Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Usar ou não álcool isopropilico?


vitormsales

Posts recomendados

  • Membro VIP
E água destilada?

bom amigo ha algumas semanas fiz um up na placa-mãe e nas memorias então aproveitei paa poder limpar e trocar a pasta termica do processador, para limpar usei o alcool em questão, além de limpar bem é muito volátil ou seja após alguns minutos não ha resguicios de liquido na peça, bom após a troca da pasta trmica montei o pc e não houve nenhum problema, muito pelo contraria baixei 4C na temperatura dos núcleos e processador antes 37C agora em media 33C.

abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Álcool isopropílico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nome IUPAC 2-Propanol

Nomes usuais Álcool isopropílico

Isopropanol

Fórmula química C3H8O

Massa molar 60,11 g/mol

Aparência Líquido incolor

Álcool isopropílico, ou Isopropanol, são nomes usuais para o 2-propanol, uma substância química incolor e de forte odor. É representado pela fórmula química C3H8O (H3C-HCOH-CH3), sendo o mais simples exemplo de um álcool secundário. É isômero do propanol.

Utilizações

O álcool isopropílico pode ser utilizado para limpar componentes eletrônicos. É o mais apropriado para este fim pois a porcentagem de água é menor do que 1%, e por isso a hipótese de oxidação das peças é quase nula. É também vastamente empregado na indústria gráfica, na composição da solução de molha do processo de impressão offset. Também utilizado em produtos de limpeza de superfícies de vidro, misturado com detergente não-iônico muito utilizado em produtos específicos para limpeza de lentes de óculos, detergentes enzimáticos etc..

:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá tava dando uma olhada nos tópicos e achei esse bastante curioso, mas realmente o fato do uso do álcool isopropílico em aparelhos eletrônicos é por causa da sua alta volatilidade e baixa umidade, ou seja, você limpa os componentes eletrônicos e não causa oxidação dos mesmos. Como é um álcool barato para ser produzido é muito usado. Tem também a possibilidade de se usar água deionizada que não tem sais e nem íons, mas essa é mais cara e difícil de se conseguir. Vou dar uma olhada quando chegar em casa pra ver se tem alguma possibilidade do isopropanol reagir com algum componente interno do processador já que o mesmo trabalha numa temperatura entre os 40-60°C.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estranho, mas eu NUNCA lí sobre a AMD não recomendar usar o isopropílico.

Quando a pergunta, ele é usado pois tem um bom nível de limpeza e, como é álcool puro, evapora rapidamente mesmo em temperaturas ambientes.

Eu sou meio loco e já usei várias vezes álcool de cozinha mesmo sobre o heatplate, e não tive qualquer tipo de problema. Mas claro, eu só umedecia o algodão, e depois passava outro algodão seco por cima pra secar melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sou químico, mas vamos as explicações

O que acontece com agua em contato com metal??? Ela oxida o metal, se for componente elétrico/eletrônico, ele perde contato, pode dar curto e essas coisas todas, ou seja, estraga.

Já o alcool isipropílico é muito puro e por causa disso é volátil(caracteristica do alcool), evapora muito rapidamente, não dando tempo de afetar os componentes eletricos/eletronicos(como já foi dito)

Como usar de forma doméstica um produto desses que nem dá quase tempo de passar nos lugares?? As empresas misturam agua no alcool para ele ficar menos volátil e poder ser mais "usável"

Quando você pega a garrafa de alcool, ou de bebidas alcoolicas, o numero 98º(os alcools mais antigos), ou então 46º(os alcools mais atuais), ou então 14º(algumas garrafas de vinho), quanto maior o numero, maior a concentração de alcool, mas isso quer dizer que existem outras coisas(agua no caso da garrafa de alcool)

Se você usar um alcool comum(desses 46º), o alcool vai evaporar e vai ficar a agua, que vai estragar o equipamento. Mas pode usar alcool isopropílico sem dor de cabeça, só não esquece o processador na piscina que aí não tem jeito mesmo

Para você ter uma ideia, uma vez eu peguei uma mobo que o slot ISA(muitos não devem nem saber o que é isso) que os contatos estavam retraídos e não saiam, tive que desgripar eles com WD e rapidamente lavar o slot com alcool isopropílico, e a placa mãe funcionou normalmente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Onde você viu isto? Tem algum link aí?!

Olha foi no site em inglês da amd mas não sei o link. A adm não proíbe, ela apenas recomenda, diz pra EVITAR acetona, alcool isoprpilico e outros trens.

A AMD deve ter escrito isso por precaução judicial, caso algum ***** mergulhe e esqueça um processador dentro de uma piscina de alcool isopropílico por uma semana, e depois queira processar a AMD e exigir um novo.

eu acho q deve ser por aí mesmo!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu fiz uma pesquisa rápida aqui e só encontrei uma recomendação no fórum da AMD para não usar álcool comum, deve ser o etílico, porque ele tem apenas 70% de teor alcoólico. O recomendado por lá é o Isopropílico mesmo, porque ele tem 99% de teor alcoólico.

------------------------------

Caso a dúvida tenha sido solucionada, utilize o botão alertar report.gif. Assim podemos marcar o tópico como resolvido, afim de manter o fórum organizado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...