Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Intel DP45SG - Dúvida sobre conexão e memória


D4N!3L_1968

Posts recomendados

Boa tarde companheiros do fórum! É uma honra poder compartilhar esse espaço com os senhores.:)

É a minha primeira participação, e de cara já peço vossa ajuda.

Recentemente comprei a placa-mãe Intel DP45SG, e percebi que ela possui um conector de energia extra para a placa de vídeo. Fica bem ao lado de um dos slots PCI-Ex. Minha placa de vídeo é uma Sapphire HD3870 512MB GDDR4 ATI Radeon, e ela já vêm com um conector de energia extra para ligar diretamente a fonte.

Minha dúvida é: Qual conexão eu utilizo para alimentar a placa de vídeo? Ligo o cabo de energia extra nesse conector da placa-mãe, ou o ignoro e ligo diretamente na placa de vídeo?:confused: Lembrando que na placa-mãe é um conector de quatro pinos (Igual ao dos HDs e DVDs) e o da placa de vídeo é de seis pinos.

A outra dúvida, que também envolve a Intel DP45SG, é relativa à memória. Essa placa tem suporte para DDR3 1333/1066/800 MHz. Então comprei um par da OCZ DDR3 PC3-10666 Platinum Edition com latência 7-7-7. O problema é que após comprar essas memórias, achei no site da Intel um documento de revisão de especificações da DP45SG que fala em suporte às memórias 1333 MHz apenas com latência de 9-9-9.

Minha dúvida em relação a isso: Terei que comprar outra memória ou posso usar essas mesmo e configurar manualmente no Setup para funcionarem com a latência 9-9-9?:confused:

O documento que achei no site da Intel chama-se "Specification Update". Abaixo colo a parte referente às memórias.

1.5 System Memory

The board has four DIMM sockets and supports the following memory features:

• 1.5 V DDR3 SDRAM DIMMs with gold plated contacts, with the option to raise the

voltage to support higher performance DDR3 SDRAM DIMMs

• Dual channel interleaved mode support

Unbuffered, single-sided or double-sided DIMMs.

• 8 GB maximum total system memory. Refer to Section 2.11 on page 37 for

information on the total amount of addressable memory.

• Minimum recommended total system memory: 256 MB

• Non-ECC DIMMs

• Serial Presence Detect

• DDR3 1333 MHz, DDR3 1066 MHz, and DDR3 800 MHz SDRAM DIMMs

• DDR3 800 DIMMs with SPD timings of only 5-5-5 or 6-6-6 (tCL-tRCD-tRP)

• DDR3 1066 DIMMs with SPD timings of only 7-7-7 or 8-8-8 (tCL-tRCD-tRP)

• DDR3 1333 DIMMs with SPD timings of only 9-9-9 or 10-10-10 (tCL-tRCD-tRP)

O que me deixou cabreiro foi a palavra "only" nas memórias 1333 MHz.

Desde já os meus sinceros agradecimentos.

Daniel de M. Pinto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
cara arespeito do conector na mobo para placa e video, tem um teste de uma mobo intel aqui no Clube do Hardware que fala do conector.

agora as memorias nao posso te ajudar.

depois posta sobre sua mobo intel, eu estava pesquisando sobre ela

Fala Adriano, beleza? Obrigado pela resposta!

Sobre a dúvida do conector, todo mundo que pergunto me fala para usar o conector da placa de vídeo. Vou pesquisar aqui no Clube do Hardware para tentar achar o teste que você se refere.

Não posso te passar nenhuma impressão sobre a DP45SG ainda. Estou comprando as peças aos poucos, e a grana acabou. No momento estou pesquisando a fonte e o gabinete. Gostei muito do teste realizado aqui no Clube sobre a fonte Zalman ZM600, e o gabinete estou quase decidido pelo Cooler Master Centurion 5 (CAC-T05) Black.

Link da DP45SG no site da intel:

http://www.intel.com/products/desktop/motherboards/dp45sg/dp45sg-overview.htm

Abs,

Daniel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza Dj Rayke! Pode deixar.

Acho que só vou saber mesmo se as memórias irão funcionar na hora de montar a máquina. Falta ainda o gabinete e um bom NoBreak, a fonte optei pela Zalman ZM600. Falta ainda o monitor, mas da para ir usando um velho CRT Samsung 750v até ter a grana.

A não ser que algum companheiro do fórum me tire essas dúvidas antes que eu termine de comprar e montar. É só dar uma olhadinha lá em cima no primeiro post.

Quem puder ajudar eu agradeço muito, pois evitaria a "técnica" da "tentativa e erro". Hehehe!

De qualquer maneira, antes de pedir para fechar o tópico, assim que eu montar a máquina, coloco aqui a configuração final e as primeiras impressões, para ajudar também alguém que porventura esteja pensando em comprar uma configuração semelhante.

Valeu!

Abraços e muitos Terabytes de saúde e prosperidade a todos!

Daniel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Bom dia

Tenho comprei um Intel DP45SG e um kit da Patriot 1333 com latência 7-7-7-20 e 1,7v com fonte da CM de 600w.

Só consigo fazer ela iniciar qd faço um reset na Bios, mas qd salvo as confs e reinicio, não tenho mais sinal dela.

Acho que deve ser alguma conf na Bios, mas não consegui identificar o problema, alguém tem ideia do que seja???

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 4 semanas depois...

tenho uma placa dessa também e fazendo testes vi q ela só da o boot ligando o teclado e o mouse, tentei ligar um terceiro cabo usb de todas as formas alternando as entradas e só funcionou conectada com o mouse e o teclado, se num conseguir alterne as entradas atras até você conseguir, mas somente conect o mouse e o teclado, faça você mesmo o teste depois de conseguir conectandum terceiro usb e verá q num da o boot. manda mensagem pro meu email com resposta se funcionou [email protected].

boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Fala galera!

Infelizmente a dúvida permanece! Vi no site na Intel que já saíram algumas atualizações de BIOS, mas nenhuma se refere à memórias.

Como precisava de uma máquina mais rápida e que funcionasse, acabei pegado uma outra bem inferior (embora seja melhor que minha velha máquina). As peças estão compradas mas não voltei a tentar montá-la. E caso saia alguma atualização de BIOS referente às memórias, ainda sim será um baita risco, já que não tenho no-break e a energia elétrica aqui na minha região é terrível, falta luz quando menos se espera.

Ainda tenho esperança (preciso ter) de que alguém descubra uma solução.

Abraços a todos!

Daniel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá amigos olha eu tenho uma dp45sg antes eu usava 2gb de memorias g.skill 1066mhz latencias 7-7-7-18 1.5v e funcionava certinho, mais ai eu comprei 4gb ocz a 1333mhz latencia 6-6-6-18 1.75v ai a placa mãe reconheceu as memorias novas a 1066mhz com latencias 7-7-7-16 a 1.5v e quando eu tento mudar a tensão ela fica reniciando e não faz nada!

ai eu estou usando as minhas 1333mhz a 1066mhz fazer o que!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá amigos olha eu tenho uma dp45sg antes eu usava 2gb de memorias g.skill 1066mhz latencias 7-7-7-18 1.5v e funcionava certinho, mais ai eu comprei 4gb ocz a 1333mhz latencia 6-6-6-18 1.75v ai a placa mãe reconheceu as memorias novas a 1066mhz com latencias 7-7-7-16 a 1.5v e quando eu tento mudar a tensão ela fica reniciando e não faz nada!

ai eu estou usando as minhas 1333mhz a 1066mhz fazer o que!

estou com exatamente esse mesmo problema, so que minhas memorias são cosair 1333 com latencia 9-9-9-24 e ela roda igual a sua 7-7-7-20 a 1.5v, ja estou chateado já!Alguem descobriu algo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, sua atualização não foi efetuada com sucesso, sugiro, tentar novamente, e veja se não baixou um arquivo diferente, do da BIOS, que você estiver utilizando, as vezes, você baixou a mesma versão que veio na placa mãe...

realmente amigo agora instalou:D e consegui colocar minhas ddr3 1333 para rodar em 1333 mesmo não mais em 1066!

ai ficou assim

ddr3 1333 6-6-6-20 1.75v depois do up na placa ela liberou as opçõesde tensão tudo certinho agora estou feliz!

obrigado pelas dicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

realmente amigo agora instalou:D e consegui colocar minhas ddr3 1333 para rodar em 1333 mesmo não mais em 1066!

ai ficou assim

ddr3 1333 6-6-6-20 1.75v depois do up na placa ela liberou as opçõesde tensão tudo certinho agora estou feliz!

obrigado pelas dicas.

olha atualizei a minha e também consegui o 1333 mas quando inicio a maquina ela liga e desliga sozinha depois liga.Acontece com a sua também?Obs: antes não fazia isso.Estabilizei a placa e estou contente agora!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha atualizei a minha e também consegui o 1333 mas quando inicio a maquina ela liga e desliga sozinha depois liga.Acontece com a sua também?Obs: antes não fazia isso.Estabilizei a placa e estou contente agora!!!

Sim amigo é assim mesmo e quando você manda reniciar ela também faz isso!

Obs: das fezes que que tinha mandado elaatualializar ela fazia isso ligavae depois ligava mais o up que é bom não instalava!

Mais agora estou feliz tudo funcionando do jeito que eu queria!

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Oi pessoal!

Estou muito chateado com essa placa da Intel :mad:. Até hoje não consegui fazê-la funcionar de jeito nenhum. Fiz tudo que podia, todas as coisas que li aqui e outros lugares, e nada.:cry:

Já testei usando outras placas de vídeo (nVidia e ATI), outras memórias e processador.

Quando ligo a máquina, as luzes se acendem, o cooler e ventoinhas extras rodam normalmente, só que não sai disso e não da video. Nem o teste de POST ela faz! Percebi isso quando testei ligar sem placa de vídeo nenhuma, e o comportamento da máquina foi o mesmo. Nem os bips de alerta ela faz! No caso de placa de vídeo defeituosa, ou sem placa espetada, deveriam soar um bip longo seguido de dois curtos. Mas nada toca, nem um bipzinho sequer.

O problema disso tudo é que desse jeito nem atualizar a BIOS eu posso, só da mesmo para fazer um Clear CMOS, e também não adiantou.

Agradeceria muitíssimo se alguma alma santa puder me dar uma luz nesse problema, pois já estou sem esperanças.

Para saber a configuração dessa máquina é só olhar o post de abertura desse tópico, apenas acrescentando um monitor LG W53 Series W2353 (ligado pelo cabo DVI) e um No-Break SMS de 1400 VA.

Muito obrigado galera! Em especial aos moderadores que permitiram que o tópico permanecesse aberto. Quem sabe né? Talvez alguém ainda possa me ajudar, vou ficar torcendo.

Abraços!

Daniel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você testou essa placa de vídeo em outro PC?

Oi Dj Rayke. Obrigado pela resposta.

Sim já testei, e rolou beleza. O problema é mesmo na placa-mãe. Como disse, já testei outras placas de vídeo e até liguei sem placa de vídeo nenhuma (só como teste é claro). Em todas as vezes o comportamento foi o mesmo: Nenhum bip.

O cooler funciona, as ventoinhas extras também, a luz do painel do gabinete e também a luz na placa-mãe se acendem. Mas fica nisso, não vai em frente.

Como não há nenhum bip, penso que não chega nem a fazer o POST.

E com isso, não posso nem fazer uma atualização de BIOS, que é a única coisa que não tive como tentar.

Você teria mais algum teste para me indicar? Já to sem saber o que fazer. Demorei tanto tempo para comprar todas as peças, e quando consigo, a Intel me deixa na mão!

Abraços, e mais uma vez obrigado.

Daniel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Você teria mais algum teste para me indicar? Já to sem saber o que fazer. Demorei tanto tempo para comprar todas as peças, e quando consigo, a Intel me deixa na mão!

Teria como você testar outra placa de vídeo nesse PC? De modelo diferente, é claro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...