Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
the nazgûl

Ponte H com 16F628

Recommended Posts

esse é meu Primeiro Post. Aqui.:hehehe:

To com um pobrema aqui,

Tenho que entregar um TCC para a escola e nosso grupo decidiu, por sugestão de professores, fazer um Robo Seguidor de Linha.

Perguntamos "Como?"

"Com o Pic16F628"

Perguntamos "e para acionar os motores?"

"Duas ponte H (tip41)as bases são polarizadas pelas saidas do pic"

Dissemos "ok, então vamos lá!"

Terminamos a placa com as pontes H, o pic, e um regulador de tensão,

Qunado fomos tentar constatamos que a Corrente de saída doPic não era suficiente para polarizar os transistores (tip41) e fazer o motor funcionar.

Agora ferro, nem começamos a parte escrita, e o projeto num funciona.

Alguem pode dar uma Luz, Há algum outro transistor ou CI que podemos trocar pela Ponte H?

Desde já Agradecido!!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

1- A tensão do motor é 5V também?

2- Não consideraram o ganho do transistor antes de fazer a placa.

3- Qual é a configuração dos transistores na ponte? Bom, se é TIP41, devem ser 2 em coletor comum e 2 em emissor comum, certo?

4- melhor postar o circuito para analisarmos.

5- Melhor fazer com transistores darlingtons, pares PNP/NPN TIP122 e TIP127 em emissores comum, assim não há queda entre coletor e emissor.

Compartilhar este post

Link para o post

Caro SOS, :joia:

são dois motorzinhos de taca cd 5.9V(com 5V direto roda legal)

não tenho o Layout da placa agora para mandar assim que tiver posto aqui

nos testamos com 2 BC548, e 2 BC558

mas não funcionou também quando colocava tensão nas bases parece que entrava em curto

e o Regulador começava a esquentar, mas pesquisando na net agora acho que ligamos errado a ponte H

vou me basear nosse tutorial e ver se funciona

http://www.maxwellbohr.com.br/downloads/Tutorial%20Eletronica%20-%20Montagem%20de%20uma%20Ponte%20H.pdf

no momento é isso...

valeu Mesmo!:joia:

Compartilhar este post

Link para o post
Caro SOS, :joia:

são dois motorzinhos de taca cd 5.9V(com 5V direto roda legal)

não tenho o Layout da placa agora para mandar assim que tiver posto aqui

nos testamos com 2 BC548, e 2 BC558

mas não funcionou também quando colocava tensão nas bases parece que entrava em curto

e o Regulador começava a esquentar, mas pesquisando na net agora acho que ligamos errado a ponte H

vou me basear nosse tutorial e ver se funciona

http://www.maxwellbohr.com.br/downloads/Tutorial%20Eletronica%20-%20Montagem%20de%20uma%20Ponte%20H.pdf

no momento é isso...

valeu Mesmo!:joia:

Boa Noite fera.

Com relação a usar um TIP na saido do PIC aconselho você a fazer um drive para acionar o transitor, e para que não haja problemas de curto você deve usar um transtor complementar ou seja um PNP e ou NPN de cada par assim não corre o risco de colocar em curto, e também utilize dissipadores de calor no transitores para melhorar a potencia e também veja se você esta trabalhando somente em corte ou saturação caso não esteja saturando completamente o transistor pode ser que esteja aquecendo por este motivo

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais