Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Zeebo - Tópico oficial


Posts recomendados

Então, lendo o site da Folha encontrei essa matéria:

A empresa brasileira Tectoy apresentou nesta quarta-feira (12) o seu videogame Zeebo, que está previsto chegar às prateleiras do país em julho de 2009. Ele será produzido na fábrica da Tectoy em Manaus. Em seguida, será oferecido para licenciamento em outros países, sobretudo nos mercados emergentes.

"O Zeebo é voltado para a classe média, que entende de consoles de última geração que, para eles, ainda são inacessíveis", afirmou o diretor-presidente da Tec Toy, Fernando Fischer.

A plataforma aposta no fim da mídia física: todos seus jogos são armazenados na memória do console e disponibilizados a partir de downloads feitos pela rede ZeeboNet3G.

Divulgação

Nova plataforma da Tectoy, o videogame Zeebo não precisa de mídias físicas para comercializar os seus jogos eletrônicos

Segundo a TecToy, que fechou parceria com a Claro para disponibilizar a rede 3G somente para dados, o usuário sempre estará conectado a rede wireless e não pagara nada por isso. Os custos serão a compra do console, pelo preço divulgado hoje de R$ 599, e dos jogos, que vão variar entre R$ 10 e R$ 30, dependendo se for catálogo ou lançamento.

Deste modo, a companhia espera evitar a pirataria, já que os jogos originais, em tese, não poderão ser gravados ou transferidos para outros equipamentos ou mídias.

O desenvolvimento do novo console é uma parceria com 12 empresas no mundo, sendo que a principal delas é a norte-americana Qualcomm, que detém 43% da Tectoy nos Estados Unidos e passará a se chamar Zeebo Inc. --os outros 57% pertencem ao grupo brasileiro.

Segundo Fischer, o Zeebo já consumiu cerca de R$ 17 milhões em investimentos, sendo R$ 5 milhões de capital próprio da Tectoy brasileira e outros R$ 12 milhões da Qualcomm.

De acordo com a empresa, o nome Zeebo foi escolhido entre 70 opções e por não existir registro da marca em outros países. "É uma marca que não significa absolutamente nada em lugar nenhum", disse o diretor-presidente da empresa.

Games

No Brasil, o Zeebo será lançado com seis jogos instalados --dois jogos da EA (Eletronic Arts) (corrida e futebol), Action Hero 3D, Treino Cerebral, Prey Evil e Quake, todos em português. Além desses títulos, o catálogo inicial do Zeebo conta com mais de dez jogos, todos desenvolvidos para essa plataforma. Até o fim de 2009 a previsão da Tectoy é que a quantidade de títulos chega a 51 jogos.

A empresa conta com a parceria de grandes empresas desenvolvedoras de games no mundo, como a EA, Namco, Capcom, Sega, Activision e ID. Está previsto também para o ano que vem o lançamento do "Acelerômetro", acessório parecido com o Wii Remote, da Nintendo.

Qualidade

O jogo utilizado pela Tectoy na apresentação de hoje foi o Quake, lançado na década passada. Os gráficos e a forma de jogar não impressionam e sequer chegam próximo aos últimos lançamentos no mercado mundial de games.

Por isso mesmo, o diretor-presidente da Tectoy se apressou em reafirmar que o Zeebo não é voltado para os "gamers" de última geração, mas para a classe média que não tem acesso aos consoles de marcas como Sony, Nintendo ou Microsoft. "O Quake é um jogo antigo para nós, mas novo para o nosso público alvo", disse um dos desenvolvedores da empresa.

Segundo a Tec Toy, a parte de visualização gráfica do game chegará "bem próximo" ao que existe hoje no PS2. Questionado sobre o preço do Zeebo, Fischer tergiversou, dizendo que a empresa irá apelar para a comunicação, distribuição e legalização dos produtos com a sua marca no país.

Achei bem interessante, se chegar no PS2 mesmo acho que vale a pena, tipo 600 reais no console e de 10 a 30 reais nos jogos, poxa, uma grande chance de mostrar que o Brasil é um mercado para games. Acho que quando sair eu pegarei um!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

tá, hoje (12/11) estava eu olhando o site da Folha quando eu vejo... o ZEEBO!

Do site UOL...

"O Zeebo, fabricado nas instalações da Tectoy em Manaus, representa o fim da mídia física: todos os games serão armazenados no HD do aparelho, e baixados através de uma rede 3G proprietária, a ZeeboNet3G, em parceria com a Claro. O videogame será lançado em caráter experimental no 1º trimestre de 2009 em uma cidade do Brasil ainda a ser escolhida - Campinas e Curitiba são cotadas. Se tudo der certo, no Dia das Crianças do ano que vem o aparelho estará nas lojas de todo o país com um catálogo de 50 jogos."

Videogame nacional, da TecToy, em parceria com a Qualcomm, ligado em 3G da Claro, usando armazenamento de jogos em HD... peraí, tem mais...

"o acervo de títulos vai contar com games de Namco, Capcom, Sega, Activision, 3D Realms, Id Software, Gameloft e Electronic Arts, para citar somente algumas produtoras(...)"

é isso mesmo??? estou doido pra saber que hardware esse negócio usa, mas, parece, é algo semelhante ao Dreamcast em GPU e processamento - a Qualcomm é uma das donas das patenets do falecido, né... - e isso nos dá uma pontinha de esperança - ah, porque eu jogaria dreamcast, se tenho um PS2, um X360?

a) parece que ele vai suportat jogos de celular em JRE e Symbian

B) parece que jogos do PS2 e PS1 vão ser portados oficialmente e em português - RE2, Silent Hill, Castelvania...- com preços tipo 20,00...

c) parece que vai dar para poder navegar na rede 3G da Claro - os jogos pagam o uso...

d) certo? só isso... mas não deixa se ser muito interessante a proposta!

post-54935-1388494901128_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pow eu vi isso hoje tb, pow dependendo dos jogos que sairem eu compro um.

Vi dizer tb que ele vai ter gráficos inicialmente comparaveis ao do PS1 mais seu chip pode gerar graficos iguais oa do PS2 e a maioria dos jogos serão em português.

Já é um passo do nosso mercado né?

Abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

não, o cvaso de ser direcionado ao público infantil, seria mais como estratégia de promoção... Pense na briga PS1 X N64... a nintendo sempre se posicionou mais para os jogos de criança, enquanto a sony criou um novo ramo, o dos jogos "adultos"... daí a necessidade de se pôr este adendo... Ou então, como você classificaria...hmmm... fallout3?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou empolgado por um desses, parece realmente promissor e com preço justo, com certeza irei experimentar.

Acho q se levado a sério, mesmo que não apresente uma qualidade próxima dos consoles citados, mas tiver bons games, boa jogabilidade e proposta de amadurecer o mercado brasileiro, temos que apoiar, pois sempre estamos chorando que nos esquecem e agora temos a chance de provar que temos mercado sim se formos tratados com justiça!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não, o cvaso de ser direcionado ao público infantil, seria mais como estratégia de promoção... Pense na briga PS1 X N64... a nintendo sempre se posicionou mais para os jogos de criança, enquanto a sony criou um novo ramo, o dos jogos "adultos"... daí a necessidade de se pôr este adendo... Ou então, como você classificaria...hmmm... fallout3?

mas eu me baseio na propria tectoy,pois o publico dela foi sempre o publico infantil,e nao os gamers mesmo,mais exigentes etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas eu me baseio na propria tectoy,pois o publico dela foi sempre o publico infantil,e nao os gamers mesmo,mais exigentes etc...

Concordo, shield.

A TecToy é voltada, exclusivamente, para crianças. Porém, com a evolução das coisas, o que nós brincavamos ontem, hoje é pré-histórico. As crianças estão exigentes hoje em dia, ocasionando até um melhoramento nos VGs "secundários"..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é,vamos esperar pra ver mesmo né.mas acho q nao é dessa vez q eu vou comprar um console brasileiro porque como a propria materia diz:''Que fique claro, o Zeebo não é um aparelho voltado ao gamer, ou seja, o entusiasta e fanático por entretenimento eletrônico''.ou seja,pode ate ser q nao seja mesmo voltado ao publico infantil porém ao gamer mais exigente nao ira agradar,e em questao de videogames eu sou bem exigente.

fora q nao vai ter caixinha para os jogos,e eu adoro capinhas xD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

bem, pensando na lógica de que "este videogame é para o jogador casual, não para o constante, mais exigente"... é mau, isso? pois este foi o discurso da nintendo quando lançaram o Wii, e Geral - "HardPlayers", defecaram o VG, esculacharam, falaram o diabo dele... e hoje? o wii é o mais vendido, mais disseminado, mais lucrativo dos Vgs de 5a geração... Quem errou? Pensem que a M$ lucra quase 100KK por ano só com downloads de joguinhos java pro X360... a nintendo, com seu acervo brutal, lucra quase isso...

Então, que usuário seria o foco do zeebo? vocês, com seus quad-core, Phenoms trepados em Geforces e Radeons? ou o menino que saca nada de PC, e morando no nordeste, onde uma 7200GS sai a 150 pratas, não tem opções de montar um pc gamer? é um público novo, tal qual o Wii, mal comparando, claro, mesmo porque o wii é NOVIDADE...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Exatamente! Shield, não há problema com a sua opinião, é que sua opinião é a mesma de muita gente, e sua relação com o Wii reforça esta ideia: a de que um VG "casual" não combina com o "player", aquele cara que destrincha os games, que tem uma relação constante com jogos, conhecinmento. O Wii não seduz, não gruda, não gera interesse prolongado, bem... não vicia. E, então, o resultado da estratégia de MKT da nintendo - jogos simples para pessoas simples (tipo Homer simpson) não serve pra você... mas serve para outros... né não????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem, pensando na lógica de que "este videogame é para o jogador casual, não para o constante, mais exigente"... é mau, isso? pois este foi o discurso da nintendo quando lançaram o Wii, e Geral - "HardPlayers", defecaram o VG, esculacharam, falaram o diabo dele... e hoje? o wii é o mais vendido, mais disseminado, mais lucrativo dos Vgs de 5a geração... Quem errou? Pensem que a M$ lucra quase 100KK por ano só com downloads de joguinhos java pro X360... a nintendo, com seu acervo brutal, lucra quase isso...

Então, que usuário seria o foco do zeebo? vocês, com seus quad-core, Phenoms trepados em Geforces e Radeons? ou o menino que saca nada de PC, e morando no nordeste, onde uma 7200GS sai a 150 pratas, não tem opções de montar um pc gamer? é um público novo, tal qual o Wii, mal comparando, claro, mesmo porque o wii é NOVIDADE...

Um paralelo com o WII eu acho um pouco impossível, pois esse veio com uma nova proposta de jogabilidade, um diferencial que agregou muito ao produto, por isso do sucesso.

Acredito que fará sucesso pelo fato dos jogos custarem 10-30 reais, não deixando desculpa para a pirataria. Esse é o ponto forte, porém o pessoal que desenvolver games para ele terá que se preocupar muito com a qualidade, é isso que me preocupa.

Parece que para você comprar o jogo será como comprar cartões pré pagos da claro para utilizar o 3G.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente! Shield, não há problema com a sua opinião, é que sua opinião é a mesma de muita gente, e sua relação com o Wii reforça esta ideia: a de que um VG "casual" não combina com o "player", aquele cara que destrincha os games, que tem uma relação constante com jogos, conhecinmento. O Wii não seduz, não gruda, não gera interesse prolongado, bem... não vicia. E, então, o resultado da estratégia de MKT da nintendo - jogos simples para pessoas simples (tipo Homer simpson) não serve pra você... mas serve para outros... né não????

é,estou falando q nao serve pra mim,mas serve para outros,e acho outra coisa tb,q um console nao deve viver muito d jogos casuais e nem tanto de jogos hardcore,como o wii,ele deve ter um balanceamento,para os q querem e os q nao querem jogos casuais,infelizmente o wii tem muitos jogos casuais(eu sei q essa é a proposta dele,mas ele devia atingir o outro publico tb o publico mais serio,q gosta d mais desafios,etc...)e o 360 e ps3 tem muitos jogos hardcore,tem muitas vezes q eu tenho vontade d jogar algo mais casual,mas o 360 nao tem muitas opções,e no wii acontecia o mesmo,eu tinha muita vontade d jogar um bom fps,porém ele nao tinha muitos,e os q tinha nao eram do jeito q eu gostava.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se os jogos originais custarem de 10 a 30 R$, já era a pirataria!!!!!!

Mas penso num problema: qual o tamanho do HD desse aparelho? e o tamanho medio dos jogos? Quantos jogos serão necessarios p/ "encher" o HD completamente?

Se for usado um HD com conexao SATA, eSATA, USB ou IDE, o brasileiro malandro vai dar um jeitinho de fazer download dos jogos no PC, conectar o HD do console no PC e descarregar jogo pirata no HD do bichinho, mais ou menos como pirataria dos consoles portateis hj em dia. Acho q pirataria p/ esse console será pequena, mas sempre tem o hacker ou malandro q burla o "sistema"...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esse console é uma grande incógnita. Tem uma proposta muito interessante, que seria pegar o público que ainda compra o Mega Drive e as trocentas versões do Nes que rondam o mercado brasileiro. O problema é o preço: 600 reais. Algo muito alto para as classes que eles pretendem abordar.

Infelizmente eu não acredito que os preços dos jogos girando em torno de 10 e 30 reais vão dar certo. A pirataria é um fator cultural brasileiros. Por mais baratos e justos que os preços dos jogos sejam, o pessoal já está acostumado em pagar 5 reais, ou nem isso. Brasileiro não sabe reconhecer e dar o devido valor a diversão. Um bom exemplo é o ramo de celulares. Os jogos custam em torno de 5 a 10 reais, mas todo mundo prefere baixar de algum site de maneira gratúita. Para que eu vou pagar algo que eu consigo de graça? Essa é a ideia. A ausência de pirataria, ironicamente, pode ser algo que afaste os consumidores.

Outro grande revés é a questão gráfica. Se já vai ser difícil convencer as camadas C em diante que ela pode ter um videogame "de última geração" custando 600 reais, o público realmente entendido do assunto, e com poder aquisitivo, não vê atrativos nele. Não é muito animadora a ideia de ficar jogando ports de celular. Jogos para mobile tem gameplay voltado para um divertimento rápido e adaptado aos botões dos aparelhos. Simplesmente transplantar isso para um joystick vai deixar a experiência mais simplória do que realmente ela é.

Agora no final do ano vão começar testes em algumas cidades brasileiras. O negócio é ficar ligado no que deve continuar saindo na mídia especializada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora q eu vi o controle dele,parece uma copia do controle q agent usa pra jogar os classicos no wii,so q nao me parece estão confortavel assim,nao parece ser nem um pouco ergonomico.podiam colocar umas empunhaduras iaguais as do ps2,mas nao com o mesmo design,e nem com esse design q ele tem agora porque c nao ia ficar horrivel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poutz, 1Gb de HD só é fogo hein, nunca veremos algo do nivel PS2 nele, mal conseguirão PS1, é muito pouco espaço.

Deviam colocar um HD de note de 5400RPM de 20GB mesmo, q num é caro e depois quem quiser trocar troca!

Quanto a pirataria se o console ficar logago 24/7 não será difícil ficar banindo o pessoal ou travando os games, pode-se fazer rastreamento do serial do aparelho e os games que baixou/comprou, se num bater trava o jogo que não consta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é...quem tiver o console tera q comprar alguns cartoes sd pelo jeito,e isso ja diminui o acesso dos menos favorecidos,se é q os cartoes sd servem pra isso né porque nos poderiamos passar os jogos para um cartao sd e depois passar o jogo para outro console,mas acho q eles teram um meio d impedir isso né.e eu nao entendi mais um coisa:se nos temos q armazenar um jogo inteiro como por exemplo need for speed,nao vai sobrar espaço pra mais nenhum jogo nao é?ou eu q entendi errado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, não sou a melhor pessoa para falar sobre consoles... Mais pelo que eu li do "Zeebo" realmente tem uma proposta interessante, um videogame de baixo custo que você armazena o jogo no HD e/ou Cartão de memória, coisa que os consoles "tops" Wii, PS3 e o Xbox 360 faz, outra coisa boa é ter o custo dos jogos muito acessível, porque você compra um jogo de PS2 pirata entre R$ 5, a R$ 20,. Há principio não consegue gravar o jogo que comprou em mídia. Os gráficos serão parecido do PS2 (128bits), o hardware não é tão bom assim, Achei muito o HD ter somente 1GB... Então vamos aguarda...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...