Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Controlar sentido e velocidade de motor por RF


Carlos.An.Silva

Posts recomendados

Gostaria de saber como faço para controlar por Radiofrequência o sentido e a velocidade de um motor elétrico de pequeno porte (12v). Pretendo construir um carrinho radiocontrolado utilizando o esquema de transmissor e receptor do site RogerCom http://www.rogercom.com/pparalela/LptWireless.htm .Minha intenção é utilizar o mínimo de saídas do receptor de RF. Por ex: duas daídas para mudar o sentido e duas para controlar a velocidade, de maneira que a cada vez que o receptor receber o sinal ele aumenta a velocidade em uma determinada proporção. Não sei se expliquei direito mas o que quero é o seguinte: se eu apertar o botão "+" ele aumenta a velociade, se eu apertar de novo o "+" ele aumenta de novo e assim por diante, e o mesmo vale para diminuir a velocidade, "-" ele diminui. etc... Não manjo muito de eletrônica mas se alguém puder me ajudar ficaria muito grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí Rodrigo... Já obteve algum resultado? Posta alguma coisa aí para eu ver!

Féra só não posto os resultados ainda porque ele ainda não esta pronto, mas posso adiantando o que estou utilizando..

Pares encoder/decoder

CD4051

74LS192

555

Ponte "H"

Controle PWM

servo digital

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já vi circuitos parecidos em rádios por controle remoto.Você deve usar um contador up/down,e em suas saidas você coloca resistores conectados em sequencia e quando vai aumentando ou diminuindo a contagem vai somando a resistencia de cada um.

E aí miniman12 você não tem nenhum exemplo deste funcionamento não? Se tiver posta aí pra gente ver... Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algum problema em usar microcontroladores ? voce poderia usar um AVR, PIC, 8051 (ou algum outro que voce prefira, vai a gosto do fregues) pra interpretar a saida do decoder, e de acordo com isto gerar um sinal PWM. O codigo pra isso é bastante simples.

Suponho que o motor que voce usara nao consuma muito, então uma ponte H com transistores bipolares/ci dedicado seriam faceis de usar.

Agora se o motor ja for mais "cavalo", eu acho que vale mais a pena partir pra uma ponte com mosfets, mesmo tendo um bocado a mais de trabalho...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como disse antes use dois decoder´s 45027..

Sendo assim no 45026 a entrada TE fica sempre aterrada e as demais entradas de endereço com resistores pull-up.

Um 45027 vais usar para controlar o sentido via ponte H de dois motores.

Com o outro 45027 vais usar três saídas dele para comandar os pulsos PWM via CD4051 (ele serve apenas como pot. para os circuitos PWM bastante discutidos aqui no CH) e ainda sobra uma saída (D4) que pode acionar faróis por exemplo!

Estou sem muito tempo para desenhar pois estou envolvido em outros projetos mais urgentes.

Mas dá pra ter uma noção por esse esboço...

Qualquer dúvida perguntem..

Ps:

Pelomenus eu quando abri o arquivo em anexo percebi que algumas linhas se perdem, atenção!!

post-370240-13884949217096_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião,

Pelo fato de serem transmitidos quatro bits, um contador de décadas não é o ideal, pois o controle pode ser mais sensível se for utilizado um contador binário (0 .. 15), o 74193 que é similar ao 74192.

Porém, fica mais difícil de mostrar isso em um display e do outro lado da transmissão seria mais prático com a utilização de um microcontrolador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo plenamente!

Mas postei apenas um esboço do circuito!

Ele funciona, tanto que no meu RC uso um similar, com algumas coisinhas bestas a mais..

O contador 74193 pode sim ser usado mais como usamos apenas 3 bits, 0-7 com o 4051 perde sua finalidade!

Eu usei apenas 6 velocidades controladas por PWM e ficou bom!

Como se trata de um controle para carrinho não necessita muitas velocidades (na minha opinião já que ando sempre no limite maximo hehe).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece ser exatamente o que preciso Rodrigo!

Porém, como havia dito eu estou começando a estudar a eletrônica e ainda não manjo muito, e precisava do circuito completo para montar. Se você puder postar ficaria muito grato. E desde já agradeço a atenção de todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Estive um pouco impossibilitado de postar no fórum mas estou de volta para questionar mais! He he he!!

Conseguiu mais alguma coisa Rodrigo?

Me desculpem por não dar nenhuma dica pois sou muito leigo em eletrônica ainda, mas estou estudando bastante.

Conto com a ajuda de vocês para montar meu carrinho!

Pretendo fazê-lo com controle dos faróis, controle de velocidade e se possível controlar a posição das rodas (não simplesmente para esquerda e para direita mas posicionar as rodas em um certo ângulo)

Espero ter sido claro e desde já agradeço a compreensão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Ok velho!

Fiz uma pergunta em outro tópico que dependendo da resposta ficará mais fácil pra mim fazer o projetinho pra tí!

Aguarde um pouco que logo logo tá na mão!

E aí Rodrigo, beleza?

O esboço que você tinha postado deu para ter uma noção de como fazer o projeto, mas não entendi algumas coisas. "UP" e "DOWN" é para selecionar a velocidade e depois tenho que dar "OK" para funcionar? S2 e S3 são para selecionar as direções? Se você terminou o seu posta aí... Não me abandona não!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...