Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Hd não mostra tamanho total


Devita Master

Posts recomendados

Galera é o seguinte,

Tenho um Hd de 500Gb Particionado : C - 100Gb (Win Vista 64x) e D - 400Gb (arquivos, musicas, etc...)

Porém quando abro o Meu computador ele mostra apenas C - 97,6Gb e D - 368Gb.

Estão perdidos ai pelo menos 35Gb que o Win não mostra. Alguém sabe dizer se isso é normal no Win vista, ou se foi algum problema na hora de particionar o hd??

Tem ai o print: hdce6.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahh, amigo, é uma pergunta muito boa! Parece que o SO, reserva um setor, só p/ ele no sistema. Sendo assim, você vê o espaço total, bem menor.

Outra teoria, é que quando fabricam um HD, é que essas trilhas, ficam ocultas. Mas esses números que o SO mostra, não são reais. Já ouvi falar, sobre isso! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resumindo, é pura propaganda enganosa dos fabricantes de HDs dizerem que tem 500 gb... :P

Na verdade não é enganosa, eles realmente vendem 500GB (essa é a grafia para a base 1000)

Para a base 1024 (o padrão quando mostra no windows por ex) a grafia é GiB (Gibibyte)

1 Gibibyte = 2^30 bytes = 1,073,741,824 bytes = 1024 Mebibytes

1 Gigabyte = 10^9 bytes = 1,000,000,000 bytes = ~953 Mebibytes (os Megabytes que todos falam (MB))

Todos, sem excessões, falam e escrevem errado, mas se convencionou assim e agora é quase impossível mudar isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha:

eu tenho uma partição com 266.375.659.520 bytes

isso é igual a 266,37 * 10 elevado à 9 (nona potência) (266,37 * 10^9)

ou seja, essa partição tem os seus 266 GIGABYTES. (sistema de base 1000)

mas

em sistema de base 1024:

266.375.659.520 bytes = /1024 /1024 /1024 = 248,08GiB (gibibyte que todos chamam de Gigabyte (GB))

ou seja, em SI tenho 266GB naquela partição, e no Prefixo binário eu tenho 248GiB, as duas coisas estão corretas, mas o padrão mundial é o SI.

lembrem-se de que Kilo, Mega, Giga ... é no sistema SI

http://pt.wikipedia.org/wiki/Giga dê uma olhada na tabela "Prefixos do SI"

e os bytes seguem outro sistema, o "Prefixo binário"

http://pt.wikipedia.org/wiki/Prefixos_bin%C3%A1rios

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

exatamente. o pc trabalha na base binária (0 e 1) e 2^10 = 1024. ele não trabalha com valores de base decimal, por isso a discrepância nos valores de capacidade do hd. acho que as empresas deveriam anunciar os valores na base binária, que é realmente o que temos disponível, mas acho muito difícil isso ocorrer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim! Mas na BIOS, mostra o tamanho real do HD, porque? Só o sistema, Windows, pelo menos, que mostra esses números doidos... ;)

você não leu o que eu disse no meu último post? ou simplesmente não entendeu?

Quando o Devita Master pediu que formatassem com 100GB (ou foi ele mesmo quem sabe?) ele queria o C = 100GiB

Aí quando foi formatado o cara simplesmente colocou lá 100.000MB, como já demonstrei antes (100.000 /1024 = 97,65625 GB) por "coincidência" é o valor que está mostrado na imagem que ele postou no 1° post.

O que a Bios faz é mostrar na base 1000 (não tenho certeza, mas jé que você falou que mostra o "real" deve ser)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

exatamente. o pc trabalha na base binária (0 e 1) e 2^10 = 1024. ele não trabalha com valores de base decimal, por isso a discrepância nos valores de capacidade do hd. acho que as empresas deveriam anunciar os valores na base binária, que é realmente o que temos disponível, mas acho muito difícil isso ocorrer.

Ia ficar bem estranho! Uns valores quebrados que iam fazer pouco sentido para o consumidor, que já tá bastante perdido! :lol:

Mais estranho ainda seria colocar em notação científica, 2x10^y :D

Estudando um pouquinho de nada de binários (processamento de dados, programação básica) dá pra entender facilmente.

Não vale a pena mudar isso. Na verdade, se você quer mudar concepções erradas que tal começar pela de Peso? Para começar, peso é medido em NEWTONS, não g/kg, que é medida de massa! Existem tantos erros grotescos desse tipo, Gigabyte X Gibibyte é a menor das minhas preocupações :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ia ficar bem estranho! Uns valores quebrados que iam fazer pouco sentido para o consumidor, que já tá bastante perdido! :lol:

Mais estranho ainda seria colocar em notação científica, 2x10^y :D

Estudando um pouquinho de nada de binários (processamento de dados, programação básica) dá pra entender facilmente.

Não vale a pena mudar isso. Na verdade, se você quer mudar concepções erradas que tal começar pela de Peso? Para começar, peso é medido em NEWTONS, não g/kg, que é medida de massa! Existem tantos erros grotescos desse tipo, Gigabyte X Gibibyte é a menor das minhas preocupações :lol:

bastava colocar ao lado do valor decimal o valor binário. não é precisa colocar a notação científica e essa mudança não é tão difícil de fazer. não quero mudar concepções erradas (não tenho interesse nenhum em fazer uma reforma mundial de valores), até mesmo porque se considerarmos que eles colocam o valor em base decimal, não está errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bastava colocar ao lado do valor decimal o valor binário. não é precisa colocar a notação científica e essa mudança não é tão difícil de fazer. não quero mudar concepções erradas (não tenho interesse nenhum em fazer uma reforma mundial de valores), até mesmo porque se considerarmos que eles colocam o valor em base decimal, não está errado.

O tamanho de fato, né?

Por exemplo: pendrive 10Gb - Espaço real XX. Certo?

É, talvez fosse uma boa ideia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas já tem um tipo assim...

tem uns que aparece "Espaço Útil XMB" não é?

Não sei, nunca vi.

Não diria que deve ser obrigatório, porque não é tão importante assim. Os fabricantes não podem usar essa diferença para passar a perna em ninguém.

Mas isso iria gerar algumas dúvidas, pelo menos a princípio. Coisa do tipo "Pera aí, como assim? Para onde foram meus XXMb?". Aí eu quero ver o vendedor explicar para o cara base decimal e base binária :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também não é assim. O vendedor não precisa ter entendimento técnico, o cara é um vendedor. A não ser que ele seja o responsável pela loja ou por um cargo maior além de vendedor. Um mero vendedor tem que saber apenas o preço das coisas.

Imagina uma loja que vende de tudo, e um simples vendedor tendo que explicar tudo de todo tipo de tecnologia, desde tamanho de HD, SLI, Hybrid Crossfire, Hyper-threading, overclock, resfriamento de hardware, comandos em linux, programação, criação de rede até PFC ativo e picos de tensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...