Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Paska

[Resolvido] Contador de bobinadeira

Recommended Posts

Olá pessoal. Eu montei diversos circuitos com sensor para acionar um relê, e a maioria funcionou, porém , não para o que preciso. Eu usei circuitos com fotodiodo, foto-transistor, LDR, modulador infravermelho, mas todos não tinham sensibilidade para "ler" uma interrupção ou comando mais rápido. Bastava eu aumentar (não muito) a RPM do carretel, onde estava sendo enrolado a bobina, que o sensor não conseguia acompanhar a contagem. Alguém conhece algum circuito mais eficiente para esse fim? Não estou procurando um circuito de alta RPM, apenas o convencional.

Obrigado.:D:D:D

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Deve ter alguma coisa errada no seu hardware. você usa esse tipo de chave?

vtl13d7-20.jpg

Optotransistor costuma ter altas velocidades de comutação.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Olá, Maurício. Esse modelo eu não usei mas esperimentei aquele que tem um emissor e receptor lado a lado que reflete em uma superfície metálica. A maioria desses circuitos falam a respeito de usar um LDR para uma RPM não muito grande e, como você disse, os foto-transistores para maior RPM, mas até agora todos que montei não estão respondendo de acordo. Por isso que estou solicitando um circuito que alguém já tenha montado com sucesso.

Obrigado. :D:D:D

Compartilhar este post

Link para o post

É uma boa pergunta..

Pois se é o relé o responsável por cada pulso no contador (tipo aqueles com dígitos eletromecânicos) haverá um retardo no tempo, pois o relé também se trata de um circuito eletromecânico, usei para minha bobinadeira ainda quando não tinha experiência em eletrônica uma calculadora pequena velha, soldando dois fios no botão (=) sendo assim digitava 1-1 e cada pulso no "=" ele encrementava 1 na contagem, como sensor usei um magnético de cronômetro de bicicleta.

Meu ultimo usa IR mais alguns componentes discretos e 4 CI's 4026 se não me engano..

Um para cada display.

Compartilhar este post

Link para o post

Caros, postem os circuitos ai pra gente ver?

Abraço

Alessandro

Compartilhar este post

Link para o post

Não tem muito segredo, não. É um diodo de um lado, e um transistor de outro. As polarizações seguem as regras dos dois componentes.

Do lado do diodo, tem que ver qual é a tensão que vai alimentar o LED.

Chaves óticas similares a que eu citei acima, você encontra em mouses antigos, aqueles de bola, mas é melhor comprar uma, igual a de cima.

Coloca uma roda com um pequeno rasgo ou furo, no eixo da bobinadeira, e faz passar a roda entre a chave.

LDRs pra esse tipo de contador, não são muito eficientes.

Veja este tópico:

http://forum.clubedohardware.com.br/automacao-8051-contador/599349/2

Tem o esquema usando acoplador ótico, que é a mesma coisa.

[]'s

Editado por Maurício2006

Compartilhar este post

Link para o post

Olá pessoal, obrigado à todos que postaram. Das várias informações eu aproveitei a dica do Rodrigo Lange, sobre o sensor de bicicleta e consegui o que queria.:D:D:D

Obrigado e até a próxima.

Compartilhar este post

Link para o post

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais