Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
lucasbasniak

Problemas para usar Controladora SATA IDE

Recommended Posts

Olá para todos.

Estava tentando resolver um problema com uma placa PCI controladora com 3 SATA + 1 IDE da Promise quando me deparei com o Clube do Hardware.

Li dezenas de tópicos mas não consegui resolver o problema. Por isso peço ajuda.

A situação é a seguinte:

Tenho:

- 1 placa-mãe FOXCONN P4M800P7MA, com 2 portas SATA

- 3 HDs SATA, sendo:

Western Digital, acho que é SATA I, 160 GB (está com o sistema operacional)

Seagate, SATA II, 500 GB (lotado de vídeos)

Samsung, SATA II, 1000 GB (com uns 200 GB ocupados)

Quero usar os 3 HDs internamente mas como deu pra perceber os 3 são SATA e só tenho 2 portas SATA.

Então comprei no Mercado Livre uma Placa adaptador controladora PCI c/ 3 serial ata SATA 1 IDE (http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=81964470).

É uma placa fabricada pela PROMISE. Tem escrito nela:

PDC 20378

SATA RAID

SATA 150.

Quando inicio o computador aparece a mensagem: "FAST TRAK 378 BIOS version 1.0.0.37.

Não quero usar os HDs em RAID. Quero apenas conectar um dos HDs nesta placa.

Quando recebi a placa e tentei instalar os DRIVERS com o CD que veio junto, não consegui.

Achei os DRIVERS na internet (agora nem sei aonde) e consegui instalar a placa.

No gerenciador de dispositivos ela aparece em "Controladores SCSI e RAID" com o seguinte nome: WINXP Promise Fast Trak 376/378 Controller"

Mas o HD plugado nesta placa controladora não aparece no "Meu Computador". Ele está devidamente formatado e quando coloco na porta SATA da placa-mãe funciona perfeitamente.

Ao iniciar o computador aparece a mensagem: "no arrays is defined".

Dou CTRL F e esse HD, plugado na controladora, aparece na opção 1 View Drive Assigments como FREE.

Agora vem as questões:

1) É possível usar os 2 HDs nas portas SATA da placa-mãe e 1 HD em uma das portas da controladora (SEM RAID)?

2) Ou então 1 HD (com sistema operacional) na placa-mãe e os outros 2 HDs SATA na controladora?

3) O que será que estou esquecendo de configurar pra isso funcionar?

Desde já agradeço imensamente as ajudas.

Abraço a todos.

Mairon Lucas Basniak

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais