Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Shanghai/Deneb, Istanbul/Thuban - Tópico Oficial


jonasnoia

Posts recomendados

Em resumo: se a amd tomasse 80% do mercado, ela praticamente encampava a produção da chartered por 3 anos, abria fábrica até em "Cacimbinhas", interior do Brasil, e tava resolvido o problema. ;)

A Chartered é menor que a TSMC, não dá nem pro começo... mas ocupar a produção dela é mais fácil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

espera aí um pouco.

A AMD tem 20% do mercado, com fábricas só suas. E eram o que, 3 fabs?

como as outras não dariam conta?

E acho q ninguém até agora entendeu porque fabricar atom fora de casa... [:P]

A AMD tinha só duas Fabs, sendo que uma era 200 mm, com capacidade bem menor.

A TSMC deve dar umas 3 AMDs fácil em capacidade de produção de wafers só nas duas MegaFABs, mas o problema é que a maior parte da produção está dedicada a processos mais antigos e "diferentes", não dá para virar tudo e começar a produzir processadores (mesmo que a AMD conseguisse portar para o processo deles e tivesse bom rendimento com boas frequências). Além do mais, não é interesse pegar toda a produção e deslocar para um único cliente...

A Chartered tinha menos capacidade em processos modernos que a AMD... ainda mais se considerar SOI.

Fabricar o Atom "fora de casa" é vantajoso porque permite o lançamento de produtos de terceiros com o núcleo do Atom sem exigir que a Intel se torne uma foundry, algo que a Intel nunca quis ser.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não disse que era o único fator, marketing também conta, e muito.

Nada adianta ter o mais rápido se a grande parcela não sabe disso. :D

Concordo. E infelizmente o marketing da AMD para leigos é muito fraco. Fora o fato de a maior parte dos fabricantes de PCs prontos só usarem Intel, então processadores AMD são mal vistos, como se fossem alienígenas.

"PC Intel Celeron ou AMD Phenom II? Acho que vou ficar com o Celeron porque é da Intel e ainda por cima está mais barato. Vou levar pra casa um PC melhor e mais barato. Muito burro quem compra essa coisa esquisita, esse tal de AMD Phenom II. Como sou esperto vou comprar o Intel e com o dinheiro que sobrar dá para comprar uma placa aceleradora muito potente, a GeForce 8400GS com 512 mega, que um vendedor entendido no assunto me recomendou. Ah! Não posso me esquecer de comprar um estabilizador para meu PC, senão ele vai queimar!" ¬¬

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hahahahaha! Boa Pistigrilo. Imagina a luta que eu tenho pra convencer meus clientes a poegar uma fonte um pouco mais cara e não usar um estabilizador, ou então convencer eles de que o custo/benefício do AMD é melhor.

"Tá querendo me dizer que esse Intel Core Duo aqui (E7500) é mais fraco que esse Athlon aqui (Athlon II X4 630), que sai bem mais barato?"

Depois de tudo explicado... "Sorte que fui parar num lugar onde me explicam as coisas... Eu tava pronto pra levar aquele Dual Core do teu concorrente, com aquela placa de vídeo FORTE (7200GS)..."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só um detalhe, eu falei "marca, marca, marca". Isso é sinônimo de "marketing, marketing, marketing"... ;)

Pois essa é realmente a pura realidade. Não é à-toa que aquele antigo ditado já dizia: "A propaganda é a alma do negócio..." E é mesmo. Quem já se esqueceu daquela propaganda: "Compre Batom... Compre Batom... Compre Batom.." No final a pessoa acaba comprando mesmo e muitas vezes até inconscientemente.

Hahahahaha! Boa Pistigrilo. Imagina a luta que eu tenho pra convencer meus clientes a poegar uma fonte um pouco mais cara e não usar um estabilizador, ou então convencer eles de que o custo/benefício do AMD é melhor.

"Tá querendo me dizer que esse Intel Core Duo aqui (E7500) é mais fraco que esse Athlon aqui (Athlon II X4 630), que sai bem mais barato?"

Depois de tudo explicado... "Sorte que fui parar num lugar onde me explicam as coisas... Eu tava pronto pra levar aquele Dual Core do teu concorrente, com aquela placa de vídeo FORTE (7200GS)..."

Nossa! Com essa placa-de-vídeo FORTE o cliente realmente ficaria muito feliz com o desempenho em jogos! Hahaha! Aqui na minha cidade o carro chefe é o combo Core2Duo E7400/E7500 + ASUS X-Series + GeForce 8400GS 512MB + Fonte Genérica + (Não podia faltar!!!) Estabilizador. É incrível como todo mundo aqui compra uma configuração igual. Precisa ver. Para os menos endinheirados o processador é algum modelo barato do Pentium DualCore e no lugar dessa placa "aceleradora" o cliente se contenta com o "potente" vídeo onboard do Intel 945GZM.

Quando alguém pergunta qual configuração que tenho, só de falar que meu processador é AMD Phenom II X4 e minha placa-de-vídeo é Radeon HD 4870 1GB, a pessoa dá um risinho espertalhão e enche a boca para falar que tem um PC melhor, com Core2Duo + GeForce 9500GT (top do top por aqui!). Aí quem dá uma risada muito bem dada sou eu. Mas tem horas que a vontade é chorar por conta da ignorância e teimosia do povo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo. E infelizmente o marketing da AMD para leigos é muito fraco. Fora o fato de a maior parte dos fabricantes de PCs prontos só usarem Intel, então processadores AMD são mal vistos, como se fossem alienígenas.

"PC Intel Celeron ou AMD Phenom II? Acho que vou ficar com o Celeron porque é da Intel e ainda por cima está mais barato. Vou levar pra casa um PC melhor e mais barato. Muito burro quem compra essa coisa esquisita, esse tal de AMD Phenom II. Como sou esperto vou comprar o Intel e com o dinheiro que sobrar dá para comprar uma placa aceleradora muito potente, a GeForce 8400GS com 512 mega, que um vendedor entendido no assunto me recomendou. Ah! Não posso me esquecer de comprar um estabilizador para meu PC, senão ele vai queimar!" ¬¬

Cara esses PCs vendem mais que trio Big Mac aqui no RJ. É impressionante isso, a ignorância das pessoas, não que não devam comprar Intel, mas pelo mesmo preço tem CPUs da AMD e da própria Intel bem melhores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara esses PCs vendem mais que trio Big Mac aqui no RJ. É impressionante isso, a ignorância das pessoas, não que não devam comprar Intel, mas pelo mesmo preço tem CPUs da AMD e da própria Intel bem melhores.

O problema é que tem muito comerciante desonesto ou desinformado, que se aproveita do desconhecimento técnico por parte dos leigos para empurrar essas sobras de estoque.

Quem entende de informática de verdade: procura o melhor custo x benefício ou o que há de melhor no mercado, sempre buscando algo atual; geralmente pesquisa antes de comprar; não aceita que lhe empurrem "similares"; procura produtos de qualidade.

Quem é leigo, geralmente: cai na conversa de comerciantes, procura comprar produtos de marcas "faladas" (Intel, NVIDIA, ASUS), olha apenas a quantidade de memória RAM e os GHz do processador, procura preço baixo a qualquer custo, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um X4 955 (3.2Ghz) que gasta 45 minutos para transformar 4x 350Mb (AVI) em um DVD.

Arrumei um X6 1075T (3.0GHz) para testar e o resultado foi o mesmo, 45 minutos para conversão.

De 3.2 para 3.0 é uma redução de 6,25% ( 3.2 - 6,25% = 3.0) na velocidade, mas acreditava que com 50% a mais de núcleos ganharia alguma coisa, mas não parece. Vou fazer novos testes hoje pois ainda tenho alguns dias antes de devolver.

O programa usado é multithread e olhando o gerenciador de tarefas, desempenho, vê-se que todos os seis núcleos estão trabalhando e muito (80% de uso).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Eu tenho um X4 955 (3.2Ghz) que gasta 45 minutos para transformar 4x 350Mb (AVI) em um DVD.

Arrumei um X6 1075T (3.0GHz) para testar e o resultado foi o mesmo, 45 minutos para conversão.

De 3.2 para 3.0 é uma redução de 6,25% ( 3.2 - 6,25% = 3.0) na velocidade, mas acreditava que com 50% a mais de núcleos ganharia alguma coisa, mas não parece. Vou fazer novos testes hoje pois ainda tenho alguns dias antes de devolver.

O programa usado é multithread e olhando o gerenciador de tarefas, desempenho, vê-se que todos os seis núcleos estão trabalhando e muito (80% de uso).

Está fazendo a conversão diretamente para o DVD (enquanto converte já grava em mídia)?

Caso seja isto, então tenho certeza que pode ter um a 4 gigarréirtz que vai dar praticamente 45 minutos sempre.

Caso não esteja, pode ser que seja limitação do HD da taxa de transferência dele. Se for de um HD para ele mesmo a perda e demora é obvia. Se for de um HD para o outro, teríamos que analisar, pois é gerado o arquivo temporário primeiro para depois realizar a transferência para o outro HD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está fazendo a conversão diretamente para o DVD (enquanto converte já grava em mídia)?

Caso seja isto, então tenho certeza que pode ter um a 4 gigarréirtz que vai dar praticamente 45 minutos sempre.

O resultado final é uma imagem ISO, logo não é gravação realtime.

Caso não esteja, pode ser que seja limitação do HD da taxa de transferência dele. Se for de um HD para ele mesmo a perda e demora é obvia. Se for de um HD para o outro, teríamos que analisar, pois é gerado o arquivo temporário primeiro para depois realizar a transferência para o outro HD.

Eu pensei nisso. Os arquivos fonte estão em HD diferente mas os temporários e o final estão no mesmo HD.

O mais provável seja o SW mesmo porque se for reduzir ao mínimo, ou seja, só um arquivo de 350Mb, o sw faz dois encodes de 5 minutos cada por arquivo. Sendo 4 arquivos, 8 passagens de 5 min = 40 minutos. Mais 5 para crias a estrutura do DVD fecha a conta.

Vou mandar um e-mail para o desenvolvedor e falar que o multithread dele não está bom não. :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://www.fudzilla.com/processors/item/21007-phenom-ii-x4-975be-overclocked-to-713ghz

Cara olha como o fiodamãe começa a noticia

Brasil is widely known for brilliant football players and gorgeous women

Será que algum dia esses gringos malditos, vão parar de falar que Brasil só tem mulher bonita, carnaval e pagode? -.-

Mas enfim, o resto da noticia é interessante

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Melhor do que ser conhecido como local onde há guerra civil... :)

Um belo número, sem dúvida nenhuma. Ali ele menciona que clocks tão altos só foram atingidos antes pelos Netbursts, mas não é novidade o potencial do Deneb para escalonar o desempenho à temperaturas extremas, vide o Phenom II TWKR.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...