Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Indicador de tensão com leds


marceloremor

Posts recomendados

Mais um detalhe...

Quando você coloca vários potenciômetros em série, fica absurdamente difícil de calibrar um circuito... Você regula o primeiro, quando tenta regular o segundo é obrigado a regular o primeiro novamente, volta a regular o segundo e assim por diante até conseguir regular os dois... Quando for regular o terceiro recomeça a novela (é obrigado a regular novamente o primeiro e o segundo várias vezes... É um saco!)

Ou você faz o que o faller disse, colocando vários resistores fixos e apenas um potenciômetro, todos em série, ou coloca um potenciômetro pra cada comparador, mas ligados idependentemente um do outro (não pode ser em série!): cada potenciômetro terá um lado ao 12V, o outro lado ligado ao terra e o centro (cursor) ligado ao comparador...

Aí você regula cada potenciômetro pro valor que quiser...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segui os conselhos de vocês e lendo sobre divisor de tensão consegui chegar no seguinte circuito:

indicadorv6jm8.jpg

w534.png

Rodei no circuit maker e a principio está tudo como o pretendido.

Medi as tensões nos pontos necessários e chegou ao que eu queria.

Favor dêem uma olhada no circuito e caso tenha algum erro que o circuit maker nao acusou ou alguma sugestão...

Agradeço desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Favor dêem uma olhada no circuito e caso tenha algum erro que o circuit maker nao acusou ou alguma sugestão...
Parece tudo em ordem. Só que a sua fonte deve ser estabilizada, se não, monte o circuito que indiquei acima.
eu ainda so mais a ideia de um pot para cada comparador, dai você mede com o multimetro o ajuste. E depois nao mexe mais.
Edu, não há necessidade, pois as tensões que ele quer indicar varia de modo linear. Regulando 1V basta dividir com 4 resistores iguais.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
eu ainda so mais a ideia de um pot para cada comparador, dai você mede com o multimetro o ajuste. E depois nao mexe mais.
Justificaria se as tensões não fossem linearmente dependentes.

Como o são, e numa escala de variação constante, de passo para passo, melhor cravar os resistores e fazer um só ajuste. Se for necessário maior precisão, use resistores de 1%. Se for necessário ajuste fino, coloque um resistor e um potenciômetro de 1/10 do valor total até o +12 Volts.

Se for necessário estabilidade térmica inclusive, siga a dica do soschip, derive a referência de uma tensão menor que a de 12 volts da alimentação, e estabilizada com diodo zener. Diodos zener em volta de 6,2 volts de tensão tem uma boa estabilidade térmica..

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É porque não vou ter um multimetro em mãos sempre que for usar o circuito! Vou usá-lo para calibrar e depois usarei o próprio circuito para ter noção da tensão que estou trabalhando.

Pretendo montar o circuito no fim de semana. Amanhã vou comprar os componentes.

Quando tiver com tudo montado direitinho posto os resultados para vocês.

Caso haja interesse posso postar fotos também.

Vou usar este circuito em conjunto com o circuito atenuador para usar o notebook como osciloscópio.

Antes que me perguntem porque não peguei alguma coisa pronta ou algo do gênero: Estou montando esse circuito como trabalho de uma disciplina da faculdade. Estou cursando Eng. de Produção Elétrica na ufsc.

Agradeço a todos pela ajuda. Acabei de me registrar no forum mas já aprendi muito em apenas um tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...