Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida com transistores PNP


edu.

Posts recomendados

Ae galera. eu tenho algumas duvidas com o transistor PNP. O transistor NPN eu ja conheso um pouco, suas principais funções até para quando eu vejo em um circuito reconhecer o que ele faz. Calculos ainda estão lonje mas uma pequena base tenho. Mas os transistores PNP me complicam astante. Por exemplo. Os NPNs eu vejo em cirucitos como chave ou amplificador. Aplica-se uma tensão a base permitindo a passagem do coletor para o emissor (da linha normal pra setinha que aponta pra fora do transistor). Mas com os PNPs complica, pois seguido vejo uns onde se polariza-se a basse a corrente teria que passar do emissor para o coletos (da seta para a linha normal). Isso me confunde bastante.

Desculpe-me se falei alguma asneira mas queria ter também alguma base com PNPs.

Obrigado desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aplica-se uma tensão a base permitindo a passagem do coletor para o emissor (da linha normal pra setinha que aponta pra fora do transistor). Mas com os PNPs complica, pois seguido vejo uns onde se polariza-se a basse a corrente teria que passar do emissor para o coletor (da seta para a linha normal). Isso me confunde bastante.

acho q como não tem muita experiência com PNP's, seria melhor esquecer por enquando pronde corrente entra e sai... pois isso não ajudará bastante, mais sim, dá uma olhadinha em polarização de transistores. o funcionamento dos dois é semelhante, porém, com polarização oposta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os transistores funcionam sempre da mesma forma, não importa se são NPN ou PNP. O que difere um tipo do outro é a polaridade de cada elemento. Nos PNP, temos a base (a letra do meio) Negativa; nos NPN temos a base Positiva.

Em quê isso influi?

Em primeiro lugar, influi na polaridade das tensões que se formam nas junções quando o transistor estiver em funcionamento.

Sabemos que para um transistor conduzir, deve haver uma ddp (diferença de potencial) entre base e emissor de 0,7V. Isso vale tanto para o transistor NPN quanto para o PNP.

A diferença é que nos NPN, a base deve estar 0,7V maior que o emissor enquanto que nos PNP é o contrário, ou seja, a base deve estar com uma tensão 0,7V menor que o emissor.

Da mesma forma acontece com a tensão entre coletor e emissor: nos NPN o coletor deve ter uma tensão maior que o emissor e nos PNP é o contrário.

Sob o ponto de vista da corrente, utilize o mesmo raciocínio!

Nos NPN, temos:

Ib (corrente de base) - entrando no transistor;

Ic (corrente de coletor) - entrando no transistor;

Ie (corrente de emissor) - saindo do transistor.

Nos PNP temos:

Ib (corrente de base) - saindo do transistor;

Ic (corrente de coletor) - saindo do transistor;

Ie (corrente de emissor) - entrando no transistor.

Todas as fórmulas são exatamente as mesmas tanto para um tipo quanto para outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

OK! colega EDU, no site, realmente a figura em miniatura logo abaixo do desenho que você postou?, esta errada mesmo!!!, o certo, é a imagem mais acima!!! (grande).... hehe! eles erraram!!!.., você é bem observardor hem!?!?..., eu não havia notado o erro!..., (O Emissor é sempre a setinha do TR)...OK?

Abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Da primeira vez que eu te respondi eu estava no trabalho... Lá, vários sites estão bloqueados, e dentre estes o site que você hospedou a imagem... Por conta disso, eu não tinha visto a imagem ainda.

O Bruno já respondeu.

Mas pra reforçar, entenda que a seta SEMPRE indica o emissor do transistor.

Já viu um destes?

simbolo-unijuncao.gif

Ele é chamado de transistor de unijunção (UJT no inglês ou TUJ no português).

Mesmo neste tipo de transistor, a seta indica o emissor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...