Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
User Z

Diodo zener no circuito...

Recommended Posts

Olá Pessoal!

Tô com alguns diodos zener, e queria usa-los num circuito.

Tva pensando em algo que ao cair a tensão de uma bateria (6 p/ 5,7V) ligue uma chave, ou acenda uma luz...

Pra ficar tipo um aviso de tensão baixa.

Só que esbarrei num problema...

O diodo se não me engano é pra 5,7V mesmo. Só que diferente do que eu pensava, ele conduz sim abaixo disso, só que com menor intensidade...

Então ia ficar sempre conduzindo um pouquinho, a luz ia ficar meio acesa a todo tempo, e isso descarregaria a bateria em algumas horas.

O que faço pra contornar essa "falha" no D. zener?

Obrigado!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante

Salve, User Z.

Zener com essa tensão, eu não conheço. Provavelmente deve ser de 5,6V.

Pra fazer o que você quer, você vai precisar de um amplicador operacional, configurado como comparador de janela.

você coloca a tensão de referência em uma das entradas do operacional, não sei se é a inversora ou não inversora - não manjo de operacionais - e coloca a tensão que irá flutuar na outra entrada. Quando as duas forem iguais, ou menor que a referência, o operacional dispara.

Dá uma procurada na net por operacional ligado como comparador.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Dae pessoal, valeu!

Acho que é 5,6V mesmo, não lembro direito, mas sei que era o mais próximo de 6V.

Mas então os 4 diodos estão do mesmo jeito.

Coloquei um led em série e liguei pra testar, e o led acendeu com menos de 3V (só que bem fraquinho) Aumentando a tensão ele foi aumentando a "condução" (não linearmente...)

Um detalhe é que num circuito pra estabilizar a tensão ele funcionou bem, a tensão caiu de 15V para quase 6, então acho que deve ser assim mesmo.

E, outra coisa, é que ao atingir os quae 6V ele não conduz 100%, pelo brilho do led diria que só tá passando uns 25% da corrente que passaria sem o diodo.

Talvez a corrente não seja para tanto. Até quanta corrente suporta um diodo z. desses? (ele é dos pequeninhos mesmo). E se eu colocar 2 desses de 5,6 em série, eles vão funcionar como um de 11,2?

Ahh, e acho que devo tar precisando disso mesmo que o Maurício falou!

Dei uma olhada rápida e achei alguns circuitos.

Alguém me dá um toque sobre as funções dos 5 contatos? nas fotos que ví ele tem 2+ e 2- e uma saída, agora até fiquei curioso pra saber como isso funciona...

valeu a todos!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Coloquei um led em série e liguei pra testar, e o led acendeu com menos de 3V (só que bem fraquinho) Aumentando a tensão ele foi aumentando a "condução" (não linearmente...)

Um detalhe é que num circuito pra estabilizar a tensão ele funcionou bem, a tensão caiu de 15V para quase 6, então acho que deve ser assim mesmo.

E, outra coisa, é que ao atingir os quae 6V ele não conduz 100%, pelo brilho do led diria que só tá passando uns 25% da corrente que passaria sem o diodo.

Talvez a corrente não seja para tanto. Até quanta corrente suporta um diodo z. desses? (ele é dos pequeninhos mesmo). E se eu colocar 2 desses de 5,6 em série, eles vão funcionar como um de 11,2?

Como foi que você ligou o zener?

Ahh, e acho que devo tar precisando disso mesmo que o Maurício falou!

Sim.

Alguém me dá um toque sobre as funções dos 5 contatos? nas fotos que ví ele tem 2+ e 2- e uma saída, agora até fiquei curioso pra saber como isso funciona...

Hein?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais