Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
edu.

Dúvida com transistores PNP

Recommended Posts

Ae galera. eu tenho algumas duvidas com o transistor PNP. O transistor NPN eu ja conheso um pouco, suas principais funções até para quando eu vejo em um circuito reconhecer o que ele faz. Calculos ainda estão lonje mas uma pequena base tenho. Mas os transistores PNP me complicam astante. Por exemplo. Os NPNs eu vejo em cirucitos como chave ou amplificador. Aplica-se uma tensão a base permitindo a passagem do coletor para o emissor (da linha normal pra setinha que aponta pra fora do transistor). Mas com os PNPs complica, pois seguido vejo uns onde se polariza-se a basse a corrente teria que passar do emissor para o coletos (da seta para a linha normal). Isso me confunde bastante.

Desculpe-me se falei alguma asneira mas queria ter também alguma base com PNPs.

Obrigado desde já.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Aplica-se uma tensão a base permitindo a passagem do coletor para o emissor (da linha normal pra setinha que aponta pra fora do transistor). Mas com os PNPs complica, pois seguido vejo uns onde se polariza-se a basse a corrente teria que passar do emissor para o coletor (da seta para a linha normal). Isso me confunde bastante.

acho q como não tem muita experiência com PNP's, seria melhor esquecer por enquando pronde corrente entra e sai... pois isso não ajudará bastante, mais sim, dá uma olhadinha em polarização de transistores. o funcionamento dos dois é semelhante, porém, com polarização oposta

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bc... eu dei uma olhada no site (nao respondi antes pois fui viajar, desculpe) e há uma contradição que se resolvida ja é um bom passo.

imagemet9.png

Qual é a real pinagem?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os transistores funcionam sempre da mesma forma, não importa se são NPN ou PNP. O que difere um tipo do outro é a polaridade de cada elemento. Nos PNP, temos a base (a letra do meio) Negativa; nos NPN temos a base Positiva.

Em quê isso influi?

Em primeiro lugar, influi na polaridade das tensões que se formam nas junções quando o transistor estiver em funcionamento.

Sabemos que para um transistor conduzir, deve haver uma ddp (diferença de potencial) entre base e emissor de 0,7V. Isso vale tanto para o transistor NPN quanto para o PNP.

A diferença é que nos NPN, a base deve estar 0,7V maior que o emissor enquanto que nos PNP é o contrário, ou seja, a base deve estar com uma tensão 0,7V menor que o emissor.

Da mesma forma acontece com a tensão entre coletor e emissor: nos NPN o coletor deve ter uma tensão maior que o emissor e nos PNP é o contrário.

Sob o ponto de vista da corrente, utilize o mesmo raciocínio!

Nos NPN, temos:

Ib (corrente de base) - entrando no transistor;

Ic (corrente de coletor) - entrando no transistor;

Ie (corrente de emissor) - saindo do transistor.

Nos PNP temos:

Ib (corrente de base) - saindo do transistor;

Ic (corrente de coletor) - saindo do transistor;

Ie (corrente de emissor) - entrando no transistor.

Todas as fórmulas são exatamente as mesmas tanto para um tipo quanto para outro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

OK, ajudou bastante. Mas quanto a imagens que eu postei. Qual dos destaques está corresto?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

OK EDU, aquelas setas, no site, Não representão o sentido da corrente!, elas Apontam a SIMBOLOGIA dos TR's que estão acima deles OK?..., a explicação do colega Cabteixeira? é bem simples e de fácil compreensão!, releia, que você entenderá...

Abraços...

Editado por Bcpetronzio
completar informação

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hehe, eu entendi a explicação do nosso amigo cab. So que no sitena mesma imagn dis que a seta é Coletor e Emissor. Então eu me confundi. Qual é a correta?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

OK! colega EDU, no site, realmente a figura em miniatura logo abaixo do desenho que você postou?, esta errada mesmo!!!, o certo, é a imagem mais acima!!! (grande).... hehe! eles erraram!!!.., você é bem observardor hem!?!?..., eu não havia notado o erro!..., (O Emissor é sempre a setinha do TR)...OK?

Abraços...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Da primeira vez que eu te respondi eu estava no trabalho... Lá, vários sites estão bloqueados, e dentre estes o site que você hospedou a imagem... Por conta disso, eu não tinha visto a imagem ainda.

O Bruno já respondeu.

Mas pra reforçar, entenda que a seta SEMPRE indica o emissor do transistor.

Já viu um destes?

simbolo-unijuncao.gif

Ele é chamado de transistor de unijunção (UJT no inglês ou TUJ no português).

Mesmo neste tipo de transistor, a seta indica o emissor...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

OK, valeu. É que realmente aquele esquema daas polaridades me confundio. Pois nos esquemas os transistores PNP, a seta (emissor) está ligado ao + ou seja, entrada de corrente. E é justamente o contrário no NPN dai me confundi muito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×