Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Estufa (desumidificador) de papéis


Velho Hippie

Posts recomendados

Boa tarde amigos.

Acho que o título do tópico fala por sí...

Então parto da ideia "pré-histórica" da caixa de madeira com uma lâmpada incandecente dentro...

Porém de início já posso identificar alguns contras, como: amarelamento das folhas, alto consumo e aquecimento disforme.

Pensei em usar resistores de fio para tal, mas acho que o custo também seria alto...

Conto com algumas idéias dos companheiros!

Obrigado!

Velho Hippie

PS.: Pretendo utilizar uma caixa de mdf, revestida internamente com manta térmica metalizada... O custo é fator relevante para o projeto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho a ideia de resistores de fio boa.

aconselho 1K/20W para 127V.

outro conselho é dividir a caixa em duas partes horizontalmente, separando por uma grade ou coisa assim.na parte de cima ponha o papel e na de baixo ponha os resistores.

faça pequenos furinhos para uma leve refrigeração dos resistores.

se a caixa for mais ou menos do tamanho do papel, 3 resistores dá legal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo!

Mais uma vez obrigado pela atenção.

Só pra tentar concluir, o circuito irá ter um consumo de 60W ou menos, certo?

Como faço este cálculo para saber que os resistores irão trabalhar com folga? Fiquei meio perdido nesta.

E quanto a utilizar os resistores, é realmente a melhor opção ou teria outra maneira?

OBS>: O engraçado é que tenho sempre me preocupado em dissipar o calor dos circuitos, e agora me surge esta necessidade... de gerar o mesmo, hehe.

Velho Hippie

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso da geração de calor, só temos como opção as resistências, seja de lampada, de chuveiro, ou qualquer outra. se quer gerar calos por meios elétricos, terás de ser com a resistência. o seu consumo será menor que 60W.

vamos ver como caucular.

primeiro descobriremos a corrente que irá passar em cada resistor com a lei de ohm.

I=E/R onde I=corrente E=tensão R=resistência

I=127V/1000R= 0,127A ou 127mA

a corrente ''em cada resistor'' será de 127mA

agora vamos ver qual a potência que cada resistor irá dissipar:

P=E x I P=potência

então:

P=127V x 0,127A=16,12W

como cada resistor será de 20W, tera uma folga.

o consumo total sera essa potência multiplivcada por 3, pois serão 3 resistores

16,12x3=48,36W

caso queira colocar mais um resistor(nesse caso sempre em paralelo) para saber a potência total, vai sempre somando a potencia em cada resistor

3 resistores=48,36W

4 resistores=48,36+16,12=64,48W e assim por diante.

a corrente total do circuito é a corrente de cada resistor multiplicada pelo número de resistores.

I total= 0,127A x 3= 0,381A.

da mesma maneira que acaso você desejar por mais um resistor somará a corrente de mais um

3 resistores=0,381A

4 resistores=0,381+0,127=0,508A e assim por diante.

espero que isso tenha lhe ajudado.

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...