Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Intel Core i7 - Vale a pena?


jsaid

Posts recomendados

  • Membro VIP
Pessoal,

Estou planejando realizar um upgrade na minha máquina e também estou com essa dúvida, se vale a pena pegar o i7 agora.

A minha ideia seria trocar só o básico: processador, MB, Placa de vídeo, memória e HD, e se necessário a fonte também.

Atualmente estou com duas opções: pegar por agora um Core Quad, com uma MB que suportasse um Core Quad Extreme no futuro, ou esperar mais um pouco e pegar um i7 lá para março ou abril, quando o preço dele "deve" estar mais em conta (espero :D).

Qual opção teria um melhor custo-benefício, já que estou querendo montar um micro robusto já pensando no Windows 7 e que aguentasse pelo menos uns três anos? :wacko:

[]'s

Espera o preço abaixar que vai valer a pena. Se puder aguentar mais 1 ano com seu micro, teremos boas fornadas de processadores e com preços bem mais acessíveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas o problema é que no ano que vem teremos mais lançamentos à vista e você teria que esperar mais um ano para pegar melhores lançamentos. Esse negócio de ficar esperando não dá certo. O momento de maior dúvida é esse que estamos passando, já que os i7 já foram lançados, e ainda estão com preço ruim. Aí sim vale a pena esperar, mas eu diria que só o suficiente para os preços baixarem, lançarem mais mobos socket 1366 e memorias ddr3 mais acessíveis. Tudo isso para uma queda no orçamento final.

Se você morasse nos EUA sem dúvida eu iria de i7. Um 920 custa 280$, uma excelente placa mãe $350 (Asus Rampage) e boas memórias com altas frequências e baixas latências uns $250, $280 (3x2Gb).

O que encarece mais são as memórias, sabendo que você acha 4Gb de excelente memórias DDR2 lá por $75.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O Core i7, no momento, possui preço de lançamento. Somado à instabilidade do dólar, caso seja possível, esperar um pouco seria bastante conveniente.

Lembrando que a controladora de memória integrada do Core i7 permite também operar em regime Dual-Channel e não apresenta desvantagem significativa em relação ao regime Triple-Channel.

É interessante ficar atento também ao surgimento de placas-mãe com número de camadas e sistemas de arrefecimento de calor mais convencionais, mais acessíveis.

Qual opção teria um melhor custo-benefício, já que estou querendo montar um micro robusto já pensando no Windows 7 e que aguentasse pelo menos uns três anos?
Caso ainda esteja planejando realizar a compra neste ano, Core 2 Duo E8400 ou Core 2 Quad Q9300 são excelente opções, sobretudo em performance / watt e deverão suportar o Windows 7 sem dificuldades se agregados a conjunto razoável.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Espera o preço abaixar que vai valer a pena. Se puder aguentar mais 1 ano com seu micro, teremos boas fornadas de processadores e com preços bem mais acessíveis.

Valeu pela resposta.

Então a diferença de desempenho entre o i7 e o Core Quad é tanta que vale a pena a espera? :rolleyes: Será que até março ou abril consigo comprar as peças para o upgrade (o Core i7, MB, placa de vídeo e HD) por volta dos R$ 2.000,00 (desconsiderando, é claro, alguma loucura do Dólar causada pela crise econômica)?

Esperar um Ano?? :eek: Até lá a Intel já teria lançado o Core i8 e assim a dúvida continuaria a mesma :D.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas o problema é que no ano que vem teremos mais lançamentos à vista e você teria que esperar mais um ano para pegar melhores lançamentos. Esse negócio de ficar esperando não dá certo...

Concordo plenamente! :joia:

...O momento de maior dúvida é esse que estamos passando, já que os i7 já foram lançados, e ainda estão com preço ruim. Aí sim vale a pena esperar, mas eu diria que só o suficiente para os preços baixarem, lançarem mais mobos socket 1366 e memorias ddr3 mais acessíveis. Tudo isso para uma queda no orçamento final...

Pegando por experiência os lançamentos passados, saberiam dizer (ou estimar) quanto tempo levaria para esses conjuntos i7 e MB chegarem a um preço "acessível"? :confused:

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se for esperar um ano, vale lembrar os de 32nm (vão sair no final do ano que vem começo do outro, espero - alguem pega o roadmap ae!) e vão sair também o novo socket com menos pinos, dual-channel de ddr3 e tal. Mas ainda acredito que o i7 sem custo brasil é o ideal hoje. Preço de Q9450, performance melhor que um QX9770, sem contar o triple-channel.

EU vou dar um upzinho necessário pra rodar o windows7 e conseguir rodar uma coisa ou outra de muito pesado. Pelo jeito vou overclockar até a morte um E6600-E7200-Q6600. Também já vou de DDR3 pra dar uma força pra quando pegar o i7

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente esperar (mais) um ano não vai dar, mas acredito que até março do ano que vem vai dar para aguentar... :D

E em março ou abril vou ver se os preços do i7 já baixaram o suficiente para caber no meu orçamento. Se não, vou de Core 2 Quad (Extreme? :roll:), mesmo.

Ou quem sabe eu acabe esperando o lançamento do Windows 7 para fazer um upgrade completo, tanto em Hardware quanto em Software.

Obrigado a todos pelas respostas! :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entom... meio off eu acho... mas tipo... tá todo mundo falando que o windows 7 vai ser leve a se comparar com o vista já que vai usar o mesmo kernel e tal do vista... não que o vista seja muito leve... longe disto... mas tipo... com o hardware que a gente tem hoje em dia acho q dá pra rodar o W7 tranquilo, nom???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Entom... meio off eu acho... mas tipo... tá todo mundo falando que o windows 7 vai ser leve a se comparar com o vista já que vai usar o mesmo kernel e tal do vista... não que o vista seja muito leve... longe disto... mas tipo... com o hardware que a gente tem hoje em dia acho q dá pra rodar o W7 tranquilo, nom???

Claro que o hardware atual dá conta. O que ele quis dizer é que vai esperar pra fazer um upgrade geral. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se for esperar um ano, vale lembrar os de 32nm (vão sair no final do ano que vem começo do outro, espero - alguem pega o roadmap ae!) e vão sair também o novo socket com menos pinos, dual-channel de ddr3 e tal.

Pois é, aí dentro de um ano é lançada a tecnologia de 32nm, mas vai estar cara. Aí você resolve esperar abaixar os preços. Quando os preços abaixam, eles já estão lançando a tecnologia 20nm, e ai você decide esperar. Aí lançam, mas o preço tá caro, e você decide esperar abaixar.

É, acho que você não vai comprar um processador nunca...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera pegando uma carona no assunto, eu também to com uma dúvida aqui se faço ou nao um upgrade.

No meu caso eu moro em Portugal e o meu PC atual é esse:

CPU: Intel Core 2 QUAD CORE Q6600;

Motherboard: ASUS P5K SE;

Memory: Kingston 2x1024 DDR-II 800mhz;

Graphics Card: Sapphire HD 4870 1Gb;

Hard Drive: 500G SATA-II 7200rpm;

Power Suply: Corsair CMPSU-620HXEU 620W

as peças que eu queria trocar no meu sistema atual é:

Processador Intel Core i7 920 2.66 Ghz - 300€

Kit 3 x 2 Gb G.Skill DDR3 PC10666 - 210€

(entre essas mobos eu nao sei qual a melhor)

GIGABYTE GA-EX58-DS4 - 230€ ou

GIGABYTE GA-EX58-EXTREME - 315€ ou

GIGABYTE GA-EX58-UD5 - 285€ ou

ASUS P6T DELUXE - 312€

outra opção era manter o sistema atual e colocar mais memória:

GSKILL PC2-8500 PI TT Dual Channel 4Gb - 105€ ou

TEAMGROUP XTREEM DARK PC2-8500 5-5-5-15 DC 4GB - 100€

e esperar até os preços estarem ainda mais acessíveis, o que vocês acham???

Acham que vale a pena o investimento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje em um outro site que leio, tem um tópico perguntando se ainda valeria a pena investir em uma config. baseada no LGA 775.

Comentei sobre a chegada do i7, e num dos links que mostrava preço, o bichão tava mais de 2000 reais. Só o processador :eek:

Como os camaradas já comentaram, tem que investir em mobo e memórias novas também.

A pergunta daqui é bem parecida... Acho que o i7 está muito caro, e sugeri que pegasse uma configuração de média para top com LGA 775 que não pedirá por upgrades gritantes por alguns anos.

Ah, e claro que eu ouvi a propaganda da Megaware, que diz ser a primeira a lançar o i7 por aqui (realmente, pois eu não vi nenhuma outra marca anunciando). Mas eu tenho minhas restrições quanto a PC's de marca.

Tenho esse PC da assinatura a um pouco mais de 1 mês e estou satisfeitíssimo com ele... e olha que nesse tempo foi lançado o i7 e poderia ter pensado "poatz, saiu um processador novo, quadcore com hyperthreading, uma nova placa da nVidia que é um pouco mais potente que minha HD 4870..."

E roda os programas muitíssimo bem.

[]s!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A grande questão é, pegar um Core i7 atualmente só compensa para quem não se preocupa em gastar dinheiro, e com essa crise não creio que alguém aqui esteja nesta situação, se estiver, deposita na minha conta. kkkkkk

Bem, os Core i7 atuais, são voltados para o mercado High-End, que como eu disse são pessoas que não se preocupam muito com a quantia de dinheiro investida em um computador e outras coisas.

No 4º Trimestre do ano que vem, ou dependendo do desempenho dos Phenom II, até antes. Nós teremos os Core i7 voltados para o mercado mainstream, que são os Lynfields e virão acompanhados das placas-mãe P55 que usarão um socket (LGA 1156) diferente das X58 (LGA 1366), e também só suportarão DDR3, há rumores de que o P55 não vai trabalhar com o Triple-Channel disponível nas X58, mas nada oficialmente confirmado ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera pegando uma carona no assunto, eu também to com uma dúvida aqui se faço ou nao um upgrade.

No meu caso eu moro em Portugal e o meu PC atual é esse:

CPU: Intel Core 2 QUAD CORE Q6600;

Motherboard: ASUS P5K SE;

Memory: Kingston 2x1024 DDR-II 800mhz;

Graphics Card: Sapphire HD 4870 1Gb;

Hard Drive: 500G SATA-II 7200rpm;

Power Suply: Corsair CMPSU-620HXEU 620W

as peças que eu queria trocar no meu sistema atual é:

Processador Intel Core i7 920 2.66 Ghz - 300€

Kit 3 x 2 Gb G.Skill DDR3 PC10666 - 210€

(entre essas mobos eu nao sei qual a melhor)

GIGABYTE GA-EX58-DS4 - 230€ ou

GIGABYTE GA-EX58-EXTREME - 315€ ou

GIGABYTE GA-EX58-UD5 - 285€ ou

ASUS P6T DELUXE - 312€

outra opção era manter o sistema atual e colocar mais memória:

GSKILL PC2-8500 PI TT Dual Channel 4Gb - 105€ ou

TEAMGROUP XTREEM DARK PC2-8500 5-5-5-15 DC 4GB - 100€

e esperar até os preços estarem ainda mais acessíveis, o que vocês acham???

Acham que vale a pena o investimento?

Matias,

Vai depender muito do tipo de uso que você faz da sua máquina, mas para mim a sua configuração atual ainda está excelente.

Como o pessoal do fórum está dizendo, atualmente a relação custo-benefício do i7 em relação ao Core 2 Quad não compensa (pelo menos aqui no Brasil, aí em Portugual já não sei dizer. Quanto custa o Q6600 por ai?).

Troque a sua memória de 2 Gb para 4 GB e seja feliz. :D

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Matias,

Vai depender muito do tipo de uso que você faz da sua máquina, mas para mim a sua configuração atual ainda está excelente.

Como o pessoal do fórum está dizendo, atualmente a relação custo-benefício do i7 em relação ao Core 2 Quad não compensa (pelo menos aqui no Brasil, aí em Portugual já não sei dizer. Quanto custa o Q6600 por ai?).

Troque a sua memória de 2 Gb para 4 GB e seja feliz. :D

[]'s

O Q6600 está 180€ contra os 300€ do i7 920

Sabe o porque minha dúvida?? É que eu tinha intenção de fazer um upgrade que era trocar as memórias (colocar 4Gb) e trocar a minha mobo por uma ASUS RAMPAGE FORMULA (atualmente 270€).

Logo nesse update eu iria gastar 370€, então pensei, junto mais um pouco e faço o up.

Minhas contas ficariam assim 370€ (que iria gastar no up) + 180€ das vendas da minha mobo, processador e memórias = 550€

No caso teria que investir mais 300€ para fazer o up para os i7.

Eu irei fazer de qualquer forma o upgrade, seja esse ano ou ano que vem, a minha dúvida é: compensa fazer agora ou compensa esperar o ínicio do ano que vem.

P.S. Eu sou Brasileiro e vou voltar pro Brasil no meio do ano que vem, e dado que a tecnologia é muito mais fácil de se adquirir aqui eu queria levar um pc bem "parrudo" pois dps nao irei fazer ups tão cedo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A grande questão é, pegar um Core i7 atualmente só compensa para quem não se preocupa em gastar dinheiro, e com essa crise não creio que alguém aqui esteja nesta situação, se estiver, deposita na minha conta. kkkkkk

Bem, os Core i7 atuais, são voltados para o mercado High-End, que como eu disse são pessoas que não se preocupam muito com a quantia de dinheiro investida em um computador e outras coisas.

No 4º Trimestre do ano que vem, ou dependendo do desempenho dos Phenom II, até antes. Nós teremos os Core i7 voltados para o mercado mainstream, que são os Lynfields e virão acompanhados das placas-mãe P55 que usarão um socket (LGA 1156) diferente das X58 (LGA 1366), e também só suportarão DDR3, há rumores de que o P55 não vai trabalhar com o Triple-Channel disponível nas X58, mas nada oficialmente confirmado ainda.

Então os core i7 hoje, incluindo o 920, serão os tops dos Nehalem quando lançarem mais modelos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Então os core i7 hoje, incluindo o 920, serão os tops dos Nehalem quando lançarem mais modelos?

Não, porque a Intel já anunciou que lançará os modelos sucessores dos Core i7 atuais por volta do meio do ano que vem (se não me falhe a memória), mas eles também não serão populares, seria como são os Quad (não Extreme) hoje, nem tão acessíveis, mas também não são os olhos da cara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Q6600 está 180€ contra os 300€ do i7 920

Sabe o porque minha dúvida?? É que eu tinha intenção de fazer um upgrade que era trocar as memórias (colocar 4Gb) e trocar a minha mobo por uma ASUS RAMPAGE FORMULA (atualmente 270€).

Logo nesse update eu iria gastar 370€, então pensei, junto mais um pouco e faço o up.

Minhas contas ficariam assim 370€ (que iria gastar no up) + 180€ das vendas da minha mobo, processador e memórias = 550€

No caso teria que investir mais 300€ para fazer o up para os i7.

Deixa ver se entendi... :unsure:

O Seu Upgrade ficaria:

MB: 270€

Memórias: 100€

Processador i7: 300€

Vendas das peças: -180€

Total: 490€ = R$ 1.449,96

Na minha opinião um custo um pouco alto para a diferença de desempenho entre o Core 2 Quad e o Core i7. Mas é só a minha opinião.

Eu irei fazer de qualquer forma o upgrade, seja esse ano ou ano que vem, a minha dúvida é: compensa fazer agora ou compensa esperar o ínicio do ano que vem.

P.S. Eu sou Brasileiro e vou voltar pro Brasil no meio do ano que vem, e dado que a tecnologia é muito mais fácil de se adquirir aqui eu queria levar um pc bem "parrudo" pois dps nao irei fazer ups tão cedo.

Já que você quer fazer o upgrade, o melhor seria esperar para o início do ano que vem, pois em dezembro os preços ficam um pouco mais altos devido às festas de fim de ano, e em janeiro constuma acontecer promoções do estoque não vendido no Natal... :rolleyes:

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Quais seriam como os Quad? Os sucessores dos atuais i7 ou os atuais mesmo?

Ficom imaginando se quando eu voltar dos EUA em março vale a pena trazer uma plataforma 1366.. Esses sucessores teriam esse socket, ou o 1156?

Os atuais Core i7 (me refiro a termos de preço ok?!)

Os sucessores utilizarão o LGA 1366 mesmo, afinal de contas eles serão sucessores dos High End. Para o mercado mainstream será usado o LGA 1156.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não digo nem pelo cpu mesmo, já que o 920 em alguns sites dos EUA tá menos de 300$, mais barato que alguns Core 2 Quad não extreme. Digo mais pelo conjunto do up, como mobo e memória. Será que não aparecerão mais mobos e o preço caia um pouco?

Bom, esperar para ver né, mas se ficar inviável, vai ser uma pena, porque é duro desperdiçar uma viagem aos EUA, hehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...