Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
lukashnp

HD 160GB SATA - Particionar ou comprar outro HD??

Recommended Posts

Pessoal, boa tarde!

Estou querendo otimizar meu sistema, tenho um HD SATA Samsung 160GB com tudo rodando nele. Durante o uso consegui dar umas mechidas em registro, instalei uns programinhas de gerenciamento e otimização enfim, tudo para conseguir mais segurança e desempenho.

Daí, cansei disso tudo, uma vez que tenho que fazer backups periódicos e mesmo assim não consegui chegar ao nível que eu quero. Lendo alguns artigos verifiquei a possibilidade de particionar o HD, colocando o sistema WinXP separado, e notei que a maioria defende esta causa, confirmando a melhora no desempenho, e segurança também, pois li que também posso seperar os arquivos pessoais, de internete, etc.

Mas, com tudo isso, além de eu não saber particionar, parece que os riscos de se particionar também devem ser levados em conta devido a possíveis falhas.

Pensei em comprar outro HD SATA de 40GB ou de 80GB e particionar ele colocando o sistema WimXP separado, ao invés de formatar o maior de 160GB.

1 - Será que alguém pode me orientar nessa questão (particionar ou comprar outro)?

2 - Quais o pontos positivos e negativos?

3 - O desempenho ficaria melhor mesmo?

4 - Alguém me indicaria como particionar para obter mais segurança e desempenho?

Obrigado pela compreensão e ajuda de todos!!!!!!!!!!!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Particionar não aumenta o desempenho (ou se aumenta é quase imperceptivel)....o particionamento visa mais à segurança e à organização dos dados.

Imagine um HD de 320 Gb com uma única partição, voce coloca tudo lá, jogos, programas, dados, fotos, musicas, etc....se dá um pau, um virus por exemplo, a partição pode ficar inviabilizada para acesso, aí voce perdeu tudo.

Porém se criar umas 3 partições, e distribuir os dados, o dano será menor, pois se ficar só o sistema operacional na partição principal, voce apenas formata a partição C e o resto está lá nas outras partições.

Não sei a quantidade de dados que possui, para lhe indicar se valeria a pena comprar um HD menor ou então um maior.

Eu optaria por um HD maior, deixa ele como secundário, aí nesse de 160 Gb voce pode (depois de ter passado os dados para o de 320 Gb) criar uma partição de 25 Gb para o windows XP e o resto ficaria para uma segunda partição. Ou se não precisar de tanto espaço compre um de 80 Gb para HD principal e deixe esse de 160 Gb para o HD secundário.

Só lhe digo uma coisa, HD SATA de 40 Gb nem sei se existe, sei que os de 40 Gb IDe estão até saindo de circulação (se é que já não sairam).....acho que o menores hoje em dia encontrados são os de 80 Gb....

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pela resposta RickG!!!

Estou realmente pensando em comprar um HD menor para organizar os arquivos, mas tenho medo de como fazer isso, pois não quero desperdiçar R$ e muito menos espaço.

Penso o seguinte:Em um HD de 80GB posso particioná-lo dessa forma:

• Uma partição de 40GB para Arquivos do Windows e todos os meus programas;
  • Uma com 20 para arquivos temporários de internete, arquivos recebidos;
  • Uma com 20 para meus arquivos pessoais importantes, que andam c agente p a vida toda.

Mas, ainda assim queria desempenho nisso tudo. E outra coisa, no futuro distante, eu poderei desparticionar esse HD novamente, caso eu queira deixá-lo inteiro novamente?

O que você acha?

Valeu amigo

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, se desempenho é tão importante assim pra você, já pensou na possibilidade de trocar de processador e colocar uma placa de vídeo? Realmente as partições não fazem tanta diferença assim em velocidade.

Talvez isso seja interessante pra você:

http://www.techzonept.com/showpost.php?p=2058104&postcount=1

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post
Amigo, se desempenho é tão importante assim pra você, já pensou na possibilidade de trocar de processador e colocar uma placa de vídeo? Realmente as partições não fazem tanta diferença assim em velocidade.

Talvez isso seja interessante pra você:

http://www.techzonept.com/showpost.php?p=2058104&postcount=1

Abraço!

Lesandrow,

Já fiz isso, coloquei uma placa de vídeo 8500GT de 512MB e estou querendo comprar um novo processador, um Core 2 Duo, mas no entanto o que estou querendo vai além de novos hardwares, e sim de otimização de dados para o funcionamento do sistema como um todo.

Valeu!!

Compartilhar este post

Link para o post

voce pode comprar um HD SATA de 80 Gb, mas não precisa fazer uma partição de 40 Gb para o windows, acho desperdicio de espaço....

voce pode fazer como eu fiz aqui (só que com um HD de 320 Gb), uam partição para o sistema operacional de 25 Gb( só para windows, firewall, antivirus, etc) e na partição D (segunda) eu coloquei o resto dos programas, tipo office, corel draw, nero, etc.

Se dá um pau no windows, eu reinstalo ele, e olhando a unidade D eu sei quais programas instalar, pois tem as pastas deles lá....

Então poderia fazer assim, uma partição de 25 Gb e outra de 55 Gb, no caso de um HD de 80 Gb. Aí deixa o de 160 Gb para gravar arquivos, jogos, fotos, musicas, etc....

Se um dia quiser trocar o HD do sistema operacional seus dados ficam preservados no de 160 Gb.

E como o coleba falou, particionamento ou tamanho de Hd não muda desempenho, desempenho se consegue com processador, memoria e, no caso de jogos, acrescenta-se placa de video.

HD é apenas paar armazenar dados, claro que se pegar um HD antigo de 5400 rpm e compará-lo com u msat de hoje, tem diferença, mas em se falando de HD's atuais, SATA, terá o mesmo desempenho, compre algo que caiab no seu bolso e atenda suas necessidades presentes e num futuro proximo.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais