Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
heavycastro

Problema na MOBO XFX 8200

Recommended Posts

Olá a todos aqui no Clube do Hardware.

Ha algum tempo comprei uma MOBO XFX 8200, apesar de ter ouvido falar muito bem dela, e de sua concorrente ECS black series, optei por essa mobo, a partir dai tenho um problema que não consigo resolver:

O vídeo dessa MOBO trava por qualquer coisa, quando coloco um DVD, ou um jogo qualquer, ela simplesmente trava e não consigo destravar nem com CTR, ALT, DEL (apertando estes botões simplesmente não acontece nada) então tentei atualizar o driver de vídeo e o problema persiste, tentei usar o painel de controle do Nvidia e até nesse programa ela trava, não sei o que fazer já troquei essa placa onde comprei (após comprar, troquei uma semana depois pela mesma mobo). Não sei mais o que fazer, se alguem tiver essa placa e puder me ajudar agradeço desde já, vou postar abaixo minha configuração:

Placa mãe XFX 8200, 2Gigas de memória\800, AMD Atlhon X2 64 2200.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já testou trocar a memória?

Compartilhar este post

Link para o post
Nossa NASCARBR, não tinha pensado nessa possibiidade, vou testar e postar os resultados. Brigadão.:cool::lol::-BEER

Se você tiver 2 pentes, teste os separadamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho apenas 1, vou pedir emprestado com um amigo meu e fazer o teste este fim de semana (semana de provas na facul).

Nem tinha pensado na possibilidade de ser problema de memória, agora que você me falou, os sintomas parecem levar pra isso. Farei os testes e postarei os resultados. valeu novamente.

Compartilhar este post

Link para o post

É...testei hoje e não funcionou, troquei a memória de 2GB por uma de 1GB de um amigo meu.

Assim que coloquei a memória usei os mesmor programas (jogos e DVD) e aconteceu o mesmo, trava tudo a única coisa que funciona é o mouse e mais nada, nem o ctrl, alt, del funciona. Pode ser alguma outra coisa?

Compartilhar este post

Link para o post
heavycastro, ainda pode ser as memórias, você testou memória de que barramento nessa placa mãe?

Funciona perfeitamente na casa do meu amigo, o barramento é de 800 e a memória que estava aqui ele instalou na máquina dele e não houve problemas...:(

Compartilhar este post

Link para o post

Bom possuo a mesma mobo que você, estive passando pelo mesmo problema, e resolvi atualizar a BIOS, bom resolveu o meu problema aqui, tente atualizar a BIOS e baixar o driver da placa mãe no site da xfx, (já usei o driver de vídeo no site da nvidia e deu pau). Geralmente quando a tela trava geral é falta de memória ou placa de vídeo, tu possue 2 GB então não é falta de memória e o barramento e memória parecem estar OK(sendo que você já testou outro pente). Ve na BIOS quanto de vídeo você está usando. Tente deixar com 256MB para o vídeo onboard, já que 512 não faz diferença.

Cheque também a temperatura da GPU pelo everest e poste para gente tentar ajudar melhor.

Qual S.O você está utilizando?

Compartilhar este post

Link para o post
Bom possuo a mesma mobo que você, estive passando pelo mesmo problema, e resolvi atualizar a BIOS, bom resolveu o meu problema aqui, tente atualizar a BIOS e baixar o driver da placa mãe no site da xfx, (já usei o driver de vídeo no site da nvidia e deu pau). Geralmente quando a tela trava geral é falta de memória ou placa de vídeo, tu possue 2 GB então não é falta de memória e o barramento e memória parecem estar OK(sendo que você já testou outro pente). Ve na BIOS quanto de vídeo você está usando. Tente deixar com 256MB para o vídeo onboard, já que 512 não faz diferença.

Cheque também a temperatura da GPU pelo everest e poste para gente tentar ajudar melhor.

Qual S.O você está utilizando?

Olá RuDyNhO! Muito obrigado pelo seu post.

Ainda não mexi na BIOS (onde encontro a opção de alterar a memória de vídeo:confused: ) vou fazer os testes separados, primeiro vou diminuir a memória de vídeo, depois faço os outros testes. Agora falando em alterar a BIOS vou ser bem sincero... TENHO O MAIOR TERROR QUE DÊ ERRADO :eek:

Tenho m amigo que o passatempo dele é queimar placas :D:D:D Mas...se não tiver outro jeito vou usar essa como uma última opção.

As temperaturas são:

GPU 63

HD 51

Processador 61

Estou usando o Windows XP. Um amigo me disse que talvez isso esteja acontecendo porque o computador foi projetado especialmente para VISTA, espero que não porque ainda não quero usar esse S.O :cool:

Compartilhar este post

Link para o post

esse negócio de a placa der projetada para vista é balela, mesmo porque o xp e o vista se utilizam de uma plataforma similar... se ainda estivéssemos falando que tava querendo rodar o win98 aí com certeza essa possibilidade poderia ser aplicada. já montei alguns pc's com essa mobo e todos saíram com o xp instalado e sem defeitos! uma opção que me vem a cabeça agora é trocar os cabos sata (ou ide dependendo do seu hd), em uma das vezes que montei um pc com essa mobo quando eu ligava o floppy a ps2 do mouse parava de funcionar!!! resolvi trocando o cabo flat do floppy! coisa de doido

uma outra alternativa é arrumar um outro cd do xp pra instalar (pode ser alguma modificação da instalação do win que pode causar alguma incompatibilidade

se seu win for original dá uma ligada pro suporte da microsoft!

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

heavycastro, estou achando a temperatura da sua CPU um pouco alta, o meu athlon trabalha entre 30º-40º as vezes chega ao pico de 50º (rodando um programa ou jogo pesado), 60 acho q é o limite. Bom para entender melhor como atualizar a BIOS olhe uma matéria do Clube do Hardware https://www.clubedohardware.com.br/artigos/692. Para olhar quanto de memória você está utilizando, ao ligar o computador aparece inicialmente a tela de post no caso seria a tela com uma imagem da empresa XFX aperte "DEL", procure pela aba "Advanced", depois escolha "Chipset", Quando estiver na tela "Advanced Chipset Settings", olhe quanto que está o valor de "iGPU Flamer Buffer Size" o ideal dessa placa é trabalhar com 256MB de vídeo, pode ser que o seu vídeo esteja com um valor menor, menos desempenho. Pode ser outros fatores também, exatamente como disse nosso amigo XIP ROCK acima, pode ser uma mera questão de cabos, S.O, driver de vídeo ou até mesmo um malware que faça seu pc travar a todo momento. Você deve ir por eliminação. Já rodei essa MOBO em Windows Xp quanto no Vista, sem nenhum problema.

Espero ter ajudado.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, estou com um problema tb nesta placa-mãe

Coloquei nela um trilpe core 8400 e 2 pentes de 2GB ddr2 800 cada.

So que o micro desliga sozinho do nada.....consegue ficar pouco tempo ligado

Nos pentes de memoria, um led de um pente fica verde e o outro acende uma luz vermelha...mas o micro reconhece os 2 perfeitamente...e no everest tb nao vi nada de errado

Ja fui no site da xfx...vasculhei bastante coisa mas nao acho onde posso atualizar a bios, consegui achar a informaçao que tem atualizaçao pra ela na area de suporte, mas nada de link para download ou algo parecido.

Como fazer a atualizaçao de bios desta placa?

Lembrando que o modelo é o MI-A78S-8209

Peço desculpas por entrar de supetao no topico, mas achei melhor ja perguntar num que ja estejamos falando da mesma placa

desde ja obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, boa tarde!

Eu sou novo aqui no fórum e gostaria da ajuda de vocês, também estou com problemas nessa mobo, tenho um pente de memória OCZ 2gb ddr2 800mhz e toda vez que inicio o pc ele da dois bips mas inicia normal, isso é imcompatibilidade e ja entrei no site da xfx pra atualizar a bios e la tem uma mensagem dizendo que o link não existe mais. Existe alguma outra forma de atualizar a bios dessa mobo?

Compartilhar este post

Link para o post

hiryu1 = Á respeito dos pentes de memória você diz que uma luz é verde e outra vermelha, isso é normal, as cores indicam diferentes canais. Uma luz verde e outra vermelha significa dois canais diferente, ou seja, você está usando single channel, duas verdes ou duas vermelhas indicam o mesmo canal, no caso seria dual channel.

Á respeito da atualização da BIOS http://www.xfxsupportb.co.uk/MI-A78S-8209_V12_ISO.zip , bom não sei se é contra a regra do fórum, se for me desculpe, a única intenção é ajudar. Bom para atualizar a BIOS basta gravar a imagem num cd, depois ir no SETUP e deixar desativado o Flash Bios Protection. Não grave a nova BIOS mexendo no jumper, essa MOBO tem Bios Duplo, ou seja se der imcompatibilidade com essa nova Bios tu reseta por jumper e voltar a original, se não tu grava a BIOS backup também.

Obs: No site da XFX para ter suporte você tem q registrar seu produto, só assim terá acesso aos arquivos. BIOS Versão 1.2, se você não conseguir atualizar através da imagem utilize o programa winflash. Por nenhum motivo desligue o computador quando estiver atualizando a BIOS, ela atualiza automaticamente, desde que você desabilite o Flash Bios Protection, depois basta você reiniciar o computador.

Compartilhar este post

Link para o post

Não achei que este tópico fosse render tanto. É bom saber que outras pessoas com o mesmo problema estão postando aqui e conseguindo ajuda.

Bem, vou tentar uma coisa de cada vez até dar certo e em último caso vou fazer a atualização da BIOS.

RuDyNhO! esse link que você passou é para a BIOS da XFX 8200 correto? Já baixei ele e assim que fizer todos os testes vou postar os resultados.

Novamente agradeço pela ajuda e logo entrarei em contato.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom pessoal...agradeço muito pela ajuda

De qualquer forma mandei a placa para loja, onde vão fazer os testes para ver se esta com defeito ou nao. Como ela as vezes nao iniciava, alem de os teclados e mouse usb precisarem ser reconectados para funcionar diversas vezes (ja com o micro iniciado e tal), desconfiei que a placa nao esta realmente muito boa.

Mas confirmando o problema, acho que irei de asus M3N78-VM, pois gostei de algumas specs dela , como o audio digital optico (pois tenho um HT com esta entrada e ate um cabo sobrando).

De qualquer forma venho aqui deixar o relato do ocorrido com relaçao a troca.

E jaja chega a minha 9800GTX+ , onde quero fazer o hibrid sly com a placa-mãe (essa asus tb faz).

abraços ae

Compartilhar este post

Link para o post

Bom....seguinte

Segundo o rapaz da tecnica da loja, a placa esta funcionando normalmente

So tem um porém....ele testou usando o windows xp ....e eu testei ela usando o vista ultimate 64

Sera que tem diferenças no caso....de você usar um sistema operacional de 32 bits (que obviamente nao ira puxar o maximo do hardware) para um de 64 bits como no vista?Ou o hardware nao deveria apresentar erro tanto em um como em outro?

De qualquer forma pegarei a placa de volta, pagarei a famosa "taxa se nao for comprovado defeito" de 20 reais da tecnica e passarei para um tecnico profissional ela para testa-la mais a fundo

Compartilhar este post

Link para o post

heavycastro, é sim versão 1.2 para bios da Xfx Geforce 8200.

Boa sorte, qualquer coisa estamos aqui pra ajudar.

hiryu1, não acredito que faça diferença entre os SO de 32 para 64 bits, pois os drivers da MOBO está disponível em todas as versões. Acredito que no seu caso é imcompatibilidade com a BIOS, hardware ou até mesmo a Fonte. Estou usando uma fonte genérica de 300w e de vez em quando o pc desliga sozinho, quase sempre quando tento gravar algum dvd na velocidade máxima.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom...vou postar minha config aqui de qualquer forma

AMD Phenon Trilpe core 8400

2x 2Gb ddr2 800 Kingston

HD samsung sata 2500GB 16mb buffer

Drive DVD-RW Samsung sata 2

Fonte Seventeam BKV 500W (modelo ST-500P-CG)

e chegando em 1 a 2 dias ....XFX 9800GTX+

Bem, amanha pegarei a placa de novo e farei mais testes...vamos ver..o estranho é que toda essa config ai na minha M2a-VM HDMI fica perfeito...

Compartilhar este post

Link para o post

Rudynho, obrigado pela ajuda

Ja me cadastrei no site da xfx e realmente eles fornecem todos os drivers, vou criar uma imagem iso da atualização da bios hj a noite e tentar instalar. Acredito que não vou ter problemas, mas, se mesmo com a atualização da bios ainda continuar a incompatibilidade com a memória OCZ, decidi que vou comprar uma kingston. Depois vou postar os resultados.

Desde ja, agradeço a ajuda de todos.

Compartilhar este post

Link para o post

é galera...nao tem jeito

alem da usb da placa nao nestar funcionando direito....o micro mal inicia o vista...e desliga sozinho

to agora de volta na minha asus e nada disso ocorre

unica diferença que notei foi que na asus tem um conector de energia de 4 pinos....tirando o principal de 24 (20+4)

Ja na xfx este conector sao 8 pinos (que fica no mesmo cabo da fonte que possui este de 4 pinos)

Sera que isso tem alguma relaçao? mas estranho seria ser este o problema se no caso eles ficam no mesmo cabo. vou tentar arrumar uma outra fonte para testar

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, boa noite!

Tentei atualizar a bios da minha mobo e no início vai tudo bem, mas quando chega na parte de verificação do flash, ela apresenta o seguinte erro: Error: problem verifying flash0000 (0%)

R:\>

O que poderá estar causando esse erro?

Compartilhar este post

Link para o post

hiryu1, eu uso uma fonte de conector 4 pinos plugado na XFX de 8 pinos, sem problemas algum, se o micro não está inciando o Vista mas carrega a tela de post e faz leitura das memórias normal, aconselho você a tentar se possível reinstalar o vista novamente ou testar outro S.O, pode ser problemas com drivers. Á respeito das portas usb darem problemas ás vezes acontece isso comigo tmb, dai eu reseto a BIOS pelo botão traseiro e resolve, deve ser algum bug da MOBO.

chicomesmo, certifique-se de que "Flash Write Protection" esteja disabled, eu não sei se no caso nessa parte está verificando o arquivo da nova BIOS ou fazendo a verificação da antiga, mas parece ser caso de Arquivo Corrompido, ou gravação de imagem mal sucedida. Tente baixar o arquivo de novo e gravar a ISO em velocidade baixa.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou baixar novamente o arquivo e gravar na velocidade mais baixa "8x", e se mesmo assim não der certo eu vou esperar por outra atualização. Consegui resolver aquele problema de dois bips na inicialização, testei outras memórias da kingston e também estava dando dois bips, então resolvi fazer um teste iniciando o pc somente com monitor e teclado plugados, onde ele iniciou normal, somente com um bip e so da dois bips quando eu conecto o mouse que ja vou substituir. Fiquei um bom tempo achando que era algum problema na mobo ou no pente de memória, mas que bom que o problema, era bem mais simples do que imaginava.

Obrigado a todos pela ajuda!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais