Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas com HD Samsung SP0411N


lesandrow

Posts recomendados

Olá a todos!

Estou tendo problemas com um HD IDE Samsung, de modelo SP0411N 40GB (série Slim). Tudo começou quando foi instalado o SP3 do Windows. A partir daí ele começou a travar e logo em seguida não iniciava mais o Windows. Posteriormente ele passou a algumas vezes não ser reconhecido pela BIOS e fez o computador não ligar por algum tempo. Coloquei então outro HD como o Windows SP2 como master e passei o HD problemático pra slave. Aí a BIOS reconhece ele depois de alguns momentos, só que o problema é que quando eu inicio o PC com os dois HDs, o Windows simplesmente não entra, fica eternamente naquela tela de carregamento. Mas quando eu ligo só com o outro HD, entra normalmente. Quando ligo com o HD com problemas fica dando uma espécie de "tec" "tec" "tec" a cada 5 segundos mais ou menos, mesmo não sendo acessado. Outra coisa é que ele está esquentando demais, porém creio que isso seja normal pois aparentemente essa série Slim é bastante sensível ao calor.

O que acontece é que eu já tentei diversas coisas, retirei a placa controladora, limpei seus circuitos com borracha, mas não adiantou. Também já troquei o cabo flat e a entrada IDE, mas também não deu resultado. Em último caso vou tentar formatar, mas só em último caso mesmo, porque tem dados importantíssimos nesse HD e que pra variar não têm backup. Eu tenho em casa o Easy Recovery professional, mas mesmo ele não me dá a garantia de que tudo será recuperado.

Alguém saberia de algo que pudesse resolver esse problema?

Grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

amigo, é a morte.

Seu hd está morrendo, não sei te dizer, mas hds mais gastos tendem a dar pau depois de instalações de XP... nada a fazer. Faz becape se der, depois compre outro. OK? tec-tec... disco bichado...

e sempre se pode recuperar dados formatados... o ER faz isso bem, mas você tem de conhecer seus arquivos, ele só te dá um montão de FIL.000...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo, é a morte.

Seu hd está morrendo, não sei te dizer, mas hds mais gastos tendem a dar pau depois de instalações de XP... nada a fazer. Faz becape se der, depois compre outro. OK? tec-tec... disco bichado...

e sempre se pode recuperar dados formatados... o ER faz isso bem, mas você tem de conhecer seus arquivos, ele só te dá um montão de FIL.000...

Fala ai...

É o que eu tô querendo mesmo, o HD nem é meu, só que eu preciso copiar os dados que estão nele pra aí sim aposentá-lo de vez... Eu pensei em formatar depois recurerar com o IR, já fiz isso com outro HD e deu certo, só que algumas coisas eu já tinha sobrescrito e não deu pra recuperar, mas foi pouco. Será que vai dai certo?

Obrigao pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

dá sim, mas você vai ter de usar de bom-senso pra recuperar os arquivos, e muita, muita paciência, e usar o modo low-level e não reconhecer arquivos por extensão, assim você pega praticamente tudo q foi perdido, mas depois... você tem de reconhecer quase manualmente o q sobra...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dá sim, mas você vai ter de usar de bom-senso pra recuperar os arquivos, e muita, muita paciência, e usar o modo low-level e não reconhecer arquivos por extensão, assim você pega praticamente tudo q foi perdido, mas depois... você tem de reconhecer quase manualmente o q sobra...

Então a formatação em baixo nível é melhor nesse caso?

Era bom que dessa pra resolver sem ter que formatar, mas pelo visto nem vai dar...

A recuperação vai ser penosa mesmo, mas se der certo tá tranquilo...

Valeu cara!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O modelo SP0411N sofre de um problema: ele possui pinos de contatos mais finos do que o padrão. Isso ocasiona um mau contato e posteriormente problema durante a partida do motor e calibração inicial.

Use um outro chicote de energia disponível e veja se o problema foi solucionado.

Não aconselho operar o SP0411N em altas temperaturas. Ele realmente esquenta bastante, coloque-o num lugar com maior ventilação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha, se seu hd voltar a funcionar doreito depois de você usar um programa tipo low-formater, tá de bom tamanho. Tente fazer, sem fomatar, mas você vai se aborrcer... tente recuperar arquivos ants de fazer a formatação... ok?

Tá tranquilo então! Vou ver se vai dar certo!

Valeu mesmo pela ajuda!

O modelo SP0411N sofre de um problema: ele possui pinos de contatos mais finos do que o padrão. Isso ocasiona um mau contato e posteriormente problema durante a partida do motor e calibração inicial.

Use um outro chicote de energia disponível e veja se o problema foi solucionado.

Não aconselho operar o SP0411N em altas temperaturas. Ele realmente esquenta bastante, coloque-o num lugar com maior ventilação.

Bem que eu desconfiava... Vou ver se arrumo outro chicote pra testar então...

Obrigado pelo esclaracimento amigo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, eu tenho ódio deste modelo de hd, comprei 3 destes, com a finalidade de fazer Raid com dois e outro deixar para dados, um tempo depois, um que estava em raid morreu, depois de um tempo o outro começou a dar problemas de desligamento e não era mais reconhecido pela bios, e quando funciona, corrompe os dados, e o ultimo parou de funcionar esta semana.

Muito azar eu tive com este modelo SP0411N.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, eu tenho ódio deste modelo de hd, comprei 3 destes, com a finalidade de fazer Raid com dois e outro deixar para dados, um tempo depois, um que estava em raid morreu, depois de um tempo o outro começou a dar problemas de desligamento e não era mais reconhecido pela bios, e quando funciona, corrompe os dados, e o ultimo parou de funcionar esta semana.

Muito azar eu tive com este modelo SP0411N.

podes crer, cara. Tá me dando a maior dor de cabeça esse HD... Agora tem uma nova... Quando resolvi formatar, quis dar mais uma olhada geral nele e... Tem uma porcaria de um pino no conecto IDE que soltou, simplesmente isso. Na BIOS tava dando "IDE Second Master Error", agora nem é mais reconchecido pela BIOS... Alguma luz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom, se você tiver perícia, solde este pino do conector. se não tiver, tente ver quem possa fazer, ou simplesmente, procure um hd desses, bichado, mas com a placa lógica boa... aí você troca de placa...

Obrigado, amigo! Estou mesmo em busca de uma outra placa lógica, quem sabe ajude... Tirei aquele pininho, e agora consigo fazer o HD ser reconhecido as vezes...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

é por aí... procura, em sucatas de info sempre se acham dessas placas... tu é do rio, vai na parte de suados do boadica, procura o endereço de um tal de Dcom info, nos classificados ele sempre anuncia, fica na senador dantas... o cara te vende um hd desses por 50 pratas, você não vai destruir o hd, só pegar a placa dele, e por no seu, fazer o becape e jogar tudo fora depois. Lá o cara tem placas lógicas tb. tenta a sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é por aí... procura, em sucatas de info sempre se acham dessas placas... tu é do rio, vai na parte de suados do boadica, procura o endereço de um tal de Dcom info, nos classificados ele sempre anuncia, fica na senador dantas... o cara te vende um hd desses por 50 pratas, você não vai destruir o hd, só pegar a placa dele, e por no seu, fazer o becape e jogar tudo fora depois. Lá o cara tem placas lógicas tb. tenta a sorte.

poxa valeu mesmo cara, tá ajudando bastante... Vou ter que dar uma caçada noutro HD desse modelo, por ele ser antigo, quem sabe nesse que você indicou o cara tenha... Acho que até vou passar lá, mesmo que seja só pra recuperar as coisas e aposentá-lo de vez... Depois volto a placa pro novo e fica tudo certo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

aham... este tipo de Hd não vale a pena, não...eu estou com um aqui no meu PC só d e becape de vídeo... não está ruim, mas não quero usar ele pra nada sério... faz isso, e vê no que dá, mas tenha cuidado pra ver se a série do hd q você vai pegar é semelhante a do hd q você tem, só por segurança...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...