Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Over E4500


puffera

Posts recomendados

Tudo bem? To querendo ajuda no meu overclock, minha maquina é essa da assinatura, no momento o over está o seguinte:

CPU Clock Ratio = 9x

CPU Host Frequency (Mhz) = 320

PCI Express Frequency (Mhz) = 100

System Memory Multiplier (SPD) = 2.5 (Pra elas rodarem a 800Mhz)

(G)MCH OverVoltage Control = +0,1V

CPU Voltage Control = 1.32500V

Está estavel, to querendo uma ajuda para mim rodar a 3.0Ghz ou 3.2Ghz, acho que o segredo agora tá no CPU Voltage Control, ou não? Tava querendo deixa a 10x e FSB 320, mas entra no windows e trava...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Concordo com você, é muito provável que precise de mais vcore.

Você pode tentar com 1.4v direto e testar, é só ficar de olho na temperatura, caso ocorra tudo bem, baixe para 1375v e teste novamente até achar o menor vcore e suficiente para alimentar o processador.

Esse 1.325v é o que foi fixado na bios ou é o que é mostrado no CPU-Z?

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

CPU RATIO=10

CPU HOST CONTROL=300

PCIE=110

SYSTEM MEMORY=2.5

MHC OVER VOLTAGE= +0,2v

FSB OVER VOLTAGE= +0,2v

CPU VOLTAGE=1.45

Relaxa também as temporizações da memória, deixe bem relaxada para não ficar limitado por elas.

Caso não apareçam as opções, no menu principal pressione CONTROL + F1 que vai aparecer.

Tenta dessa forma ai se não for é limitação de sua CPU. Não esqueça de ficar de olho bem aberto quanto a temperatura, principalmente com esse vcore.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, com certeza voce rodar a memoria a 750 é pior que 800, mas entre rodar 750 e cpu a 3.0 ou 800 e cpu a 2.8, provavelmente vale a pena rodar a 750, entendeu?

Além disso, faz como o ribeirocross falou, joga as latencias pro alto, coisa de 5-5-5-15. Apenas para as memórias não te travarem.

vou pode mexer na FSB voltage, mas só recomendo subir +0.1

Qual tensão nas memórias você usou? Com que frequência elas ficaram quando voce fez esses testes?

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual tensão nas memórias você usou? Com que frequência elas ficaram quando voce fez esses testes?

Quando fiz o teste de 10 x 320, as memorias ficaram com 800mhz de frequencia e não mexi na tensão delas. Fiz o teste de 9 x 333, ficaram com 833mhz de frequencia, não mexi na tensão tb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você sabe quais são as voltagens default dessas suas patriot? Provavelmente são entre 1.9 e 2.1, a minha ocz por exemplo é 2.1/2.2

A placa vem com tensão default de 1.8, as vezes ta faltando um pouco de tensão para as memorias... Ve no site da patriot seu modelo certinho para ver a tensão delas.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenta usar as configurações que deram tela azul antes com os timings em 5-5-5-15 e a tensão em 2.0 (+0.2) ou 2.1 (+0.3), para ver se não é a memória...

Ah, esses vcore que você está falando são os que você seta na BIOS, certo? Verifique através do cpu-z qual ele marca assim que liga o windows, para vermos o vdrop.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigos essa questão de tensão da memória não é necessário mexer agora... Relaxando os timings e botando a frequência abaixo do padrão já fica descartada a limitação por memória. Memória em um over é o ultimo acerto que se faz é o ajuste final.

Primeiro temos que achar o limite aceitável do conjunto placa mãe e processador, achando esse limite, ai sim é que pula para acertar a memória, isso é achar o maior clock possível para ela com os menores timings, over tem que ser feito por etapas.

Essas voltagens que passei podem ser usados sim, estamos em teste e com atenção quanto as temperaturas.

Essa receita que passei acima, nada mais é que um teste para verificar se não é o chipset que esta limitando o over.

O processador vai tranquilo nessa frequência que passei 10X300 e o colega já tinha tentado com 1.45v e não foi, então, provavelmente não é falta de tensão para o processador, mas, provavelmente é falta tensão para a placa tolerar 1200MHz (QDR), tudo é possível e a certeza só vem depois dos testes.

Se funcionar, nos dois casos, com +0,2V ai baixa para 0,1V e continua o teste.

Abraço pros amigos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tamo no caminho certo eu acho, ta setando do jeito que o ribeirocross falou

CPU RATIO=10

CPU HOST CONTROL=300

PCIE=110

SYSTEM MEMORY=2.5

MHC OVER VOLTAGE= +0,2v

FSB OVER VOLTAGE= +0,2v

CPU VOLTAGE=1.45

O Orthos rodando a 30min e nenhum problema, mas a temperatura chegou 77ºC e com ele desligado a 47ºC. Vou diminuir as voltagens agora... E o próximo passo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Essa temperatura está muito alta, é possível que a estabilidade "vai pro brejo" por causa dela.

PARE o teste e tenta com menor VCORE para diminuir essa temperatura.

Nos testes anteriores foi feito com 1.45 porque poderia ser falta de vcore, mas, como continua em 1.45v e funcionando, então não era falta de vcore. Por esse teste prova que era falta de alimentar mais o chip da placa e não o processador.

Tenta com 1.4v de vcore, se não der, volta para 1.45v.

Se essa temperatura continuar assim de duas uma: ou diminui o over (ou o zera) ou você vai ter que comprar um conjunto dissipador mais parrudo para dissipar o extra do seu sistema.

Qual é a temperatura das pontes norte e sul? SB e NB.

Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Agora tá assim:

MHC OVER VOLTAGE= +0,1v

FSB OVER VOLTAGE= +0,1v

CPU VOLTAGE=1.40V

É melhor usar o Orthos ou o teste de estabilidade do Everest? To no aguardo tb do ribeirocross

Entrei para responder a mensagem atrás, fiquei conversando, não atualizei a página e nem vi que você já tinha mudado as voltagens hehehe.

Eu prefiro como o colega cadupradoo disse "o Orthos e Prime95".

Faça um teste curto com o Orthos para ver se não está tão sensível a instabilidade se passar, deixe o prime rodando por umas 6 horas para ter certeza absoluta da estabilidade. Não esqueça de forma alguma de ficar de olho nas temperaturas ok.

EDIT

Se a temperatura continua alta, você vai ter que trocar o conjunto dissipador por outro mais eficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual é a temperatura das pontes norte e sul? SB e NB.

A temperatura é em média 35 e 36.

Eu deixei o sistema em stock e a temperatura é a mesma do over. Não tem algo de errado ai? E se for pra trocar de dissipador, vou deixar queto, acabei de comprar um cooler pro CPU e não to vendo muito resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, essa sua pl-mãe da Gigabyte tem algum Problema com vdrop? Sinceramente eu me assustei com a tensão que você colocou no processador.

Tenho um E4500 aqui e o overclock fica perfeitamente estabilizado a 3.1ghz com 1.30v de vcore. Minha pl-mãe é uma Gigabyte GA-G31M-S2L.

Na minha pl-mãe anterior eu usava ele a 3.2ghz com vcore 1.33v. E a placa possuía o mesmo chipset dessa sua Gigabyte, já que era uma Abit AB9.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, essa sua pl-mãe da Gigabyte tem algum Problema com vdrop?

Não sei cara, não entendo muito, mas deve ter, pois todo mundo chega a 3.0Ghz fácil.

Acabei de fazer um teste com a configuração abaixo (inicial do post) e verifiquei que a temp bate no máximo a 67ºC, to vendo que nessa velocidade ele mantem uma temperatura boa, agora acima de 3.0Ghz nao to conseguindo coisa boa

CPU Clock Ratio = 9x

CPU Host Frequency (Mhz) = 320

PCI Express Frequency (Mhz) = 100

System Memory Multiplier (SPD) = 2.5 (Pra elas rodarem a 800Mhz)

(G)MCH OverVoltage Control = +0,1V

CPU Voltage Control = 1.32500V

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, muito estranho você baixar 0.05v de vcore e a temperatura continuar alta.

"Eu deixei o sistema em stock e a temperatura é a mesma do over. Não tem algo de errado ai? E se for pra trocar de dissipador, vou deixar queto, acabei de comprar um cooler pro CPU e não to vendo muito resultado."

Realmente, agora vi sua assinatura e as temperaturas não estão muito legais para 1.4 de vcore não. Você pelo menos conseguiu estabilidade com esse vcore?

Que temperaturas você encontra em stock?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
A temperatura é em média 35 e 36.

Eu deixei o sistema em stock e a temperatura é a mesma do over. Não tem algo de errado ai? E se for pra trocar de dissipador, vou deixar queto, acabei de comprar um cooler pro CPU e não to vendo muito resultado.

Então a temperatura mostrada não é real.

Refaça os testes novamente e quando mostrar estar em acima de 60ºC toque com o dedo direto no dissipador (mais próximo da base possível) e veja se corresponde com a temperatura mostrada pelo software.

Não se preocupe em saber, ou conhecer, pelo tato se está ou não em 60ºC, essa temperatura você descobre e aprende em 2 segundos hehe.

Veja se realmente esta quente ou se é bug de sensor ou software.

Você pode tentar usar menos vcore em cada teste também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...