Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
darkeen

Interferências/Ruídos no circuito

Recommended Posts

Olá pessoal!

Estou montando um circuito onde um PIC envia constantemente informações para o PC pela sua USART,e tem um motorzinho(^_^) DC que compartilha a mesma fonte e que quando é ligado, faz com que os dados enviados pelo PIC para o PC fiquem errados, os dados se "estragam" todos, acredito que quando o motor esta ligado gera interferência no PIC, causando o problema.

Alguém ai sabe como resolver isto?tem alguma ideia? ja passou por isso?

Qualquer ajuda seria bem vinda, obrigado galera!;)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eliminar ruído é bastante chato... Sugiro o seguinte:

1- Você pode tentar colocar um capacitor de 100nF soldado nos terminais do motor, em paralelo com o motor, pra tentar eliminar o ruído causado pelas escovas;

2- Coloque um capacitor de 100nF em paralelo com a alimentação dos chips, o mais próximo possível deles;

3- Pode tentar também aterrar a carcaça do motor, pra evitar a propagação de interferências por RF.

Compartilhar este post

Link para o post
Você tem osciloscópio?

Se tiver, pode tentar identificar como esta interferência está te boicotando...

É com isso q sonho a noite!!:lol:

mas não tenho!, é muito caro!

Obrigado assim mesmo!

Compartilhar este post

Link para o post

coloque o circuito para se ver como esta feito

pode usar filtro com bobine e capacitor nas ligaçoes do motor e tambem na alimentação da pic

o pcb pode estar a provocar isso tambem

Compartilhar este post

Link para o post

Já tentou colocar um filtro do tipo "pi" (http://br.geocities.com/py2ohh/trx/maritaca/comofunciona/pi.gif ou http://www.interhelp.com.br/imagens/indutor1.JPG )?Pode ser que ajude a resolver isto.

Eu tentaria colocar um para o motor, mais "parrudo" (com capacitâncias e indutâncias maiores) devido ao maior consumo do motor, e um mais "simples" para a parte lógica.

Tirar interferências é realmente chato ! Lembro de ter feito muita coisa em vão para tirar o incômodo chiado de 60Hz de um transmissorzinho de FM que fiz. Blindei todo ele e coloquei tudo quanto é tipo de filtro nele e na fonte de alimentação - que acho que era a culpada - mas as melhoras eram bastante sensíveis...

Se conseguir resolver o problema poste pra gente saber !

Compartilhar este post

Link para o post
coloque o circuito para se ver como esta feito

pode usar filtro com bobine e capacitor nas ligaçoes do motor e tambem na alimentação da pic

Realmente seria legal se você pudesse postar o esquema...

Mas em todo caso, considere o seguinte:

Sabemos que o ruído está relacionado com o motor, ou mais precisamente, as escovas desse motor. Um motor com escovas provoca ruído devido o centelhamento que ocorre entre estas e o coletor do induzido. Este ruído interfere de duas formas no teu circuito:

a) Pela alimentação - o que pode ser feito é, basicamente, isolar a alimentação do PIC e do motor. O PIC é alimentado com 5V, e minha sugestão seria colocar um regulador só para ele, com boa filtragem após o regulador. Utilize optoacopladores, isolando as portas do PIC da etapa de acionamento do motor. Neste caso, seria interessante postar o esquema para que possamos sugerir algo mais...

B) Por RF - neste caso, experimente aterrar a carcaça do motor, que geralmente é metálica, criando assim uma barreira a mais contra a interferência eletromagnética... Evite também fios de entrada de sinal muito longos e sem blindagem, bem como talvez seja interessante blindar o cabo que faz a comunicação entre o PC e o PIC...

Compartilhar este post

Link para o post

Galera obrigado pelas dicas,vou dar mais detalhes:

Na verdade estou fazendo um carrinho de controle remoto, ele funciona perfeitamente, desde que eu coloque uma bateria para cada motor(dianteiro controla esquerda/direita e traseiro frente/ré) e uma bateria para o PIC, totalizando 3 baterias(o q é ridículo para este propósito).

O motor dianteiro é um servo motor SG-90 9gr da Tower Pro, o traseiro é um motor DC normal que se encontra em qualquer brinquedo.

Tambem estou usando um receptor de 433Mhz da telecontrolli, o pic é um 16f628a com cristal de 20Mhz e seus 2 capacitores de 15pf.

Alguem sabe se eu poderia usar ao invés de 3 baterias, 3 LM7805 para a partir de uma bateria de 9v gerar 3 "fontes" de tensão de 5v para os 2 motores e o PIC??

Compartilhar este post

Link para o post
Alguem sabe se eu poderia usar ao invés de 3 baterias, 3 LM7805 para a partir de uma bateria de 9v gerar 3 "fontes" de tensão de 5v para os 2 motores e o PIC??

Sim, pode.

Os motores funcionam alimentados com 5V? Se eles forem de tensões diferentes, pode utilizar outros reguladores, como o 7806 (para 6V) ou nem usar regulador nenhum...

Só acho importante utilizar um regulador separado para o PIC.

Compartilhar este post

Link para o post

OK, mas digo, se fizer isto resolveria o problema da interferência??estou perguntando ao invés de simplesmente tentar porque não tenho 3 reguladores de tensão!

Compartilhar este post

Link para o post

Se vai resolver ou não eu não tenho como te dizer com certeza...

Afinal de contas, é exatamente por questões como estas que existem os protótipos...

Quando se está projetando algo é muito difícil prever todos os possíveis problemas que possam vir a ocorrer. A solução é o protótipo, onde os problemas são solucionados meio que na "tentativa e erro"...

Se os motores que você está utilizando não necessitarem de tensão de exatamente 5V (caso suportem tensões maiores), deixe-os alimentados direto na bateria e utilize o circuito regulador atual somente para o PIC, ao menos como uma forma de saber se este é o caminho certo ou não.

Compartilhar este post

Link para o post

OK, os motores suportam tensões de 5v a 9v, ja tentei ligalos direto na bateria e somente o PIC no regulador, mas o problema continua, parece que o motor "estraga" toda a forma de onda do circuito!

Compartilhar este post

Link para o post

se está a usar uma bateria de 9V vai ter problemas

tente testar ligar o circuito com fonte que possa ter capacidade suficiente

Nota da moderação:

Não citar uma mensagem inteira imediatamente anterior a sua. Se necessário, cite somente trechos.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pela dica ;), mas creio que este não é o problema, ja testei usando uma fonte ATX de PC com capacidade de 15A no +5V e +12V, o problema continua!

Nota da moderação:

Não citar uma mensagem inteira imediatamente anterior a sua. Se necessário, cite somente trechos
:rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

como disse atras convinha ter o esquema que esta a usar e se esta a usar pcb ou ptotoboard

tente com a fonte atx e com o filtro indicado

Compartilhar este post

Link para o post

Estou usando protoboard.

Estou pensando em multiplexar os 2 motores e o PIC com a fonte!!!talvez resolva!!:wacko:

Compartilhar este post

Link para o post

sem o esquema do que esta a fazer e difícil dizer muito mais

com protoboard e transmissao serie vai ter que ter muito cuidado pois essas interferencias sao muito normais

qualquer variaçao de alimentaçao ou sinais de tempos de subida e descida rapidos podem provocar esses erros

tente usar baud rate mais baixo

Compartilhar este post

Link para o post
Estou usando protoboard

Hmmm...

Confesso que não gosto muito de usar...

Com o tempo, os contatos dele vão ficando frouxos, gerando mau contato...

Estou pensando em multiplexar os 2 motores e o PIC com a fonte!

Hein?!?!?

Compartilhar este post

Link para o post

hehehe, parece loucura, mas é isso mesmo, estou pensando em dividir a fonte no tempo entre os 2 motores e pic a uma frequencia elevada, assim somente uma "coisa" vai usar a fonte ao mesmo tempo e creio q nao havera interferencia!!(e creio mais ainda que isto não vai funciona!:lol:)

mas isso é algo inédito, nunca pensei q chegaria neste ponto!:lol:

muitos vão rir!!mas não sei + o q faze!^_^

Compartilhar este post

Link para o post
hehehe, parece loucura, mas é isso mesmo, estou pensando em dividir a fonte no tempo entre os 2 motores e pic a uma frequencia elevada, assim somente uma "coisa" vai usar a fonte ao mesmo tempo e creio q nao havera interferencia!!(e creio mais ainda que isto não vai funciona!)

Olha só...

O ruído é uma coisa chata de resolver, mas não impossível.

Conforme eu disse antes, ele tem que estar te atrapalhando pela fonte ou por RF. Não existe outra forma.

Além do mais, a fonte dele é o chaveamento que as escovas do motor fazem... E você está tentando introduzir outro chaveamento no sistema?

Compartilhar este post

Link para o post
ok, mas terei problemas se chavear a uns 800 Khz ??

Olá, gostaria de saber se este problema foi resolvido. Estou com o mesmo tipo de problema, toda vez que ligo a alimentação de um painel 24Vcc, tudo funciona normalmente até que utilizo essa mesma alimentação para ligar um Motor DC24V, aí gera um ruído na linha que não só atrapalha a comunicação serial como também o display LDC.

Alguma Dica???

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais