Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
aluis2002

Suspeita de Fraude em Urnas Eletrônicas no Maranhão

Recommended Posts

Relatórios mostram que urnas eletrônicas foram violadas, mesmo depois de lacradas.

A Rede Bandeirantes de Televisão exibiu no Jornal da Band de 24/11/2008 e no Jornal da Noite reportagem informando que a Polícia Federal abriu inquérito para apurar suspeita de fraude nas eleições em Caxias-MA. Relatórios mostram que urnas eletrônicas foram violadas, mesmo depois de lacradas. Um vereador não teve o próprio voto computado.

A matéria revela ainda que as urnas foram ligadas antes da eleição, tiveram lista de códigos digitais e programas alterados. Dois técnicos da USP, acionados pela emissora, confirmam as suspeitas. A PF mandou as urnas para perícia técnica e caso seja comprovada a violação promete punir os autores do crime. Uma possível anulação da eleição vai depender do Ministério Público Federal.

A reportagem lembra que dos 12 vereadores de Caxias, 11 se elegeram com apoio do prefeito reeleito Humberto Coutinho (PDT), que não quis falar sobre o caso. A presidente do TRE do Maranhão, desembargadora Cleonice Silva Freire, e o presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Brito, também não quiseram se pronunciar. O diretor de informática do TSE disse que a fraude é impossível

Reportagem.

Fonte: Band

Obs:

Não estou postando essa informação a fim de criar um discussão politica, e sim pra mostrar que tais equipamentos não são tão "seguros" como dizem que são, exemplo foi dado aí, quando nenhum dos "responsáveis" quis esclarecer tal denuncia.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Ciro Gomes em 2002 disse que uma pessoa o procurou e provou que até por meio de um celular poderia interferir na funcionabilidade das urnas. Parece que éra verdade. Falou que é programação tem uns caras bão a serviço do mal.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é. Lembremos que as Urnas eletrônicas são o que? Computadores. Podem não estar ligadas à um tipo de extranet, intranet e/ou internet. Mas quem garante que os políticos ou até mesmo, mesários não alteram algo na urna?

Nada é perfeito. E isto nos mostra, que temos alguns pontos à melhorar, na eleição eletrônica! È um avanço, sim. É bem rápido. Mas tb pode existir fraudes!

Mas, como a urna, é baseada em todos os sistemas eletrônicos, tipo enquetes de um fórum, comunidade, até hoje, não vi fraude em resultado. Somente os Administradores, podem alterar o resultado. Pois os mesmos tem acesso à todos os recursos!

OBS: Acho que neste último comentário, já matei a charada, de como fraudaram os votos. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Olha saiu a noticia, pensei que não fosse sair :P.

Na verdade tudo isso aí, nós ja sabiamos, pelo menos eu suspeitava.

teve um amigo meu que trabalhou como presidente de sessão, o que acontecia era o seguinte, o tio, a tia ia votar no candidato X, a cara do infeliz não aparecia, ela ia e brigar com o cara, o cara dizia que ia aparecer a foto do infeliz, passavam-se algguns minutos e nada, a tia então confirmou, tá até aí tudo bem, pode ser que não tenha aparecido a foto por N motivos, mas o problema vem depois, o cara do TRE, indagado sobre o problema veio com o maior cara-de-pau dizer que isso acontecia devido as urnas serem de modelo antigo, eleições anteriores, por isso a foto demorava mais, aff.., como assim ?? ora , cara pálida e nas ultimas eleições, não demorava porque ?, atz as fotos ? colocaram com resolução maior ?? cada uma.

Fato é, todo equipamente eletrônico é passivel a falhas, e manipulação indevida..., o que mais fico chateado é que o cara aí do TSE no final da reportagem vem dizer que esse problema é impossivel de acontecer, que o erro foi do eleitor, e mole ?

É assim mesmo, como diz o nosso amigo Conrado (kaki). - Eu só me f*d* nessa ***** !

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Precisamos mandar uns litros de óleo de peróba para esses caras. :D

Essa história sobre as fraudes nas urnas é tão antiga qto. a implantação das mesmas no Brasil, quê eu fui buscar lá no fundo do baú, um relatório mostrando as vulnerabilidades encontradas.

Só para terem uma ideia de como isso é antigo. :P

Quêm quiser conferir o relatório concluido pelos feras da Unicamp.

A insegurança do voto eletrônico.

Minha contribuição politicamente ecológica. :lol:

.'.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim! Corrupção é fogo...

É a mesma coisa, que eu abrir uma enquete, os mods, votam, adms, e o Gabriel Torres, dá seu voto, mas alguem deu voto duplo, ou seja, flood... É fodz. Nem o nosso sistema é assim, só política mesmo! E olha que é quase a mesma coisa! E tem os votos comprados, na própria eleição, nos comerciais, você vê isso... ;)

Compartilhar este post

Link para o post

A informatização deve existir, sem dúvida, o que deve mudar é a gerência do processo. Na maioria das vezes colocam-se pessoas sem o menor conhecimento técnico para tal, cargos politicos, aí está o problema. Isso se lê claramente nessa reportagem, e eu como funcionário público conheço bem isso aí.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Nada na informática é 100% seguro ... que voltem as urnas de papel então !!

Sou o primeiro da fila!!!!

Quê saudades eu tenho... podia votar na Gisele Bündchen, xuxa, pelé, eu era feliz e não sabia. :D:p

...(sic) Isso se lê claramente nessa reportagem, e eu como funcionário público conheço bem isso aí.

Quê me diga eu!!!! , adoro o funcionalismo público... :eek:

Fora a gerência dos processos, vocês lêram o parecer sobre as vulnerabilidades?

E o quê o nosso rei da távola redonda têm à falar sobre isso? :P

.'.

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos pensar pra frente. o futuro é informática. o que precisa é de um processo mais transparente e sistemas de segurança melhor elaborado. mesmo havendo fraudes estas não corresponde nem sequer a 1% das fraudes de quando o voto éra no papel; tenha certeza.

Viva a informática.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, falou tudo.

O problema não está no sistema de votação, mas em quem gerencia. O sistema é burro, só obedeçe ordens. E se for problema do sistema, quem projetou, não é tão inteligente!

Eu apoio o uso de urnas eletrônicas, reduz bastante as fraudes e é mais rápida de ser apurada. Mas nada é livre de falhas.

P.S.: Qual a próxima notícia?!:D Do nada, começou à aparecer notícias deste gênero!

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, o sistema não é 100% seguro, mas é muito mais difícil de ser fraudado. Além disso, existe uma caracteristica recorrente nesse tipo de sistema, que tem que ter o maximo de segurança possivel, que é a facilidade de se rastrear violações e chegar ate o culpado, ja que praticamente todos os componentes de software e hardware , como SSDs, sistema de arquivo, sistema operacional e sistemas de backup, guardam logs do que se esta fazendo. E se você tenta alterar o log, um log é gerado sobre isso xD. Os unicos metodos que conseguiriam esconder totalmente do software exigiriam alterações de hardware que seriam visiveis, como violação de lacres, hard-wiring, troca de componentes eletronicos. Desse modo, a fraude, apesar de possivel, é muito mais difícil e cara de ser feita, e muito mais fácil de ser detectada e ter seu autor encontrado.

Compartilhar este post

Link para o post
Sim, o sistema não é 100% seguro, mas é muito mais difícil de ser fraudado. Além disso, existe uma caracteristica recorrente nesse tipo de sistema, que tem que ter o maximo de segurança possivel, que é a facilidade de se rastrear violações e chegar ate o culpado, ja que praticamente todos os componentes de software e hardware , como SSDs, sistema de arquivo, sistema operacional e sistemas de backup, guardam logs do que se esta fazendo. E se você tenta alterar o log, um log é gerado sobre isso xD. Os unicos metodos que conseguiriam esconder totalmente do software exigiriam alterações de hardware que seriam visiveis, como violação de lacres, hard-wiring, troca de componentes eletronicos. Desse modo, a fraude, apesar de possivel, é muito mais difícil e cara de ser feita, e muito mais fácil de ser detectada e ter seu autor encontrado.

pois é, isso nós sabemos, tanto que essas informações foram passadas pela reportagem..., mas o problema vem logo aqui embaixo com a pergunta do Dumbledore.

É complicada a situação. Mas com esse incidente, a eleição aqui seria adiada? O que ocorrerá?

É muito provavel, mas o problema maior vem depois..., caso seja feita outra eleição, aqui no Maranhão, por exemplo, em todos os outros lugares os caras irão querer recontagem de votos, analises de urnas, e por aí vai, todo o processo eleitoral pós urnas eletrônicas estaria em xeque.

Compartilhar este post

Link para o post
Nada na informática é 100% seguro ... que voltem as urnas de papel então !!

Nem precisa voltar o voto em papel.

O que precisa ser feito e implementado já foi sugerido.

Precisa imprimir o voto em papel o eleitor daí vai ver a confirmação de seu voto. O voto então fica guardado na urna e em caso de suspeita de fraude na eleição eletrônica dessa urna se confere o voto em papel.

Compartilhar este post

Link para o post

Só que voltando o papel vem outro problema que acho sério.

a compra de votos ficará mais, como posso dizer, bem feita, vai ter até comprovante, hehe.

Sem falar no tempo gasto com impressão, troca de bobina de impressão, e por aí vai..., tem técnico de urna que não sabe o que é um disquete, imagine um mesário trocar uma bobina de impressora, e se for das térmicas então ?? aff... huahuah

Aí lasca !!!

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Analisemos o paradígma da teoria.

Se a tecnologia veio para agilizar os processos e facilitar à vida, agiliza-se e facilita-se também as fraudes. :D

Muito mas, muito mesmo, ser mais fácil implantar um worm nas urnas do quê ficar trocando malotes de votos no decorrer do transporte ao local de contagem. ;)

.'.

Compartilhar este post

Link para o post

bem.. nisso eu discordo de você... é possivel fraudar sim, mas é bem mais difícil que trocar malotes de votos. Pra conseguir fraudar uma urna eletronica é necessario muito mais que um worm.

Compartilhar este post

Link para o post

Para trocar malotes de votos, o fraudador tem que apenas ter acesso a eles. Para fraudar uma urna eletonica, alem de se ter acesso a elas, é necessario um grande conhecimento tecnico.

O tempo disponivel para se realizar a fraude é consideravelmente menor, ja que o resultado das eleiçoes sai no mesmo dia da votação.

A urna eletronica possui um sistema de backup que usa dois cartões de memoria flash, e no disquete fica gravado apenas o resultado final daquela urna. O sistema operacional usado esse ano foi Linux, de modo que, a não ser que o fraudador tenha acesso de root (possivel, mas muito difícil de se conseguir, a não ser que exista uma falha humana no meio), e isso implica que o sistema de arquivos seja multi-usuario, de modo que o fraudador so tenha como alterar os votos se retirar os cartões de memoria das urnas e fizer a alteração em outro computador. Também torna quase impossivel a implantação de um worm.

Ai ainda entra um outro detalhe, sobre o qual eu nao achei nada, mas deve ter sido implementado: os arquivos que contem os votos devem estar criptografados, provavelmente com uma chave assimetrica.

Some isso ao journaling, presente em praticamente todos os sistemas de arquivos para linux, que permite fazer um backtracking das modificações nos arquivos, além da necessidade de se violar lacres para se ter acesso aos cartoes de memoria.

Detalhe que isso é apenas o minimo para se um sistema considerado seguro. Coisas que são consideradas criticas, como os dados de votos de uma eleição, devem ter outros sistemas de segurança, que incluem guardas armados.

resumindo, para conseguir ter acesso aos votos, o fraudador, alem do acesso às urnas, deve ter bom conhecimento tecnico, ser agil o bastante para que nao se de pela falta de uma urna em alguns minutos, capacidade de restaurar lacres rompidos, saber a chave privada de segurança de cada urna fraudada e acesso a um computador que seja capaz de interfacear com os cartoes de memoria.

Sim, é possivel fraudar a urna eletronica, mas o grau de dificuldade é bem maior que com cedulas. E sobre a noticia, acredito que seja bem provavel que as eleições no Maranhão tenham sido fraudadas. A diferença, é que se fossem cedulas, seria muito mais difícil detectar e comprovar a fraude.

Compartilhar este post

Link para o post

Tô achando que você sabe demais pra um usuário comum.

Sua explanação foi muito boa e me deixou mais tranquilo sobre a confiabilidade do sistema.

Obrigado.

Talvez em nome da maioria aqui.(acredito)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais