Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
RodrigoMenezes

Lançamento do Fedora 10

Recommended Posts

f10launch.png

Depois de tanto esperar, é com enorme prazer que o Projeto Fedora Brasil anuncia hoje (25/11) o lançamento da nova versão de uma das mais famosas distribuições Gnu/Linux do mundo, que é bastante conhecida por sua característica inovadora, sempre atuando na vanguarda da tecnologia. Na maioria das vezes se antecipando no lançamento de novidades.

Segue abaixo as principais novidades:

NetworkManager

A suas conexões a internet cabeada ou wireless poderão ser compartilhadas para outras maquinas sem complicação, com simples cliques.

PackageKit

Como prometido anteriormente, o PackageKit está sendo desenvolvimento para ser o gerenciador de pacotes padrão para todas as distros, dessa forma é apresentado mais uma novidade da ferramenta. Quando necessário a utilização de um determinado codec para execução de um arquivo multimidia, o PackageKit poderá usar as informações sobre os repositórios configurados na maquina para efetuar o download do devido pacote, com a devida autorização do usuário, é claro. Essa novidade será expandida para instalações de fontes e aplicações em futuras versões.

Plymouth

Visando diminuir o tempo de espera para efetuar o boot da maquina, o Fedora 10 será lançado com esse software gerenciado seu boot, ao contrário do RHGB que utilizado nas ultimas versões, que consomia bastante tempo, memoria e atividade de disco, mas esse novo software também irá provê uma interface bastante agradável pra o usuário.

RPM 4.6

Uma das maiores atualizações e correção de bugs na história do RPM, com diversas melhorias em tratamento de errp, checagem de sintaxe e afins.

Virtualização

Essa release contém substanciais melhorias na instalação e manutenção remota de hosts virtuais. Com melhorias também no provisionamento de storage. Essas novas mudanças possibilitam a centralização, automação e delegação em um ambiente de produção com uso "pesado" de virtualização.

Ferramenta para criação Appliance

A nova versão do Fedora acompanha essa ferramenta, que combinada com Fedora Remix mark, permite OEMs, desenvolvedores e ISVs a criação de novos produtos com a utilização do boa documentação do projeto como base. Usuários podem combinar outras tecnologias com o enorme universo de liberdade do Fedora e outros programas livres para criar soluções inovadores.

SecTool

O Fedora 10 acompanha a novíssima ferramenta de auditoria de segurança, que permite a detecção de problemas no sistema antes que eles causem grandes problemas. Como isso é possível? Simples, use a ferramenta para efetuar os teste em uma interface gráfica bastante simples, que por ser modular, permite efetuar o teste dos itens de seu interesse.

Gnome 2.24

A nova versão do gnome acompanha diversas novas funcionalidades, desde abas no nautilos, até mesmo a possibilidade de baixar novos plugins para a barra de tarefas de forma bem simples. mais informações sobre o lançamento do Gnome, pode ser acompanhado no release note do projeto Gnome.

KDE 4.1.2

O novo KDE está recheado de novidades. Desde melhorias no Dolphin, seu gerenciador de arquivos até mudanças na compositção do sistema de janelas e por fim um novo aplicativo que server de interface para OpenStreetMap. Para a lista completa de novidades do KDE 4.1.2, leia o release notes do KDE.

Gostou do Fedora 10? Quer Baixar? Clique aqui e baixe sua imagem, seja de CD ou DVD. Seja via http, ftp ou torrent.

Quer colaborar com o Projeto Fedora Brasil? Acesso o portal e participe de nossa comunidade que cresce mais a cada dia.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
:)

Tem como escolher entre Gnome, KDE, Xfce, Sugar e outros... se quiser instala todos eles e pra cada usuário entra com um diferente...

Bah, legal, obrigado pela resposta :)

É que não me dei muito bem com o gnome :D

Compartilhar este post

Link para o post

o kde 4.0 era uma porcaria. Lançaram um produto que era pra ser alfa 1 ou 2, cheio de bugs, como produto final. Mas o 4.1 veio brutalmente melhor. Ja podendo ser considerado algo como um beta. E claro, ainda nao tem todas as opções de personalização e funcionalidades do KDE 3.5, mas essas coisas vão aparecendo com o tempo. E mesmo assim, eu considero que as novidades do KDE 4.1 são bem interessantes, ao ponto de eu ter escolhido o KDE 4.1 como meu desktop oficial la em casa.

E vou baixar o fedora 10 e testar num micro que ta parado la em casa.. assim que acabarem as provas da facul....

Compartilhar este post

Link para o post

Hehe, é verdade! Pelo menos a MS, não é a única a fazer esse tipo de coisa!:D

Eu não sou tão fã do Fedora, mas quero testar! Alguem já testou e aprovou?

Compartilhar este post

Link para o post
Hehe, é verdade! Pelo menos a MS, não é a única a fazer esse tipo de coisa!:D

Eu não sou tão fã do Fedora, mas quero testar! Alguem já testou e aprovou?

Então, no meu antigo Fedora 9, antes de atualizar para o KDE 4.1.2 o sistema era todo bugado... com o Fedora 10 está rodando o KDE 4.1.3 (acho que é isso) e está muito bom. Infelizmente o sistema de animação do KDE ainda é novo e algumas animações estão lentas, mas logo está tudo resolvido, creio eu.

Tenho ele no notebook e no desktop, uso e aprovo... não é porque sou Embaixador não, antes eu usava o CentOS no desktop.

Compartilhar este post

Link para o post

O Ubuntu 8.10 é da horinha, apesar de ter uns bugzinhos. Atualmente eu tenho preferido o Kubuntu ao Ubuntu, acho que a interface do Gnome ta bem ultrapassada. Além do mais, nunca fui muito fã de coisas feitas em GTK, porém o Gnome 3 ta batendo na porta, vamos ver como vai ser. E eu to me decidindo por manter o Kubuntu pra testar e fazer bug reports, pois apoio completamente a popularização do Linux, e o Ubuntu/Kubuntu tem tornado esse processo muito mais rápido, mas usar o Slackware, com todos os pacotes otimizados, como sistema padrão. Esse Fedora tb promete ser boa coisa. Acho que preciso de um HD novo pra instalar todas essas distros xD.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ficaria somente com o Ubuntu e instalaria o KDE nele. ;) Eu concordo que o visual do Gnome está tosco, não tem mudanças significativas no visual. Somente o KDE que sofre as alterações e por isso é o melhor! Mas o Gnome é mais leve. Vou pedir uma mídia do Kubuntu 8.10! ^^

Compartilhar este post

Link para o post

Ja mantive so o Ubuntu por um tempo, mas agora preciso de uma distribuição mais purista... ja tenho slackware num notebook antigo, agora é hora de migrar meu desk pra slack tb xD

Compartilhar este post

Link para o post
Guest casimir

Muito bem colocado meu caro, Fedora 10 esta bem redondo, gostei muito das mudanças feitas. Desde o Fedora 8 não usava mais essa Dist. e a parte de mobilidade esta muito bem elaborada desde o gerenciamento de rede wireless assim como você falou, tembem esta como um compatibilidade muito confortavel com os componentes Intel, da linhagem Centrino que se adapta perfeitamente ao sistema. Só utilizei para pc Desk na tive oportunidade de colocalo no servidores, mas assim que tiver que trocar de maquina em algum deles testarei, pois tive problemas com a desconfiguracao das placas de rede quando desligou bruscamente o servidor.

Caro faça o que vier na cabeça, fai sofrer um pouco mas no final da certo, outras dist. misturadas na mesma maquina eu consegui sem problemas ate 4 na mesma maquina, mas todoas diferentes, mas fale tentar, me adapto melhor a gnome, mas todas são intereçantes......O fedora so instalei a gnome, mas o kde 4 do OpenSuse com ubuntu gnome e Slackware Kde 3 e kurumin gnome beleza...esses garanto que tenho no meu pc em casa...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais