Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa mãe: as melhores e porque


ARABESNIPER

Posts recomendados

Saldaçoes amigos:

Estou abrindo esse tópco para que seja comentado sobre as melhores motherboard para soquet 775 com DDR2 e DDR3 do mercado global direcionada a entusiastas e gaming no intuito de orientar na escolha de qual tecnologia investir (sem jogar dinheiro fora com funções desnecessarias para alguns como por exemplo "Dual LAN,6 xSATA,WiFi,2,3,4 CrossFireX etc...

não que elas sejao desnecessarias mas nem todos focamos as mesmas coisas dai a divercidade de modelos.

não sera levado em conta custo beneficio mas sim a melhor performance todavia fiquem a vontade para falar de valores convenientes ou não

Aguardamos o comentario dos que conheçãm o assunto

790iultraty9.th.jpg -- 15zl6.th.jpg -- image09lk5.th.jpgthpix.gif -- 1bby8.th.jpg -- gigabyteep45extremely9.th.jpg --

XFX nForce 790i Ultra . . . ASUS P5E3 Deluxe . . . ASUS Striker II Extreme . . . ASUS Rampage Extreme . . .Gigabyte EP45 Extreme .

abitix48maxyg8.th.jpg -- asusp5q3deluxerb2.th.jpg -- asusp5qekj6.th.jpg -- inteldx48bt2motherboardci0.th.jpg

.Abit IX48 MAX . . . . . . ASUS P5Q3 Deluxe . . . . . . . .ASUS P5Q-E . . . . . . . . Intel DX48BT2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é!!! Até hoje tenho dúvida sobre esse assunto... Muitas vezes eu penso: "Quem usa todas as firulas que vem nas mobo top???" Até hoje não conheci ninguém que utilize TODAS as firulas, por isso, acho que as melhores mobos, são aquelas que agradam individualmente as pessoas... Por exemplo, eu me contentaria com uma P5Q, mobo simples e completa, desempenho igual a uma top e ainda assim a metade do preço... Não tem todo aquele monte de coisa das high-end e mesmo assim bate de frente com elas... Não acho que alguém deveria pagar por algo que nunca será usado... Na verdade tem várias mobos que gostaria de opinar como as "melhores" e entre as 5 acima eu gostei muito da rampage extreme, além de agradar muito os olhos, afinal ela é realmente muito bonita, o desempenho em over é absurdo... Conta com as DDR3, velocidade acima de 2000MHz se forçar um pouco e além do FSB 1600MHz nativos... Parabéns pela iniciativa e pela escolha das mobos na disputa, porém acho que uma P5Q faria uma frente bem digna entre as opções... Falou... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal... ótima iniciativa!

Bem, eu posso contribuir alguma coisa a respeito da Striker II Extreme, já que eu uso uma Striker II formula... a diferença entre elas é basicamente as memórias DDR3 da extreme, o chipset nvidia 790i, e o dissipador para o chipset com um water block... no restante elas são idênticas.

Bem, essa placa é simplesmente perfeita para quem quer abusar no overclock... tudo nela é voltado para isso... por exemplo, é permitido um Vcore de até 2.6volts... (tensão absurda, já que eu nunca ví ninguém em sã consciência passar de 1.6V)

ela tem LEDs na placa que acendem em verde, amarelo e vermelho dependendo das voltagens... no total são 6 locais (CPU, memórias, PN, PS, HD e PCIX, se não me falha a memória...) ela tem botão de power e reset direto na placa... o LCD poster é uma mão na roda...

como desvantagem, esse chipset 790i esquenta pra chuchu... então a sacada do water block é muito boa... a grande vantagem de usar um chipset nvidia é o fato de poder configurar o processador e as memória em modo unlinked... isso pra mim é excelente!

mas a ideia do dissipador dos mosfets serem ligados aos dissipadores dos chipsets por meio de heat pipes é meio ruim (já que esses 2 componentes trabalham a temperaturas completamente diferentes (mosfets trabalham facilmente a 90ºC, enquanto que se a sua PN chegar a 90º seu computador desliga))

a placa de som off board é boa...

a bios é tão completa na parte do over que é completamente desaconselhável para noobs em OC...

não tem nenhuma porta desnecessária, na minha opinião... só a dual lan mesmo...

bom... em resumo é isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A pergunta "qual é a melhor" é MUITO relativa...

Como já foi dito, a melhor placa-mãe vai depender da finalidade do uso.

Mesmo sem levar em conta a questão preço DIRETAMENTE, é obrigatório levar em consideração no final da compra. Explico: mesmo que uma placa-mãe consiga interferir no resultado final no desempenho de algum programa ou jogo, se o custo dela for muito mais alto do que uma que tem praticamente o mesmo desempenho (até porque os atuais chipsets estão BEM próximos), a compra não é justificada, pois a pequena diferença positiva que sem tem com uma placa-mãe TOP frente a uma quase tão boa mas que custe menos, acaba sendo superada com um melhor uso desse dinheiro investido apenas na placa-mãe, sendo aplicado no processador, memórias ou placa de vídeo.

Para facilitar, um exemplo...

Uma pessoa quer ter a melhor placa-mãe não importando quanto ela custe. Vai lá e paga algo em torno de 300 e 400 dólares (faixa de preço das mobos citadas no tópico). Aí escolhe um bom processador (digamos um E8500) e um bom par de memórias (digamos 2x2GB Corsair Dominator). OK, até aí tudo ótimo. Aí fez as contas, e sobrou 200 dólares para a placa de vídeo... logicamente foi lá e escolheu uma HD4850. Ótima escolha. Temos uma boa configuração...

Mas e se no lugar dessa placa-mãe, a pessoa tivesse optado por uma P5Q-E que custa uns 150 dolares? Ela poderia investir 350 dólares agora na placa de vídeo... poderia saltar para uma HD4870 com memórias GDDR5, ou então para uma GTX260!

Qual seria a melhor escolha?

É neste ponto que a escolha de uma placa-mãe TOP pode ser jutificada. Se o consumidor for fazer proveito dos "extras" que a placa oferece, pode até justificar a compra, pois quem sabe faça proveito de dual-lan, do WIFI, entre outros... aí é só somar o quanto teria que gastar por fora em relação a outra placa mais em conta e ver se ainda compensa.

Agora se for para analisar sem pensar MESMO no custo, aí é outra história. E eu sinceramente nem me atento a isso, pois acho difícil ter alguem aqui que não tenha o mínimo amor ao dinheiro! hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

tenho a Maximus formula e gosto muito dela. Com a BIOS da striker II formula, ela fica ainda mais refinada para overclocks. Não tive nenhum problema com temperatura dela, mesmo com os famosos dissipadores de cobre em torno do soquete. vdrop mínimo, claro que não tão bom qto o do x48, mas muito fácil de se estabilizar overs. Já coloquei 4.3 ghz rocksolid para bench.

Acho que comparar placas de diferentes marcas, mas que usam o o mesmo chipset, não está fazendo muita diferença. O mais importante é levar em consideração o preço. Estão todas muito boas (salvo excessões). Até placas de baixo custo estão apresentando boa capacidade de over.

Sem dúvida DDR3 só para o soquete 1266. Pro 775 não vejo razão para se gastar tanto dinheiro. São mais caras e não demonstraram real benefício quando se trata de jogos.

E como todos certamente disseram, não adianta ter uma mobo topo e por uma placa de vídeo fraca. Em jogos a VGA é aonde se deve ter o real investimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho a striker II formula. Levei uma surra para resolver o problema da temperatura nos chipsets apenas com air coolers. Só para exemplificar, eu tinha um TT V1 na caixa e tive que comprar o cooler da assinatura. Este, por sua vez, impediu a instalação do cooler que acompanha as memórias da assinatura. E por aí vai... Acredito que o preço destas placas deveria obrigar o fabricante a eliminar este tipo de problema ou, pelo menos, advertir sobre ele (tipo cláusula de advertência). Se hoje eu tivesse que comprar uma MB, procuraria uma "mais amigável", independentemente da performance que ela possa me oferecer - e não seria a que eu tenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...