Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Duvidas sobre "Reguladores de Tensão".


megabasus

Posts recomendados

Bom pessoal procurei aqui no forum sobre uso de Reguladores de tensão e não achei nada porisso estou criando o tópico.

Minha Dúvida é a seguinte:

Tenho uma alimentação de 10v 1A e presciso dobrar isso ai sera que utilizando dois 7805 em paralelo eu consigo? olhei o datasheet e os fabricantes não aconselham fazer isso mais será que tem algum problema? preciso de "10v 2A" ou "20v 2A" á pega leve comigo em pessoal sou novo em eletrônica se eu cometi um grave erro em perguntar isso não me crussifiquem....

obrigado pessoal!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Colega Megabasus, Nunca é errado perguntar!!!..., vamos a sua dúvida...

Tenho uma alimentação de 10v 1A e presciso dobrar isso ai sera que utilizando dois 7805 em paralelo eu consigo?

Não, não é possivel dobrar a tensão e corrente juntas, estes reguladores (o nome já diz) só regulam..., você pode dobrar a tensão, usando outros circuitos, mas a corrente vai cair na mesma proporção, ou mais!..., você pode dobrar a corrente, Usando outros circuitos, mas a tensão vai cair na mesma proporção, ou mais...Ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Com esse circuitinho que te passo abaixo vais conseguir drivear, com esse 7805, agora auxiliado pelo transistor TIP 32, uma corrente final de 3 amperes ou mais. Todos os dois componentes tem que ir em um dissipador ( uma peça de alumínio mais ou menos do tamanho de um cooler de chipset. Mais ou menos com aquela área)

Toma somente alguns cuidados. A carcaça do 7805 está ligada no terra. A carcaça do TIP 32 está ligada no +5Vcc. Ou seja... Os dois não podem ir fixados no mesmo dissipador , a não ser que providencies o isolamento elétrico dos mesmos.

5Vx3A.jpg

Veja que desenhei ambos os componentes vistos de frente, com a identificação de seus terminais.