Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa de vídeo - Aumentar memória.


Cakinhu

Posts recomendados

Olá!

Estou com uma dúvida:

Meu computador tinha 128MB de RAM com uma placa de vídeo onboard (S3ProsavageDDR) de 16MB, ficando com 112MB de RAM, já q é onboard. Aumentei minha RAM com um pente de 512MB, ficando agora com 624MB de RAM(128MB de um pente + 512MB do novo pente = 640MB, menos os 16MB do vídeo) e ainda com 16MB de RAM no vídeo. Andei pesquisando e parece q essa minha placa suporta até 64MB, entretanto em outros lugares vi que ela suporta até 32MB. Independente do tanto que ela suporta eu queria aumentar de qualquer jeito, mas não sei onde. Na BIOS não é porque já pesquisei lá, fucei em tudo que é lugar e não achei. Vou colocar a configuração do meu PC aqui, incluindo o que aparece escrito no EVEREST sobre a minha placa de vídeo. Se alguém puder me ajudar, agradeço.

Propriedades do processador gráfico

Adaptador gráfico S3 ProSavageDDR (86c420)

Número de código 86c420

Dispositivos PCI 5333-8D04 / 1458-D000

Tipo de Bus GP 4x @ 4x

Tamanho da memória 16 MB

Velocidade da GPU 121 MHz

Pixel Pipelines 1

TMU por Pipeline 2

Vertex Shaders Não suportado

Pixel Shaders Não suportado

Suporte de Hardware para o DirectX DirectX v6.0

Taxa de preenchimento de pixel 121 MPixel/s

Taxa de preenchimento de "texture maps" 242 MTexel/s

Fabricante do Processador Gráfico

Nome da empresa S3 Graphics Co., Ltd.

Informação sobre o produto http://www.s3graphics.com/en/products

Download do controlador http://www.s3graphics.com/en/resources/drivers/index.jsp

Atualização de controlador(Driver) http://driveragent.com?ref=59

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Propriedades do adaptador gráfico

Descrição do dispositivo S3 Graphics ProSavageDDR

identificação do adaptador S3 Compatible Display Adapter

Identificação da BIOS 30.00.20

Tipo de circuito S3 ProSavage DDR

Tipo de DAC S3 SDAC

Controladores instalados s3gnb (6.14.10.0033-13.94.33)

Tamanho da memória 16 MB

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Processador Intel Celeron D315(2.26GHZ CACHE 256K)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Se precisar de mais informações sobre meu PC é só falar. Acho que isto é o suficiente. Entre todos os fóruns, acho q este vale a pena postar para obter resposta.

Desde já agradeço!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já procurei de td na BIOS e não achei...Minha BIOS é de 2 anos atrás, talvez tenha q atualizar, mas não sei se atualizando aparece, porque de algum modo compartilharam 16MB com minha placa com a BIOS velha...Então não deve ser isto.Além do mais tenho medo de atualizar a BIOS porque não sei o procedimento correto e sei q se você faz errado acaba ferrando com a placa-mãe e pode até perder ela...Como será q faz? Nenhuma luz de alguém ai?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Informações contidas no EVERESt sobre minha placa-mãe:

Propriedades da CPU

Tipo de processador: Intel Celeron D 315, 2278 MHz (17 x 134)

Velocidade de clock original: 2266 MHz

Multiplicador Mín / Máx da CPU :14x / 17x

Engineering Sample: Não

Código de rota de cache L1: 12K Instructions

Dados de cache L1: 16 KB

Cache L2: 256 KB (On-Die, ECC, ATC, Full-Speed)

--------------------------------------------------------------------------

Nome da Placa Mãe: Gigabyte GA-8VM533M-RZ

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, nem adianta no teu caso aumentar essa memória de vídeo.

O chipset de teu vídeo onboard é baseado numa arquitetura de 1998/1999, o que num te deixaria rodar nada direito que seja atual..Apenas alguns joguinhos bem leves e antigos

Aumentar a memória num vídeo Onboard como esses seria desperdício entende?

até!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este computador é da semptoshiba, então eu nem montei, já comprei prontinho lá no EXTRA. Há 3 anos era o top dos tops. Hoje não vendo por mais de R$400,00. É q eu não tinha uma noção de PC que nem tenho hoje. O próximo que eu comprar já vou montar, por saber até que sai mais barato. Mas é muito estranho esse daqui. Eu sei que é na BIOS que se altera este tipo de coisa. Eu pensei que este seria igual, mas nem é e por isso resolvi procurar ajuda, porque se fosse diferente era uma informação a mais no meu "conhecimento de informática". Só que tá embaçado! Não encontro respostas! Ninguém sabe onde é, impressionante!

Ela tem como aumentar, isso é certeza! Eu sei que bons jogos não rodarão, mas pra mim tá bom, pelo menos por enquanto. Têm jogos relativamente bons que necessitam de um vídeo um pouco maior que 16MB e é pra isso que quero aumentar. Por exemplo, o DOOM 3 tem como requisito mínimo 64MB de vídeo...Eu sei que vai rodar no "low", mas roda...porque de resto meu Pc tá acima dos requisitos, o vídeo que está me limitando!ou, se vocês conhecerem alguém que saiba, ou se alguém ai souber, ou dar uma luz, agradeço!

valeu, até!

Ah, esqueci de dizer:

O meu PC tem 624MB (640 - 16) de ram,coloquei um pente de 512MB recentemente (tinha só um de 128MB antes) e por isso estou querendo jogar um pouco mais pra placa...Acho q não vai me fazer falta!Entendeu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

brother procura no menu advanced do setup da placa mãe!!!!!!!!

asus p5gc-mx/1333/ pentium dual core e2140/2 gravadores de dvd lg 1 sata e 1 ide+1 de cd/2gb de ram 667 em dual channel/hd 2x250gb samsung/6 exaustores e 26º graus o cpu já overclockado/nvidia 8600gt 512mb zoggis/subwoofer 2.1 clone/thermaltake de 600w reais/genius 5.1/lcd aoc 712sa windows vista ultimate edition muito feliz s.o muito bom tive uns probleminhas mas resolvi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

brother procura no menu advanced do setup da placa mãe!!!!!!!!

Por incrível que pareça, não está!

Já rodei aquela BIOS inteira!

:wacko:

telainicialxa3.jpg

Tela Inicial

standardcmosfeaturesbk8.jpg

Standard CMOS Features

advancedbiosfeatureskd7.jpg

Advanced BIOS Features

integratedpripheralsbg3.jpg

Integrated Peripherals

powermanagementsetupqo3.jpg

Power Management Setup

pnppciconfigurationmk9.jpg

PnP/PCI Configuration

pchealthstatusuc1.jpg

PC Health Status

frequencyvoltagecontrollk4.jpg

Frequency Voltage Control

---------------------------------------------------------------------------------------------

Essas são as fotos da minha BIOS...Se alguém sabe onde se encontra a bendita opção, vai que ela está com um nome incomum ou uma opção diferente da padrão, alguém me avise...Ou qualquer outra luz para esse mistério!

Na tela inicial tem uma opção "F8: Q-FLASH". Sempre que seleciono essa opção a BIOS trava e tenho q reiniciar o PC. Alguém sabe o que é isso tb?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esse Q-flash é o útilitário que algumas placas mãe tem, que serve para atualizar a BIOS..Ele só roda, caso detecte algum disquete, Cd, ou pendrive com a BIOS no formato correto e descompactada pra atualizar, por isso ele trava!

Acho que sua placa mãe não tem mesmo a opção!

Tem gente que diz que tem as opções avançadas, apertando crtl+f11, ou só f11, num me lembro bem...tente isso.Se não funcionar, acho que não tem como mesmoo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esse Q-flash é o útilitário que algumas placas mãe tem, que serve para atualizar a BIOS..Ele só roda, caso detecte algum disquete, Cd, ou pendrive com a BIOS no formato correto e descompactada pra atualizar, por isso ele trava!

Acho que sua placa mãe não tem mesmo a opção!

Tem gente que diz que tem as opções avançadas, apertando crtl+f11, ou só f11, num me lembro bem...tente isso.Se não funcionar, acho que não tem como mesmoo!

Pois é, não tem!

Impressionante! Tem que haver algum modo!

Pra que os caras iriam inventar algo que expande até certo ponto se não tem como expandir?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, algumas placas mãe não tem essa opção mesmo

Tive como exemplo uma p4s533-Pro de meu colega, que não sobe o Vídeo onboard à mais de 32 mbs de jeito nenhum! não há como aumentar nem como diminuir a quantidade de vídeo,mesmo com a placa mãe afirmando que isso é possível, não há como..

Infelizmente..talvez uma atualização de BIOS resolva esse seu problema, mas pra quem é leigo, uma atualização mal-feita pode resultar em um pc que não ligará nunca mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, algumas placas mãe não tem essa opção mesmo

Tive como exemplo uma p4s533-Pro de meu colega, que não sobe o Vídeo onboard à mais de 32 mbs de jeito nenhum! não há como aumentar nem como diminuir a quantidade de vídeo,mesmo com a placa mãe afirmando que isso é possível, não há como..

Infelizmente..talvez uma atualização de BIOS resolva esse seu problema, mas pra quem é leigo, uma atualização mal-feita pode resultar em um pc que não ligará nunca mais!

Então, eu tô sabendo que uma atualização errada acaba com o PC.

De computador eu tenho uma noção e sei todo o procedimento da BIOS!

Mas EXECUTAR o procedimento, ai sim eu sou leigo porque nunca atualizei, e esse é meu medo!

Fazer o que, tem que deixar como está mesmo ou juntar uma grana pra comprar uma off.Dá menos dor de cabeça!

valeu por quem tentou ajudar ai!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De nada cara..

Mas comprar um vídeo off com a sua configuração??Valeria mais a pena juntar um pouco de grana, e montar um gabinete totalmente novo

O meu, da assinatura por exemplo(só o gabinete e peças, claro), saiu por 620 no total..Valeria mais a pena investir em uma Mobo nova, com Pci Express, do que gastar em uma mobo Agp, um processador ultrapassado, e memórias lentas certo?

de repente, você até faz seu upgrade com a ajuda de nós do fórum

até!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De nada cara..

Mas comprar um vídeo off com a sua configuração??Valeria mais a pena juntar um pouco de grana, e montar um gabinete totalmente novo

O meu, da assinatura por exemplo(só o gabinete e peças, claro), saiu por 620 no total..Valeria mais a pena investir em uma Mobo nova, com Pci Express, do que gastar em uma mobo Agp, um processador ultrapassado, e memórias lentas certo?

de repente, você até faz seu upgrade com a ajuda de nós do fórum

até!

Concordo com o cronos , esse pc só vai te dar dor de cabeça e muito trabalho para achar peças compativeis. Montar um pc com slot PCI-E já esta bem acessivel e alem disso voce poderá dar upgrades com mais facilidade e com peças melhores.

Evite compra computadores em super mercados , tv ou lojas de departamentos.

Procure um tecnico na sua cidade e monte voce mesmo , o pc fica muito melhor e mais custo-beneficio.

Mesmo que voce nao compre um processador ou uma placa de video top , procure uma PM que voce possa fazer upgrades para peças novas , assim quando voce precisar fazer upgrades voce nao precisa corre atras de peças usadas e ultrapassadas.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Então, eu tô sabendo que uma atualização errada acaba com o PC.

De computador eu tenho uma noção e sei todo o procedimento da BIOS!

Mas EXECUTAR o procedimento, ai sim eu sou leigo porque nunca atualizei, e esse é meu medo!

Fazer o que, tem que deixar como está mesmo ou juntar uma grana pra comprar uma off.Dá menos dor de cabeça!

valeu por quem tentou ajudar ai!

Abraços!

Viu cakinhu vai na BIOS e aperta ctrl+F1,vai aparecer mais opções

dae,tem um lugar la q da pa escolhe se você quer 8,16,32 d memoria de video Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...