Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Nobumoto

ATX12V... Não tem onde pluguar

Recommended Posts

Olá a todos! :lol:

Meu computador tem apresentado vários defeitos, telas azuis, resets e etc...

A qual descofio ser a fonte, pelos testes que eu fiz.

Depois de ler um monte e fuçar um monte por ae me deparei com o seguinte cenário...

Meu pc possui uma fonte ATX12V...

Parte de um artigo:

"Este é um novo padrão de fontes de alimentação desenvolvido pela Intel para uso em conjunto com o Pentium 4. As fontes ATX12V possuem em conector adicional de 4 pinos, que deve ser encaixado na placa mãe, junto com o conector de força principal. Este segundo conector reforça a saída de 12V da fonte, assegurando que o processador sempre tenha energia suficiente para funcionar com estabilidade, mas ao mesmo tempo impede que sejam utilizadas fontes ATX comuns."

Realmente, tem esse conector de 4 pinos na minha fonte. Mas a minha mobo não tem o buraco pra conectar... :(

Era pra ter um conector, sei la, mas não tem aqui.

Isso pode ser a causa da instabilidade do sistema???

Mobo: Asus A7V600-X

Agradeço a todos pela ajuda

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seu processador é antigo, alimentado pela linha 5v, assim se torna desnecessário o uso desse plug que só fornece 12v para a placa mãe.

O que pode acontecer é que sua fonte é fraca e não esteja suportando o consumo do seu pc.

Para esses pcs que ainda possuem processador na linha 5v é recomendável usar modelos mais antigos de fontes que possuem a maior parte da potencia na linha 5v. As atuais possuem mais potência na linha 12v.

Leonardo

Compartilhar este post

Link para o post

Mas no caso, se eu achasse o plugue pra ligar esse pino (caso exista mesmo), não faria a menor diferença??? Tem como a fonte aguentar o tranco anos, e do nada começar a dar problema? Imagiando que a minha fonte seja fraca pro meu pc???

Ahhh, meu processador é um Athlon XP 2600+

Compartilhar este post

Link para o post

Existem mobos para o seu processador que fazem a alimentação do processador pelo 12v, nesse caso existe o referido plug. Seu conector fica perto do processador. Mas acredito que esse não seja o caso da sua mobo.

É possível sim que sua fonte "do nada" possa parar de funcionar. Com o desgaste dos componentes é normal que a fonte "perca potência" com o tempo.

Para o seu pc uma fonte de 350W já é o suficiente, mas que sejam 350W reais. Ao comprar olhe a corrente (A) na linha 5v, para o seu pc essa deve ser a linha com a maior potência.

Leonardo

Compartilhar este post

Link para o post

E tem algum tipo de teste que eu possa confirmar com certeza absoluta que é a fonte???

Tenso é eu comprar uma fonte e continuar bugando. T.T

Mas se tivesse um conector pra esse pino ae, não ajudava em nada???

Eu tinha um pc similar a esse aqui em casa, dae peguei todas as coisas dele e troquei com as desse aqui, menos placa mãe, fonte e processador. =X

Compartilhar este post

Link para o post

Os processadores Athlon XP já eram alimentados pelo 12V, exceto nas placas Asus e ASRock. E, sim, a alimentação pelos 12V ajudaria e muito. Queima de fontes de alimentação nas placas Asus para socket A se tornaram uma constante na época, em especial nessa A7V600-X.

Compartilhar este post

Link para o post

Dando uma lida por ae, vi que essa minha placa é um lixo... ^^

Mas na época eu simplesmente fui na loja e comprei qualquer coisa. =/

Eu li em algum lugar que tem tipo um adaptador, sei la... Existe mesmo??? qual é?

Vlwww!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais