Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de mobo+processador!


Posts recomendados

  • Membro VIP

Olá galera,

Bem, eu tô montando um PCzinho focado do custo/benefício e que seja melhor que o PC da minha sign. Eu já tenho experiência com hardware então já defini muita coisa, mas tô com uma dúvida cruel... qual processador e placa-mãe eu pego?

Primeiro, o que já está comprado:

- HD Seagate 500gb 32mb SATA II

-Gabinete 3RS R520Li

- VGA Sapphire HD4850 Dual Slot

- Fonte ST 450P-CG

O que tô quase comprando, 99% decidido (mas falta grana mesmo xD)

- Memos G. Skill 4gb Pi Black DDR2 900 4-4-4-12

- Monitor 22" Samsung T220

Então tá, meu dilema é o seguinte, esse combo, imbatível na minha opinião...:

- Mobo GA-G31M-S2L + Processador C2D E7200 (eu encontrei com o E7300 por R$575,00 com frete sedex). Com esse combo e com um bom cooler eu taco esse bicho pruns 4Ghz, e vou ter processador pra dar com pau.

Só que... tão pra sair os Phenom II, retrocompatíveis com o soquete AM2. Então, minha dúvida seria, pego uma boa mobo AM2+ (que seja compatível com os processadores AM3 logicamente!) e um AX2 mesmo para aguentar esperar os Deneb? Tenho medo deles saírem o olho da cara, mas também pegar uma mobo mais cara seria legal por ter som spdif, raid, coisas que a GA-G31M não tem e eu usaria se tivesse.

É claro, o desafio é fazer (boa mobo compativel AM3)+(AX2zinho) ficar perto dos 550 reais do outro combo!

Opiniões por favor? ^_^

PS: Vou resolver isso dentro de uma semana no máximo!

PS2: Vou dar meu PC de presente, por isso preciso de outro, tô feliz com o meu, mas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu tomei birra da Asus e não tenho acompanhado os novos lançamentos... a placa Asus M3A78-EM é boa? Ela tem recursos legais, até um vídeo HD3200 onboard, será que ele funcionaria como power saving da minha HD4850, em modo 2D? Achei ela 300 pilas + um AX2 Brisbane, sei lá, 5200, daria perto dos 550.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, pra te dizer, não é impossível.

Só q tem segredos.

Por exemplo, abre mão no chipset de um super 790FX pra um 780G (o q até te permitiria usar sem ter q comprar a VGA agora e esperar pela lil dragon? :D ), porque tu consegue MB mais barata.

Isso aqui é resultado de busca q eu fiz em(na) uma(única) loja de confiança em POA aqui. Sem links porque o fórum não permite, mas, apesar de ser uma MB da ECS q eu ODEIO, dá pra subir pra marcas melhores por muito pouco a mais. Anyway:

Placa Mãe - ECS A780GM-A Black Series (Socket AM2+) AMD 780G: R$ 336,63

Processador - AMD Athlon64 X2 Dual-Core 5000+ 2.6GHz (Socket AM2) HT 2000MHz 2x512KB: 252,19

Total: R$588,82

Total a vista: R$ 574,30

Ou seja, dar dá. A pergunta agora é: q q tu vai querer fazer? ;)

P.S.: Sugestão de MB ótima com 780G:

Placa Mãe - Gigabyte GA-MA78GM-S2H (Socket AM2+) AMD 780G: R$ 369,99

P.S.2: Tem q conferir nas listas dos fabricantes quais MBs tem já garantidas atualizações de BIOS pra AM3. Eu não verifiquei, mas imagino q as 780G terão up. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ah, mas a VGA eu já comprei. Então o chipset melhor C/B seria o 780G da AMD mesmo? Vou dar uma olhada nas placas e preços desse chip.

É uma decisão entre meu espírito overclock (2.6 pra 4 com 600 pilas é um tesão) e meu espírito AMD (em 7 anos, todos meus PCs foram AMD, desde o K5 até o K8).

Ai ai... :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se quer overclock procure placas com chipset 790G, pois elas possuem o SB750, que dá uma ajudinha em overclock e em otras cositas mas.

Também atente para a placa-mãe suportar os Phenom de 140W, pois se vai fazer overclock é bom que a placa-mãe aguente.

Tanto com Intel quando com AMD você vai ficar satisfeito :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Hmm, o probleminha é o preço, a mais barata com 790 + SB750 é 600 pilas. =(

E aquela Asus ali suporta 140W, pelo menos é o que eles dizem... 4 fases só, sei não... :confused:

Engraçado, só vi informações nebulosas sobre o ATI Powerplay... ele funciona ou não funciona na HD4850, afinal? Vi alguns sites dizerem que sim, outros dizerem que ainda não foi implementado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Asus... cara, tem Asus e também tem As(rock)us. Aí fica a dúvida: A M3A78-EM é gato ou lebre? Pelo que vi na net, tem poucos relatos de reclamação, mas alguns com características "gato" como pau nas portas sata...

Eu vi as da MSI, não sei, parece que a CF tem um probleminha com processadores TDP 125W, a neo eu já não sei, também não encontrei vendendo em lugar nenhum.

Todos os relatos de overclock com qualquer placa são terríveis, tudo bem, a culpa é dos Phenom, mas isso não é bom, porque não conhecemos o potencial das placas. Abit, porque tu me abandonaste? :(

Nem é pelo PII, a retrocompatibilidade sem dúvida é uma coisa boa, mas o tamanho dessa compatibilidade ainda é uma incógnita. E tá parecendo difícil encontrar placas baratas bem recomendadas, e o que eu queria, o ATI Powerplay, parece que é pra inglês ver...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Junte seus 2 espíritos, compre um x2 barato pra quebrar o galho, e uns meses dps de lançar os Deneb, vá com eles :)

Ela tem recursos legais, até um vídeo HD3200 onboard, será que ele funcionaria como power saving da minha HD4850, em modo 2D?

Infelizmente acho que não, sua VGA teria que ser da mesma séria da onboard, 3xxx. Mas é um bom custo/benefício, suporta CPUs de até 140W, e está na lista da Asus como uma das que suportará os Deneb. E só um detalhe, a mobo que tem esse chipset é a M3A78-EM, a simples tem o antigo 770.

A de 600 que você falou deve ser a Asus M3A79-T, outra boa opção, mas bem mais cara.

Outra mobo muito boa de OC são as DFI Lanparty, mas bem mais difíceis de serem encontradas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Acho que cheguei a um veredito... vou de Intel mesmo. Vamos pro lado azul da força pelo menos em um dos PC's, vamos ver o que esses C2D podem fazer... hehehe.

Resolvi optar pelo combo Intel porque já tem tudo o que eu preciso e não vou precisar comprar nada depois, um dual core burro de carga que não vai limitar o desempenho da máquina (espero) e preço baixo.

Em detrimento do combo amd, são minhas desconfianças quanto a qualidade das placas AM2+ mais baratas com os Deneb. A placa mais barata que suporta os Deneb é pelo menos 300 pilas, mais ou menos o máximo que eu pagaria pra ser bom C/B. Pra quem já tem uma dessa e um AX2, é vantagem comprar o Deneb. Pra quem tem uma placa top, mais vantagem ainda! Por agora, se fosse pra ter o Deneb eu ia querer mesmo uma 790FX+SB750, e aí o investimento já foge do meu orçamento, e eu teria que esperar. E se for pra esperar, pelo logo uma mobo AM3!!

E por falar em espera, não sei quando eu teria como colocar as mãos em um Deneb, e se o preço não teria um custo Brasil grande, se o estoque de Phenom estiver grandes nas distribuidoras... e quando o Deneb sair, muito provavelmente a Intel vai reagir abaixando o preço dos Wolfdale quad core... aí quem sabe consigo um C2Q9450 por uma pechincha?

Agradeço a galera pela ajuda com essa dúvida!

PS: lotuss, quanto você pagou nessa DFI? Uma LP com Deneb deve ser tudo de bom...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...