI ou dos componentes. No que eu postei a DDP entre + e - deve estar entre 5 e 15V. A frequencia eu devo poder controlar atraves de potenciometros (de preferência, resistores, capacitores etc..). Espero que fique mais claro.

EDIT: É um circuito para cada sinal e tem que ter fórmula para calcular a frequência!

Valeu!

Editado por edu.

Compartilhar este post

Link para o post

Ai está o problema, os dois circuitos com os CIs que o soship sujerio são gerades de sinais. Eu queso apenas um circuito diferente para cada sinal, o mais simples o possivel que eu possa controlar a frequencia. Eu não quero um circuito para tudo. E como disse eu ja tenho um bom pra onda quadrada com o 555.

Valeu.

Compartilhar este post

Link para o post

O tio google tá cheio de circuitos osciladores senoidais, triangulares, dente-de-serra, etc.

Já fez uma pesquisa?

Compartilhar este post

Link para o post

Não, eu nao fiz a pesquisa até mesmo por não saber exatamente o nome. Vou procurar agora. Oscilador senoidal e etc. Quando achar algo bom eu posto ! (essa do tio google eu conheso como primo google!) ;]

Valeu, quem tiver mesmo assim poste ai!!

Compartilhar este post

Link para o post

OK, era isso mesmo que eu queria. Gostei bastante da Ponte Wien. A amplitude depende da alimentação certo? E a frequencia como eu calculo? Qual deve ser o valor dos componentes? Se eu alimentar com¨fonte simples de 6V ele faz uma senóide de 0 a 6V?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais