Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recommended Posts

Tudo bem? To querendo ajuda no meu overclock, minha maquina é essa da assinatura, no momento o over está o seguinte:

CPU Clock Ratio = 9x

CPU Host Frequency (Mhz) = 320

PCI Express Frequency (Mhz) = 100

System Memory Multiplier (SPD) = 2.5 (Pra elas rodarem a 800Mhz)

(G)MCH OverVoltage Control = +0,1V

CPU Voltage Control = 1.32500V

Está estavel, to querendo uma ajuda para mim rodar a 3.0Ghz ou 3.2Ghz, acho que o segredo agora tá no CPU Voltage Control, ou não? Tava querendo deixa a 10x e FSB 320, mas entra no windows e trava...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo com você, é muito provável que precise de mais vcore.

Você pode tentar com 1.4v direto e testar, é só ficar de olho na temperatura, caso ocorra tudo bem, baixe para 1375v e teste novamente até achar o menor vcore e suficiente para alimentar o processador.

Esse 1.325v é o que foi fixado na bios ou é o que é mostrado no CPU-Z?

Boa sorte.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse ainda é o vcore default... taca multi 10 no bichinho e 1.4 de vcore. Se fluir, voce pode pensar em colocar multi 11 com um pouco menos de fsb... faz os testes aí

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tentei rodar 10 x 320 e Vcore 1.45V, entra no Windows e da tela azul, o que seria isso? Tentei 11 x 273 e deu a mesma tela azul. Devo mexer nas outras voltagens? É vantagem rodar as memorias abaixo do clock original? Um exemplo a 700 ou 750?

Compartilhar este post

Link para o post

CPU RATIO=10

CPU HOST CONTROL=300

PCIE=110

SYSTEM MEMORY=2.5

MHC OVER VOLTAGE= +0,2v

FSB OVER VOLTAGE= +0,2v

CPU VOLTAGE=1.45

Relaxa também as temporizações da memória, deixe bem relaxada para não ficar limitado por elas.

Caso não apareçam as opções, no menu principal pressione CONTROL + F1 que vai aparecer.

Tenta dessa forma ai se não for é limitação de sua CPU. Não esqueça de ficar de olho bem aberto quanto a temperatura, principalmente com esse vcore.

Boa sorte.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, com certeza voce rodar a memoria a 750 é pior que 800, mas entre rodar 750 e cpu a 3.0 ou 800 e cpu a 2.8, provavelmente vale a pena rodar a 750, entendeu?

Além disso, faz como o ribeirocross falou, joga as latencias pro alto, coisa de 5-5-5-15. Apenas para as memórias não te travarem.

vou pode mexer na FSB voltage, mas só recomendo subir +0.1

Qual tensão nas memórias você usou? Com que frequência elas ficaram quando voce fez esses testes?

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Qual tensão nas memórias você usou? Com que frequência elas ficaram quando voce fez esses testes?

Quando fiz o teste de 10 x 320, as memorias ficaram com 800mhz de frequencia e não mexi na tensão delas. Fiz o teste de 9 x 333, ficaram com 833mhz de frequencia, não mexi na tensão tb.

Compartilhar este post

Link para o post

Você sabe quais são as voltagens default dessas suas patriot? Provavelmente são entre 1.9 e 2.1, a minha ocz por exemplo é 2.1/2.2

A placa vem com tensão default de 1.8, as vezes ta faltando um pouco de tensão para as memorias... Ve no site da patriot seu modelo certinho para ver a tensão delas.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenta usar as configurações que deram tela azul antes com os timings em 5-5-5-15 e a tensão em 2.0 (+0.2) ou 2.1 (+0.3), para ver se não é a memória...

Ah, esses vcore que você está falando são os que você seta na BIOS, certo? Verifique através do cpu-z qual ele marca assim que liga o windows, para vermos o vdrop.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Amigos essa questão de tensão da memória não é necessário mexer agora... Relaxando os timings e botando a frequência abaixo do padrão já fica descartada a limitação por memória. Memória em um over é o ultimo acerto que se faz é o ajuste final.

Primeiro temos que achar o limite aceitável do conjunto placa mãe e processador, achando esse limite, ai sim é que pula para acertar a memória, isso é achar o maior clock possível para ela com os menores timings, over tem que ser feito por etapas.

Essas voltagens que passei podem ser usados sim, estamos em teste e com atenção quanto as temperaturas.

Essa receita que passei acima, nada mais é que um teste para verificar se não é o chipset que esta limitando o over.

O processador vai tranquilo nessa frequência que passei 10X300 e o colega já tinha tentado com 1.45v e não foi, então, provavelmente não é falta de tensão para o processador, mas, provavelmente é falta tensão para a placa tolerar 1200MHz (QDR), tudo é possível e a certeza só vem depois dos testes.

Se funcionar, nos dois casos, com +0,2V ai baixa para 0,1V e continua o teste.

Abraço pros amigos.

Compartilhar este post

Link para o post

Tamo no caminho certo eu acho, ta setando do jeito que o ribeirocross falou

CPU RATIO=10

CPU HOST CONTROL=300

PCIE=110

SYSTEM MEMORY=2.5

MHC OVER VOLTAGE= +0,2v

FSB OVER VOLTAGE= +0,2v

CPU VOLTAGE=1.45

O Orthos rodando a 30min e nenhum problema, mas a temperatura chegou 77ºC e com ele desligado a 47ºC. Vou diminuir as voltagens agora... E o próximo passo?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não gosto muito de mexer na frequência do pci-express não, algumas placas ganham estabilidade com isso, mas sei lá, minha vga foi cara demais para pensar nisso hehe

Tenta ver com que configuração de voltagens (menor possível), você consegue manter o sistema estável...

Compartilhar este post

Link para o post

Agora tá assim:

MHC OVER VOLTAGE= +0,1v

FSB OVER VOLTAGE= +0,1v

CPU VOLTAGE=1.40V

É melhor usar o Orthos ou o teste de estabilidade do Everest? To no aguardo tb do ribeirocross

Compartilhar este post

Link para o post

Essa temperatura está muito alta, é possível que a estabilidade "vai pro brejo" por causa dela.

PARE o teste e tenta com menor VCORE para diminuir essa temperatura.

Nos testes anteriores foi feito com 1.45 porque poderia ser falta de vcore, mas, como continua em 1.45v e funcionando, então não era falta de vcore. Por esse teste prova que era falta de alimentar mais o chip da placa e não o processador.

Tenta com 1.4v de vcore, se não der, volta para 1.45v.

Se essa temperatura continuar assim de duas uma: ou diminui o over (ou o zera) ou você vai ter que comprar um conjunto dissipador mais parrudo para dissipar o extra do seu sistema.

Qual é a temperatura das pontes norte e sul? SB e NB.

Boa sorte

Compartilhar este post

Link para o post

Eu fiz o teste tb nesse ultimo setup e a temperatura não abaixou, ficou do mesmo jeito. Tá difícil esse over aqui viu :(

Compartilhar este post

Link para o post
Agora tá assim:

MHC OVER VOLTAGE= +0,1v

FSB OVER VOLTAGE= +0,1v

CPU VOLTAGE=1.40V

É melhor usar o Orthos ou o teste de estabilidade do Everest? To no aguardo tb do ribeirocross

Entrei para responder a mensagem atrás, fiquei conversando, não atualizei a página e nem vi que você já tinha mudado as voltagens hehehe.

Eu prefiro como o colega cadupradoo disse "o Orthos e Prime95".

Faça um teste curto com o Orthos para ver se não está tão sensível a instabilidade se passar, deixe o prime rodando por umas 6 horas para ter certeza absoluta da estabilidade. Não esqueça de forma alguma de ficar de olho nas temperaturas ok.

EDIT

Se a temperatura continua alta, você vai ter que trocar o conjunto dissipador por outro mais eficiente.

Compartilhar este post

Link para o post

Qual é a temperatura das pontes norte e sul? SB e NB.

A temperatura é em média 35 e 36.

Eu deixei o sistema em stock e a temperatura é a mesma do over. Não tem algo de errado ai? E se for pra trocar de dissipador, vou deixar queto, acabei de comprar um cooler pro CPU e não to vendo muito resultado.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Amigo, essa sua pl-mãe da Gigabyte tem algum Problema com vdrop? Sinceramente eu me assustei com a tensão que você colocou no processador.

Tenho um E4500 aqui e o overclock fica perfeitamente estabilizado a 3.1ghz com 1.30v de vcore. Minha pl-mãe é uma Gigabyte GA-G31M-S2L.

Na minha pl-mãe anterior eu usava ele a 3.2ghz com vcore 1.33v. E a placa possuía o mesmo chipset dessa sua Gigabyte, já que era uma Abit AB9.

Compartilhar este post

Link para o post
Amigo, essa sua pl-mãe da Gigabyte tem algum Problema com vdrop?

Não sei cara, não entendo muito, mas deve ter, pois todo mundo chega a 3.0Ghz fácil.

Acabei de fazer um teste com a configuração abaixo (inicial do post) e verifiquei que a temp bate no máximo a 67ºC, to vendo que nessa velocidade ele mantem uma temperatura boa, agora acima de 3.0Ghz nao to conseguindo coisa boa

CPU Clock Ratio = 9x

CPU Host Frequency (Mhz) = 320

PCI Express Frequency (Mhz) = 100

System Memory Multiplier (SPD) = 2.5 (Pra elas rodarem a 800Mhz)

(G)MCH OverVoltage Control = +0,1V

CPU Voltage Control = 1.32500V

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, muito estranho você baixar 0.05v de vcore e a temperatura continuar alta.

"Eu deixei o sistema em stock e a temperatura é a mesma do over. Não tem algo de errado ai? E se for pra trocar de dissipador, vou deixar queto, acabei de comprar um cooler pro CPU e não to vendo muito resultado."

Realmente, agora vi sua assinatura e as temperaturas não estão muito legais para 1.4 de vcore não. Você pelo menos conseguiu estabilidade com esse vcore?

Que temperaturas você encontra em stock?

Compartilhar este post

Link para o post
A temperatura é em média 35 e 36.

Eu deixei o sistema em stock e a temperatura é a mesma do over. Não tem algo de errado ai? E se for pra trocar de dissipador, vou deixar queto, acabei de comprar um cooler pro CPU e não to vendo muito resultado.

Então a temperatura mostrada não é real.

Refaça os testes novamente e quando mostrar estar em acima de 60ºC toque com o dedo direto no dissipador (mais próximo da base possível) e veja se corresponde com a temperatura mostrada pelo software.

Não se preocupe em saber, ou conhecer, pelo tato se está ou não em 60ºC, essa temperatura você descobre e aprende em 2 segundos hehe.

Veja se realmente esta quente ou se é bug de sensor ou software.

Você pode tentar usar menos vcore em cada teste também.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais