Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD nacional da Samsung mais veloz em FAT32 ?


weichert

Posts recomendados

É impressão minha ou o HD fica mais rápido ao utilizar o sistema de arquivos FAT32 para instalar o Windows XP Profissional ???

Sei que perde espaço (alocação... pouca coisa)

O que é melhor usar NTFS com seus descritores de segurança que quando da pau adeus... ou FAT32 ??? Pergunto isso porquê o FAT32 não possui MFT mas possui a 2 cópia de sua FAT como proteção.

É verdade que tb existe um tal de FAT64 (não documentado) ? Já vi em outros Foruns parece que o FAT64 possui menos clusters apenas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desvantagens

O FAT 16 não suporta partições maiores do que 2 GB. Já o FAT 32 suporta partições de até 32 GB. Outra limitação do FAT 32 está no tamanho máximo dos arquivos que não pode ultrapassar 4 GB menos 1 byte. Essas duas limitações, especialmente a última, motivou a Microsoft a desenvolver o formato NTFS que permite partições muito maiores e tamanhos de arquivo mais adequado ao uso de mídia e sistemas maiores.

A limitação para 32 GB é descrita pela Microsoft como um limite de design do FAT 32. Entretanto, em teoria, o FAT 32 permitiria partições de até 8 Terabytes. Existem programas alternativos que lhe permitem formatar partições em FAT 32 até 2 Terabytes.

Vantagens

A maioria dos drives removíveis (PenDrives, Discos USB, Disquetes) utilizam o FAT 12 (Disquete) 16 ou 32 como sistema de disco. O FAT é mais adequado a pequenos volumes de disco que o NTFS, pois minimiza melhor o "overhead" de controle, ou seja, ele é menos pesado e deixa mais bytes livres para os dados em sí.

Wikipedia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Além do que o colega godalan falou, só acrescentaria o fato do NTFS ter Journaling e o FAT32 não possuir tal recurso.

O jornaling é um recurso que permite a recuperação do sistema de arquivos sem que haja a necessidade de scanear o disco com programas do tipo scandisk.

Ele é feito através da criação de um arquivo de log gravado em uma partição oculta (lembram dos 8Mb que o XP reserva como espaço não alocado ao se criar uma partição pelo CD deinstalção?!?). Este arquivo de log tem todas as informações da tabela de conteúdo do sistema de arquivos.

Em sistemas FAT o desligamento inadequado do sistema leva, inevitavelmente, o SO a rodar a ferramenta de recuperação do sistema de arquivos (scandisk no Win98 e chkdsk no WinXP), em Sistemas NTFS a ferramenta só é rodada quando o próprio journaling está corrompido, o que ocorre muito raramente. É por isso que o XP (e com certeza o Vista se comporta da mesma maneira), quando instalado em NTFS, não faz o famoso "scandisk" após ter sido desligado incorretamente.

Então... trocando em miúdos tudo o que foi dito, o sistema FAT é sim mais rápido do que o NTFS, mas não por ser melhor, mas por ter menos recursos.

inté+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...