Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Meu HD é bipartido


renaq

Posts recomendados

Pessoal, meu PC já é bem velhinho, na primeira vez que mandei formatar, o cara perguntou se eu queria bipartir o HD, eu, muito ignorante, falei que SIM, sem ao menos saber, quando o PC voltou, o HD tinha 2 unidades, C e D, hoje, por problemas de espaço, queria que voltasse a ser só a unidade C, sem ser bipartido, se alguém puder me ajudar, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não se trata de ter escolhido a opção errada por ignorância ou falta de conhecimento...o HD continua com o mesmo tamanho, apenas dividido em duas partições.

Só que voce tem que se organizar e ver qual a melhor maneira de distribuir os dados entre as duas partições.

É a mesma coisa que voce ter 2 armários ou um só, se vai encher um só armário por comodidade e deixar o outro vazio melhor ter só um armário com o tamanhos dos dois menores.

A mesma coisa acontece com os HD's. Os técnicos criam várias partições, porque aí voce deixa na partição C apenas o sistema operacional e demais programas, enquanto nas outras voce deixa dados importantes como fotos, musicas, clips, textos, planilhas, etc...

Se voce faz uma só partição no HD,e dá um pau por causa de um virus, por ex., vai ter que formatar a partição C e vai perder todas suas fotos, musicas, a menos que consiga colocar esse HD como secundario em outro micro para passar os dados.

Porém se voce tem o HD com mais partições, e dá um pau no sistema operacional, voce formata só a partição C, reinstala o windows e os dados voce tem preservados nas outras partições.

Então, qual o melhor? agora se as duas partições estão cheias, aí não faz diferença se é uma só partição ou 50, negócio é comprar um HD maior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com os amigos falaram, o particionamento de uma HD é muito útil, se feito de forma correta. Como o amigo RICKG falou, você ter os seus dados pessoais separados do sistema operacional é ótimo se você tiver algum problema no seu sistema operacional e precisar formatar sem ter q se preocupar com os seus arquivos em outra partição.

A questão é saber como particionar... se você não instala jogos muito pesados nem programas muito grandes nem nada nesse sentido, um C: para o sistema operacional e programas de 10Gb é mais q suficiente, deixando o resto pra seus arquivos pessoais...

A partir dai, depende do q você tem habito de instalar e usar pra aumentar esse valor de C: . Como foi falado, o fato de estar particionada não influencia no tamanho geral da HD, mas sim na forma como ela está distribuida...

MAS LEMBRE-SE, DE UM JEITO OU DE OUTRO, FAçA BACKUP DOS SEUS ARQUIVOS EM OUTRA HD OU EM CD/DVD...

Pra você modificar isso, ou você utiliza programas de particionamento (Partition Magic como foi falado antes por vários amigos acima...) ou só formtando mesmo... no caso da formatação, na hora q pergunta em qual das partições você quer instalar o Windows, você seleciona a partição D: e manda excluí-la... depois de confirma umas duas vezes, ele libera o espaço dela (aparece "espaço não-particionado")... depois você faz o mesmo processo na C: e também exclui ela... ai só te sobra espaço não-particionado... ai você seleciona esse espaço e digita "C" para criar uma nova partição e qd enseguida ele perguntar de qt é ela, você deixa o tamanho q já aparece selecionado q será o tamanho máximo da sua HD... Em seguida, criado o seu C: novo do tamanho total da HD, você clica ENTER e pra desencargo de conciência, seleciona a opção de formatar NTFS rápido... dai pra frente, procedimento normal de instalação do Windows.

Espero ter ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...