Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Resolução de Video no Ubutun


Diogo.Nery

Posts recomendados

Bom, sou iniante, mas tenho procurado bastante na internet e ainda não consegui achar algo que possa me ajudar. Instalei o ubuntu no meu pc com dual-boot, sendo que no linux eu não consigo configurar a resolução do video para 1024x768 , procurei e encontrei como mudar so que quando entro na central de controle(não lembro se é esse o nome mesmo) ele so me permite que eu va ate 640x400 como resolução máxima, logo imaginei que possa ser algum problema com driver, então gostaria de saber a opnião de vocês e se alguem consegue me dar uma solução porque como sou iniciante(não consigo fazer o que penso) porque não sei como :P

ah !, so pra deixar vocês a par no windows xp eu tenho a configuração 1024x768 funcionando sem nenhum problema .

Atenciosamente .:confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você precisa instalar a sua placa de vídeo!

você pode achar informações mais facilmente em foruns específicos do ubuntu ou do debian (a distro-mãe do ubuntu)

Bom, ja procurei em muitos foruns e não achei algo que possa me ajudar , se tiver algum site ou ate mesmo material que possa me enviar agradeço .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, sou iniante, mas tenho procurado bastante na internet e ainda não consegui achar algo que possa me ajudar. Instalei o ubuntu no meu pc com dual-boot, sendo que no linux eu não consigo configurar a resolução do video para 1024x768 , procurei e encontrei como mudar so que quando entro na central de controle(não lembro se é esse o nome mesmo) ele so me permite que eu va ate 640x400 como resolução máxima, logo imaginei que possa ser algum problema com driver, então gostaria de saber a opnião de vocês e se alguem consegue me dar uma solução porque como sou iniciante(não consigo fazer o que penso) porque não sei como :P

ah !, so pra deixar vocês a par no windows xp eu tenho a configuração 1024x768 funcionando sem nenhum problema .

Atenciosamente .:confused:

Cara, só faltou você explicitar qual distro você usa e qual sua placa de vídeo, NVidia ou ATI, mas ainda assim, vão alguns tutos pra você, se ainda assim não resolver, posta seu problema ae que a gnte dah um jeito, valeu?

http://eldermf.wordpress.com/2008/01/29/instalar-placa-de-videos-no-ubuntu-pelo-envy/

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=36402.0

http://darkstrikerd.wordpress.com/2006/07/12/instalando-placa-de-video-nvidia-no-ubuntu-dapper-alternativo/

Entenda que para você baixar o driver, você tem q ter habilitado os repositórios 'Universe' e 'Multiverse'. Para isso, vá em Sistema>Administração>Gerenciador de Pacotes Synaptic

Lá, você vai no menu Configurações>Repositórios

Seleciona 'Universe' e 'Multiverse'

Fecha a janela de repositórios e clica em 'Recerregar'

Siga os tutos e qqer problema coloque ai, a gnte dah um jeito...

Boa Sorte!!

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, só faltou você explicitar qual distro você usa e qual sua placa de vídeo, NVidia ou ATI, mas ainda assim, vão alguns tutos pra você, se ainda assim não resolver, posta seu problema ae que a gnte dah um jeito, valeu?

http://eldermf.wordpress.com/2008/01/29/instalar-placa-de-videos-no-ubuntu-pelo-envy/

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=36402.0

http://darkstrikerd.wordpress.com/2006/07/12/instalando-placa-de-video-nvidia-no-ubuntu-dapper-alternativo/

Entenda que para você baixar o driver, você tem q ter habilitado os repositórios 'Universe' e 'Multiverse'. Para isso, vá em Sistema>Administração>Gerenciador de Pacotes Synaptic

Lá, você vai no menu Configurações>Repositórios

Seleciona 'Universe' e 'Multiverse'

Fecha a janela de repositórios e clica em 'Recerregar'

Siga os tutos e qqer problema coloque ai, a gnte dah um jeito...

Boa Sorte!!

Abraço!!

Estou usando o ubuntu 8.6 e a minha placa de vide é a trident video acelerator 96xx/938x, eu fiz um teste e instalei outro linux na mesma maquina(kurumim) e ela reconheceu a placa como tridente tgui9660

espero que consiga resolver esse problema :P

Obs.: tem como me explicar como alterar os aquivos texto, estou tentando modificar a ordem do meu grub e não consigo, ele fala que eu não posso, e eu não sei se tenho que habilitar algo com a senha de adim.

atenciosamente.

(OBS.: Corrigindo, meu ubuntu é a versão 8.04)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ubuntu 8.6? Estranho a versão do Ubuntu. Mesmo assim, acredito que era para funcionar na versão q você está usando... Faz o que klvr falou e posta o resultado aí.

Sobre o Grub, você tem q acessá-lo pelo terminal. Arquivos assim você tem q ter acesso de "administrador".

Vai no terminal e digita:

"sudo gedit /user/seilá/naosei/arquivo.ext"

"sudo" te dá o acesso

"gedit" é o programa para editar

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ubuntu 8.6? Estranho a versão do Ubuntu. Mesmo assim, acredito que era para funcionar na versão q você está usando... Faz o que klvr falou e posta o resultado aí.

Sobre o Grub, você tem q acessá-lo pelo terminal. Arquivos assim você tem q ter acesso de "administrador".

Vai no terminal e digita:

"sudo gedit /user/seilá/naosei/arquivo.ext"

"sudo" te dá o acesso

"gedit" é o programa para editar

Abraços

ok, vou fazer aqui e posto o resultado, grato :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora sim com esse ultimo tutorial consegui aumentar minha resolução.

valeu mesmo galera pela ajuda, mas não pensem que vão se ver livre de mim, vou estudar pra montar servidor e agora que as dúvidas vão aparecer, bom minha resolução agora esta em 800x600, não consegui colocar 1024x768 mas ja ta ótimo hehe.

obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...