Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Duvidas sobre "Reguladores de Tensão".


megabasus

Posts recomendados

Bom pessoal procurei aqui no forum sobre uso de Reguladores de tensão e não achei nada porisso estou criando o tópico.

Minha Dúvida é a seguinte:

Tenho uma alimentação de 10v 1A e presciso dobrar isso ai sera que utilizando dois 7805 em paralelo eu consigo? olhei o datasheet e os fabricantes não aconselham fazer isso mais será que tem algum problema? preciso de "10v 2A" ou "20v 2A" á pega leve comigo em pessoal sou novo em eletrônica se eu cometi um grave erro em perguntar isso não me crussifiquem....

obrigado pessoal!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Colega Megabasus, Nunca é errado perguntar!!!..., vamos a sua dúvida...

Tenho uma alimentação de 10v 1A e presciso dobrar isso ai sera que utilizando dois 7805 em paralelo eu consigo?

Não, não é possivel dobrar a tensão e corrente juntas, estes reguladores (o nome já diz) só regulam..., você pode dobrar a tensão, usando outros circuitos, mas a corrente vai cair na mesma proporção, ou mais!..., você pode dobrar a corrente, Usando outros circuitos, mas a tensão vai cair na mesma proporção, ou mais...Ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Com esse circuitinho que te passo abaixo vais conseguir drivear, com esse 7805, agora auxiliado pelo transistor TIP 32, uma corrente final de 3 amperes ou mais. Todos os dois componentes tem que ir em um dissipador ( uma peça de alumínio mais ou menos do tamanho de um cooler de chipset. Mais ou menos com aquela área)

Toma somente alguns cuidados. A carcaça do 7805 está ligada no terra. A carcaça do TIP 32 está ligada no +5Vcc. Ou seja... Os dois não podem ir fixados no mesmo dissipador , a não ser que providencies o isolamento elétrico dos mesmos.

5Vx3A.jpg

Veja que desenhei ambos os componentes vistos de frente, com a identificação de seus terminais.

Isso dai vale para qualquer regulador, tanto de 5 Volts como ai está mostrado, como para reguladores de 8, 12 ou mais volts. Há que se ter na entrada do mesmo uma tensão DC cerca de 3 Volts maior do que se deseja ter na saída...

Qualquer dúvida diga ai que a gente ajuda...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tenho uma alimentação de 10v 1A e presciso dobrar isso ... preciso de "10v 2A" ou "20v 2A"

Resumindo...

Você tem apenas 10W disponível ( 10V x 1A = 10W ).

daí você já percebe porque não é possível.

pra entender melhor:

É como se tivesse apenas 10 litros de água e quisesse encher 2 galões de 10 litros ou 2 de 20 litros....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ae pessoal entendi!!! valeu mesmo! salvaram minha vida e meu trabalho de escola hehehehe bom pessoal porém continuo com o problema para vocês entenderem o que estou querendo fazer vou explicar.

(Bom os 10v 1A foram apenas um exemplo para eu entender).

tenho um trabalho de física na facul e tenho que mostrar básicamente todo o processo de como funciona uma usina hidrelétrica então tenho um "motor" (tirado de carrinho de controle remoto hehehe) que "suponhamos" tem uma saida de 10v 1A, porém nos testes que eu e o grupo fizemos não conseguimos fazer o motor girar em uma velocidade satisfatória, para acender o led que a gente colocou lá.

bom ai que veio minha ideia de aumentar os valores de saida para não fazer muita bagunça com agua heheheh.

bom então vai aqui minha pergunta que sei que é "ridicula" mais como disse nosso amigo "bcpetronzio" nunca é errado perguntar hehehe.

Pergunta: se o motor que estou usando para "gerador" precisa de 10v 1A para girar em 10.000rpm (exemplo viu gente! da um desconto ae) se eu girar o mesmo a 10.000rpm (vou suar muito hehehe) ele vai gerar os 10V 1A? e se eu girar a 20.000rpm ele gera o dobro 20v 2A? um gerador tem maior performace do que um motor?

Pessoal desculpa a bagunça do meu post hehehe abraços a todos e desde já muito obrigado! obrigado MESMO!!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SOSCHIP eu olhei o topico que voce indicou, porém ele não especifica se um motor que foi preparado pra rodar a 10.000 rpm consumindo 10V 1A poder ser girado a 20.000 rpm e gerar 20v 2A la fala que se girar mais rápido voce tera mais tensão e não fala nada de corrente sei que se subir a tensão sobe tb a corrente mais minha maior duvida e se o motor aguenta e se um gerador teria mais autonomia e por exemplo gerasse mais energia com menos rotação.

obrigado pessoal vocês estão ajudando pakas!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema da corrente é que ela sofre limitação física da bitola (grossura) do fio com o qual é feito o enrolamento das bobinas do motor... Por mais rápido que você gire este motor, a corrente máxima fornecida não tem como aumentar...

Existem maneiras de se extrair mais corrente, que seria utilizando um transformador (desde que você estivesse gerando em corrente alternada ou convertendo a corrente contínua em corrente alternada, pra poder jogar a tensão no trafo)... No caso, este transformador iria abaixar a tensão (caso você conseguisse gerar 20V, por exemplo) mas conseguindo aumentar a corrente fornecida.

No caso de uma usina hidrelétrica, o processo é mais ou menos este mesmo... As turbinas geram alta tensão, que é distribuída pelas linhas de transmissão (com tensões elevadas e correntes baixas, pra reduzir as perdas nos fios)... Nas cidades, esta tensão é reduzida, mas as correntes fornecidas podem ser maiores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
SOSCHIP eu olhei o topico que voce indicou, porém ele não especifica se um motor que foi preparado pra rodar a 10.000 rpm consumindo 10V 1A poder ser girado a 20.000 rpm e gerar 20v 2A la fala que se girar mais rápido voce tera mais tensão e não fala nada de corrente sei que se subir a tensão sobe tb a corrente mais minha maior duvida e se o motor aguenta e se um gerador teria mais autonomia e por exemplo gerasse mais energia com menos rotação.

obrigado pessoal vocês estão ajudando pakas!!!!

Amigo. Pare de sonhar e volte para a realidade. Veja ai alguns pontos a considerar:

1) Com um motor de carrinho de controle remoto você vai gerar correntes da ordem de mili Amperes e nunca Amperes.

2) Com um driver para o motor tirando energia de uma queda dágua, ou diferença de potencial da água, jamais vais ter ai rotações da ordem de 10.000 RPM ... Pense em algo em torno de 300 RPM quando muito, que seriam 5 voltas de uma roda dágua por segundo, o que já nem mais é roda dágua e sim turbina d'agua...

3) Maquetes com motores acionados por hélices ao vento podem girar em rotação mais alta do que rodas d'água. Em compensação rodas d'água podem exercer maior torque sobre o motor do que hélices ao vento. Desse modo, se você conseguir ampliar o número de rotações do motor com uma caixa de multiplicação (caixa de redução ao contrário) ótimo, senão você não vai conseguir gerar a tensão necessária para acendimento de um led, que significa uma tensão em torno de 2 Volts CC com uma corrente de no mínimo 10 mili Amperes.

Outra alternativa é você colocar ai, como gerador, algum motor de carrinho de brinquedo que originalmente fosse alimentado por tensão mais alta, digamos 9 ou 12 Volts...

Fora disso, como você está gerando corrente contínua através de um motor como dínamo, não será possível a transformação de tensão com algum transformador...

Nenhum regulador eletrônico vai te ajudar ai nessa tarefa, pois a geração de tensão está baixa e sim o aumento de rotação do motor (mas não são necessários 10.000 giros e sim muito menos) vai propiciar o aumento da tensão e da corrente até o limite da fiação do motor, o que não deverá estar longe da faixa de mili Amperes e não Amperes.

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faller eu usei apenas exemplos com esse valores para eu entender melhor leia todo o tópico que você vai ver.

E a questão de eu usar a "roda d'agua" o "sistema mecânico" que criamos tem emgrenagens que aumentam a velocidade da rotação em 10X se quisermos podemos aumentar mais só que não é esse o objetivo com certeza a vai conseguir rodar a uma velocidade digamos boa...

as minhas duvidas foram resolvidas.

obrigado pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 anos depois...
  • Membro VIP

faltam dados. Mas pra esta corrente sugiro algo chaveado o qual penso ser um projeto complexo pra alguém com teu 'tom de voz'. Quanto ao dobrador existe um tal comprimidinho azul que pode ajudar. Se for de tensão e pra mesma corrente aí o bixo pega ainda mais. Vai ter que fornecer 40A (de fato um pouco +) pra dar o dobro com 20

 

Faltam dados...

  • Curtir 2
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Acredito que essa fonte seja um carregador de notebook. Sobre ter uma redução de 16V para 12V com 6A, isso significa que terá (16-12)V x 6A = 24W de aquecimento, quase a potência de um pequeno ferro de solda de aquecimento o que implica no uso de um bom dissipador e isso não sai de graça. Corre o risco do dissipador sair mais caro que um conversor step-down de 5A. Caso insista em fazer esse circuito de forma linear o uso de 1 regulador 7812 associado a um transistor de boost vai te dar a mesma capacidade de corrente de forma mais segura. Não é bom associar 2 reguladores em paralelo, uma mínima diferença entre eles faz com que o de menor valor pegue para si toda a corrente, isto é, o paralelismo não funciona.

Sem título.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 16/10/2018 às 20:31, Daniel.j.p. disse:

fonte que sai uns 16v 18a

Alternativamente pode tentar desmontar a fonte e alterar um (01) resistor de referência. Pra esta façanha vai ter que ter um minimo de conhecimento em ferramentas de abrir coisas, uso de soldador, alguma intuiçãozinha eletrônica e não ser alérgico à alguma adrenalina...

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...