Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Rodrigo Lange

Controle de servo via módulos RF RR3 e RT4 de 433,92MHz

Recommended Posts

Olá pessoal!

Tenho dúvidas:

Já possuo os módulos RR3 e RT4 da Telecontrolli, fiz projetos usando pares encoder/decoder sem nenhum problema (MC14502x, HT12x), gostei do alcançe destes módulos que se encaixam com o que quero..

Resta as dúvidas..

Já pesquizei sobre comando de servos, achei alguns projetos bacanas com o 555 como por exemplo (http://www.uoguelph.ca/~antoon/gadgets/servo3.htm)

Posso transmitir via RT4 os pulsos até o RR3 pra comandar o servo?

E se posso usar na mesma banda o par encoder/decoder?

O projeto se trata de uma ferrari escala 1/38 muito pequena (cabe na palma da mão) onde já fiz todo o circuito e funciona, usei micromotor para a tração, microservo pra dianteiras mas ficou ruim dobrar as rodas dianteiras totalmente, circuito gira tudo para um lado ou td para outro. gostaria de um comando com mais precisão como o link acima!

Ps:

preciso usar esses pares pelo seguinte motivo:

Não tenho quase nenhum espaço dentro do carro, vai quase tudo só no microservo dianteiro, motor de tração, circuito e bateria (celular), ah e sem falar na pilha de relógio de 1,5 em série para me dar tensão suficiente para o RR3 e MC145028. Também pelo fato do controle ser de PS2 onde já tenho um pot. na palanca analógica com resistencia igual a propósta no circuito de controle.

Aguardo a opnião de todos!

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ok, obrigado pela atenção oceano!

Mas ainda não tira minha dúvida:

Posso controlar um servo motor através destes módulos?

Sei que experimentar seria a melhor opção mas antes gostaria de saber se ao menus tem possibilidade de funcionar!

Compartilhar este post

Link para o post

Colega Rodrigo, você pode Sim usar estes módulos (RT4 e RR3), o servo é que tem que ter o controle do volante, por exemplo: você determina um pulso PWM de 10KHz para o volante ficar em linha reta, se diminuir os pulsos, (ex: 5KHz), o volante estará todo a Esq., e se você aumentar o pulso, (ex:15KHz), o volante estará para direita, no caso de não se mexer no "manche" ou "Alavanca" de direção, o circuito estará sempre transmitindo 10KHz, e o carro estará indo reto...

Não sei se fui claro! me desculpe!..., e tbem não sei implementar um circuito como este!... mas que funciona na "teoria"?, funciona, concorda?...

Seria +ou- como o SKEW de antena parabolica....

Compartilhar este post

Link para o post

a ideia do bcpetronzio é classica, e muito boa

mas me responde uma coisa no seu projeto original voce disse que o carrinho virava as rodas tudo pra um lado ou pra outro, mas voce conseguia fazer ele acelerar e virar as rodas ao mesmo tempo?? se conseguia como fez?

quanto ao PWM, voce vai ter que deixar de lado o MC14502x e usar outra coisa, um pic talvez..

espero que tenha ajudado

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado amigo Bruno!

Na teoria funciona sim mas acompanhe logo abaixo..

a ideia do bcpetronzio é classica, e muito boa

mas me responde uma coisa no seu projeto original voce disse que o carrinho virava as rodas tudo pra um lado ou pra outro, mas voce conseguia fazer ele acelerar e virar as rodas ao mesmo tempo?? se conseguia como fez?

quanto ao PWM, voce vai ter que deixar de lado o MC14502x e usar outra coisa, um pic talvez..

espero que tenha ajudado

Consegui sim, usei um projetinho de testador de servos, usei duas saídas do MC145028 e com as outras duas determinei a direção do motor, com mais um MC usando tres saidas determino a velocidade dada por PWM usando tres bits com mais um 4051 que tem 8 saidas (este serve de potenciômetro para o 555 no modo PWM)! O projeto do servo que citei no primeiro post funciona bem mas quando tento transmitir com o par RT4/RR3 não funciona! tenho a informação que meu servo funcina normalmente a 33Hz o que muda é a largura do pulso de 0 a 2 milisegundos se não me engano..

Eu gostaria muito de fazer funcionar porque outra forma de controlar não caberia no carro que é na escala 1/38 muito pequeno!

mas voce conseguia fazer ele acelerar e virar as rodas ao mesmo tempo?? se conseguia como fez?

Sim pois uso um 4066 com cada saída do MC fazendo assim que permaneça ativo somente quando o VT do MC está em nível 1. Usei um cap. em paralelo com a saída VT do MC poruqe quando está transmitindo dados direto ao comutar uma de suas entradas o VT vai a nível baixo por um espaço muito curto e isso faria uma pequena falha a cada comutação de por ex. (estar acelerando e virar ao mesmo tempo)

Se alguem não entendeu procuro explicar melhor..

Compartilhar este post

Link para o post
Consegui sim, usei um projetinho de testador de servos, usei duas saídas do MC145028 e com as outras duas determinei a direção do motor

Mas o MC145028 não tem duas saidas ele só tem o VT, você quis dizer que esta usando o MC145027(que tem 4 saidas)??

Mas mesmo assim não entendi como fez o PWM, eu pesquisei sobre isso já faz tempo, mas tinha desistido da ideia e adotado outra solucão, porém agora que você tocou no assunto isso muito me interessa.

Quanto ao seu problema, ligando direto os fios Dout e Din do codificado e decodificador o circuito funciona? eu digo sem usar o RF

Outra coisa, sera que você nao esta excedendo o limite da banda passante do módulo receptor RR3, que é de 2KHz?

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Eu teimo em colocar o nº8 hehe!

Mas é o 27 q utilizo mesmo!

Mas mesmo assim não entendi como fez o PWM, eu pesquisei sobre isso já faz tempo, mas tinha desistido da ideia e adotado outra solucão, porém agora que você tocou no assunto isso muito me interessa.

Tu já pesquizou sobre o CD4051 (CMOS Analog Multiplexers/Demultiplexers with Logic Level Conversion)

Então ele tem uma entrada e 8 saídas, já montei até pots pra audio com ele!

Use ele como pot. para o circuito PWM.

No caso utilizei 3 saidas do 45027.

O projeto que utilzei foi "este" e pelo que lí me parece que a banda é de 50Hz.

Quanto ao seu problema, ligando direto os fios Dout e Din do codificado e decodificador o circuito funciona? eu digo sem usar o RF

Sim perfeitamente!

Ele também esta dentro da banda passante do RR3 (1.71KHz)

Compartilhar este post

Link para o post

Bom Rodrigo, vou dar uma estudada melhor nesse CI que você disse, mas quanto ao seu problema essas eram minhas ideias...so o que posso dizer é boa sorte.

Vou acompanhar seu topico, pois tambem estou interessada na solucao

T+

Compartilhar este post

Link para o post

Aí galera, alguém sabe me falar como faço para ampliar a quantidade de dispositivos controlados pelos CIs MC145026 e MC145027 utilizando o esquema do RogerCom (LPTWIRELESS) com esses módulos de RF RR3 e RT4?

Por exemplo: No artigo ele controla apenas 8 dispositivos (como se fosse pouco...) mas preciso de mais ou menos 16 saídas utilizando um transmissor e um receptor de RF

Compartilhar este post

Link para o post

Aquele esquema só pode para 8 dispositivos pois o programa só permite para oito.Mas se você quiser você pode controlar até 972.Pois cada MC145027 controla 4 certo?

Você pode ter até 243 MC145027 usando o sistema de 3 possibilades por bit de endereço.

Ou seja:

3 elevado a 5 = 243

243*4=972

Compartilhar este post

Link para o post
Aí galera, alguém sabe me falar como faço para ampliar a quantidade de dispositivos controlados pelos CIs MC145026 e MC145027 utilizando o esquema do RogerCom (LPTWIRELESS) com esses módulos de RF RR3 e RT4?

Por exemplo: No artigo ele controla apenas 8 dispositivos (como se fosse pouco...) mas preciso de mais ou menos 16 saídas utilizando um transmissor e um receptor de RF

Utilize em conjunto com cada decoder um 74LS42 (BCD-->DECIMAL)

Sendo assim tens 20 saídas e tu não precisa fazer alterações no programa, apenas as combinações binárias e escolher a saída!

É assim que uso em conjunto com o MC145027 e funciona ok!

No meu caso uso 74LS192 em conjunto com o 145026 mas voce apenas terá de fazer as combinações corretas no programa!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais