Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Apollo0

Pásta Térmica, qual escolher?

Recommended Posts

Comprei uma Hyper TX2 e está na hora de comprar uma pásta térmica.

Depois de algumas pesquisas, fiquei em dúvida entre as seguintes pástas térmicas:

OCZ Freeze Extreme

Artic Silver 5

Artic Silver Ceramique

Zalman ZM-STG1

Alguem já testou essas "tais" de OCZ Freeze Extreme e Zalman ZM-STG1? São realmente boas?

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uso Arctic Silver 5 aqui no meu Hyper TX2, instalado ontem por sinal, e tive bons resultados. É uma pasta bastante recomendada.

A Ceramiquè se nao me engano é mais pra heatsinks nos reguladores de tensão..

http://forum.clubedohardware.com.br/iceage-120-plus/548173

Neste tópico você vai poder ver algumas comparaçoes de desempenho de pastas térmicas +- ali no segundo post.

Compartilhar este post

Link para o post

OCZ Freeze Extreme com toda certeza. Em segundo lugar a Zalman ZM-STG1 e por último a Artic Silver 5. Aqui vai uma tabelinha das melhores pastas térmicas, da melhor para a pior:

1º Thermalright Chill Factor

2º OCZ Freeze Extreme

3º Tuniq TX-2

4º Noctua NT-H1

5º Artic Cooling MX-2

6º Zalman ZM-STG1

7º Artic Silver 5

8º Artic Ceramic

9º Akasa AK-450

Compartilhar este post

Link para o post
OCZ certeza...

AS5 é mais nome. É uma boa pasta, mas não a melhor.

Nunca usei essa tuniq... o.O

+ é melhor q a noctua.. parece ser boa.

nao sei porque...todos os pcs de gamers aqui colocamos essa pasta termica, e ate no meu phenom q é ligado 24h por dia em casa, e so folga aos fds quando saio com a patroa namorada. ele nao passa de 37º, com emule/e/ou/utorrent e jogos como CoD5, CC3kw, e o lixo do fallout...

pode ser q ele esquente nos jogos, mas ja tem 4 meses q tirei a pasta padrão e troquei pela as5 e ele a normal.

sou mais as5

Compartilhar este post

Link para o post

É composto liquido sim. Quanto ao material que ela é feita só um engenheiro da Zalman pode te dizer, é segredo industrial (Idem ChillFactor).

Compartilhar este post

Link para o post

Com certeza... OCZ Freeze Extreme é a melhor escolha, seguida da Zalman ZM-STG1.

A Artic Silver 5 é uma boa pasta, e sem dúvidas a mais famosa... mas já é bastante antiga!

Compartilhar este post

Link para o post
nao sei porque...todos os pcs de gamers aqui colocamos essa pasta termica, e ate no meu phenom q é ligado 24h por dia em casa, e so folga aos fds quando saio com a patroa namorada. ele nao passa de 37º, com emule/e/ou/utorrent e jogos como CoD5, CC3kw, e o lixo do fallout...

pode ser q ele esquente nos jogos, mas ja tem 4 meses q tirei a pasta padrão e troquei pela as5 e ele a normal.

sou mais as5

Não neguei que é uma boa pasta, ela garante bons resultados, mas não é a melhor. Ela tem mais nome... Td mundo acha q ela é a melhor porque é a mais famosa e td mundo usa.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma coisa, a Zalman ZM-STG1 eu posso passala no processador, chipset e na GPU.

Dai a Artic Silver Ceramique eu passo nos reguladores de vontagem da placa mãe, ja que esta pasta não conduz eltricidade.

Estou correto??

Compartilhar este post

Link para o post

Exato. Pastas térmicas com condutividade térmica (base de prata, ChillFactor, etc) devem ser usadas em chips em geral e pastas de ceramica em locais onde passa corrente elétrica (VRMs, etc).

Compartilhar este post

Link para o post

eu tive a oportunidade de testar todas:

2º OCZ Freeze Extreme

3º Tuniq TX-2

4º Noctua NT-H1

5º Artic Cooling MX-2

6º Zalman ZM-STG1

7º Artic Silver 5

8º Artic Ceramic

9º Akasa AK-450

posso dizer com toda certeza que se passado corretamente, para obter a camada mais fina o possível, o ocz é a melhor para temperaturas altas como GPU e CPU overclockados, e a chillfactor é a melhor para temperaturas mais baixas, como dissipadores de placa mãe northbridge e southbridge, e processadores sem overclock...

Compartilhar este post

Link para o post
OCZ Freeze Extreme com toda certeza. Em segundo lugar a Zalman ZM-STG1 e por último a Artic Silver 5. Aqui vai uma tabelinha das melhores pastas térmicas, da melhor para a pior:

2º OCZ Freeze Extreme

3º Tuniq TX-2

4º Noctua NT-H1

5º Artic Cooling MX-2

6º Zalman ZM-STG1

7º Artic Silver 5

8º Artic Ceramic

9º Akasa AK-450

dessas pastas térmicas, quais delas não tem condutividade elétrica?

eu não peguei bem nos posts:mellow:

Compartilhar este post

Link para o post
Dessas da lista só a Arctic ceramiqué não é condutiva.

eu vi que a mx2 também não conduz eletricidade

a ocz é condutiva? e aproveitando.. alguém aí sabe me explicar o que é constante dielétrica? porque no site da ocz diz io aqui "Dielectric Constant@ 1KHz: 10.0" o que raios quer dizer isso? eu dei uma vasta pesquisada na net e não ahcei uma definição clara, continuo confuso

Editado por marockosu

Compartilhar este post

Link para o post

3º Tuniq TX-2

4º Noctua NT-H1

Qual foram seus parâmetros para testas as pastas?

Encontrei a Tuniq mais barata que a Noctua, por isto pergunto.

A OCZ só achei para comprar lá fora, mas com o frete não compensa.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais