Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ligação de Cooler na palca mãe !!!


Daviosmar

Posts recomendados

Olá amigos boa noite tenho uma placa mãe da ASUS K8M800 soquete 754 da AMD.

Estou tentando ligar um cooler pelo Jumper CHA-FAN, mas nada acontece.

sou meio leigo neste assunto, alguém saberia me explicar se eu tenho que habilitar alguma coisa no SETUP ( e aonde habilito ). Estive olhando no setup e só consegui achar algo referente ao cooler do precessador.

Devo estar fazendo algo errado, meu jumper tem 3 conectores e o do cooler tem 2, olhando pelo manual da placamãe a posição correta seria os dois de cima, fiz isso e nada. Fiz o inverso e tb nada.

Só estou conseguindo instalaros coolers extra pela fonte. Implica em alguma coisa pendurar muitos coolers na fonte.

Agradeceria a ajuda dos amigos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
você sabe se interfere alguma coisa ligar os coolers na placa mãe ou na fonte, e qual a diferença ? è melhor na placa mãe ou na fonte ? (...)

Também queria saber mais sobre isso, pois minha placa-mãe tem 3 encaixes para fan (PWR_FAN, CPU_FAN, CHA_FAN). Pelo que entendi é o fan do CPU, do Chassi (gabinete) e fonte (power).

Do chassi irá funcionar como exaustor, do CPU é o cooler, só fiquei na dúvida desse "power". Existe por acaso fonte que não tem fan?

Outra coisa que quero saber é se ligar na fonte ou na placa-mãe interfere na velocidade e desempenho. No meu exemplo, liguei um cooler da VGA no plug Cha_fan. Parece que esta limitando o desempenho, e as vezes parece que faz trabalhar demais. Será que a placa-mãe está controlando o cooler achando que é um cooler do gabinete? Segue algo que retirei de outro tópico explicando um pouco. Caso alguém queira ver o tópico original, o link está embaixo.

Referente ao cooler da VGA

Outra coisa é que o cooler da VGA está ligado num plug da placa-mãe (Chassis FAN). Eu acho que isso pode estar afetando o desempenho dele. Note que os testes foram feitos com o teste de estabilidade do EVEREST, que creio eu, não usa o GPU. Esqueci de dizer que deixei no teste por 10 minutos. Notei que algumas vezes, jogando HALO 1 (tudo no FULL e a 1024x768), a placa de vídeo sobe bastante, algumas vezes próximo de 70ºC. Note o ABSURDO das rotações do cooler da VGA (interpretado pelo sistema como CHASSIS). Creio ser um valor exagerado. Os gráficos então estavam fora de escala!!!

stabilitytest2.th.png

Eu teria que arrumar um plug da própria fonte, como fiz com o CM R4 para ligar ele, para melhores resultados? Creio que o sistema está o fazendo funcionar como se fosse apenas um fan do gabinete mesmo.

O fan POWER SUPPLY é o traseiro.

Existe algum fan adicional ao da fonte que possa ser ligado na placa-mãe? Porque pelo que entendi, é isso que o EVEREST está me dizendo, baseado no que ele "leu" na placa-mãe.

Bom, é isso por enquanto galera.

Valeu!

Tópico Original:

http://forum.clubedohardware.com.br/fans-gabinete-wisecase/644433

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você sabe se interfere alguma coisa ligar os coolers na placa mãe ou na fonte, e qual a diferença ? è melhor na placa mãe ou na fonte ?

Ligar na fonte eu acho bem mais prático, pois existem adaptadores para fonte que ajudam.

seguinte, quando você liga o fan ou cooler na placa mãe ela pode controlar a velocidade deste, então algumas dependendo da temperatura aumenta ou diminui a velocidade, quando você liga na fonte o cooler ou fan roda com sua velocidade máxima.

O controle da placa mãe e bem util pois quando mais o cooler gira mais barulho ele faz... Ai você que decide se quer desmpenho ou conforto!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...