Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Q6600 @ 2.4Ghz @ 85°C idle?!


FeLiPe_GoMeS

Posts recomendados

(de inicio, desculpas pela escrita, teclado sem acentuacao)

Seguinte, comprei meu pc em agosto mais ou menos.

Q6600 (sempre operou a 2.4Ghz)

4gb ddr2 gskill 1066mhz (;/)

500gb hd samsung

9800gtx evga

A temperatura da cidade onde ta o meu pc varia entre 37-48 (sim, serio)

Ate o apice do problema, nao havia reparado na temperatura dele, a ventilacao é a seguinte, coolers convencionais (nenhum de cobre nem os mais tops), um na traseira do gabinete 'em baixo' da fonte (mas nao é o da fonte), um 'sobre o processador (padrão)', um no front inferior do case e um na 'tampa lateral do case (de frente pro do proc.)'. Todos sempre funcionando corretamente, inclusive agora. (ah, eu tava usando ele sem a tampa lateral) ~3700rpm media (o do proc)

O que já aconteceu algumas vezes é de quando eu deixava o pc ligado por um ou dois dias, quando eu ia reiniciar ele nao reconhecia o HD, e eu reparava que o hd tava muuuuito quente. Eu esperava uns minutos e deixava um ventilador nele durante esse periodo, dai ligava ele e ia belezinha.

Esses dias deixei ele ligado e fui dormir, ele já devia estar ligado ha pelo menos umas 8 horas, quando acordei (16h que ele estava ligado), desliguei ele e fui trabalhar, quando voltei (4h da tarde (passou 10h desligado)) ele ligou, inicou ate a parte onde pede senha pra entra no win (vista 64bits), ficou ligado enquanto eu mexia em algumas coisas ali pelo quarto, dai reparei que ele desligou sozinho.

Voltei a ligar ele, dessa vez ele desligou um pouco antes.

E cada vez que eu voltava a ligar, ele desligada mais cedo.

Deixei passar um tempo e voltei a liga-lo, entrei rapidamente no setup e olhei as frequencias, estava tudo ok, olhei as temperaturas... a mobo estava em ~45 e o 'cpu' em 85°C! depois disso fui olhar mais de perto pra ver o que tava acontecendo, retirei o cooler do processador e olhei o processador, aparentemente ok.

Achei que a pasta termica estivesse muito ressecada, abri o pc de um amigo (que nunca travou na vida (nao por temperatura)) e a pasta tava igual, ate pior, fiquei com mais medo depois disso.

Quando fui fechar o pc e travar o cooler do processador, vi que uma das travas dele tava meio frouxa, ela trava como se fosse uma flecha, que depois que entra (no buraquinho da mobo) abre umas travas lá em baixo (ficando teoricamente em T). Uma dessas travas nao esta fechando direito, o cooler fica muito bem preso, essa trava inclusive fica presa, só que nao fica como as outras, eu empurro ela e quando solto ela volta, faz um barulho (do T voltando pelo buraquinho meio forcadamente).

Por hora estou atribuindo essa temperatura a este problema, visto que nao reparei em mais nada de estranho, suponho que a trava já estivesse 'quase' saindo, e quando cheguei (antes de ligar o pc na primeira vez que ele deu esse problema) lembro que dei uma joelhada nele, mas foi bem light (muito light mesmo), mas pode ter sido o suficiente pra trava soltar e agora nao ficar mais presa.

1.Alguem já viu algo parecido, sera que é isso que eu to suspeitando mesmo ou pode ter outro problema?

2.Sera que só isso faria o treco esquentar tanto?

O chato é que nao sei qual era a media de temp dele antes desse prob.

Estou pensando em testar:

-um cooler com uma trava funfando (no meu proc mesm)

-um proc diferente

Se com esses dois testes eu nao resolver o problema, estarei perdido.

Alguem tem uma sugestao do que fazer no momento?

Obrigado,

Felipe Gomes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá:

Esse problema tem muita cara de superaquecimento de cpu sim. Pode ser outra coisa, mas com o uso em idle acho que descarta fonte, e se essa temperatura que você viu estiver correta, com certeza é isso.

Amigo, dependendo da revisão do seu processador, a temperatura máxima recomendada pela intel é 60ºC ou 70ºC. Independentemente da sua revisão, ele está absurdamente quente.

Porém já vi muita mobo ler temperatura errada que pode ser corrigida com atualização de BIOS. Pode ser uma testar, mas se o fizer seria bom você garantir o quarto gelado de alguma forma e primeira coisa que fizer no pc, afinal, se travar, fica difícil recuperar a placa-mãe.

Mas como está tudo bem quente, acho que não seria a primeira coisa que eu faria, ainda mais com esse risco do travamento. Se não fosse esse problema, seria sim minha primeira ideia.

Quando você colocou o processador de volta você aplicou alguma pasta térmica? Se não, seria o ideal.

Verifique se não tem muita coisa empoeirada aí dentro do gabinete. O PC desse seu amigo também é LGA775? Se sim, pegue a placa mãe dele emprestada e compare as temperaturas quando ligado nas duas placa-mãe. Não entendi que trava está com problema? É do cooler ou da placa mãe? Se for do cooler, use o cooler dele também.

E cara, aí é muito quente. EU recomendaria um cooler mesmo que baratinho, para seu processador. Se aí atinge 48ºC, seu cpu em bom estado, sem esse problema, deve chegar a 60ºC fácil...

Abraços.

EDIT: Esqueci. Seu gabinete fica no chão? Em algum móvel sufocado? Isso é horrível para o coitado..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, é mais grave do que eu pensava.

-o pc do meu amigo é um P4 3.00 Ghz.

-o pc dele opera NORMALMENTE a 77°C!!!!!!!

Depois que vi isso descartei o problema da temperatura, pelo menos inicialmente.

Tanto que o meu cpu chega a 85°C e estabiliza, acho que é a temp. 'padrão' dele.

O lugar que ele ficava é bem fechado, realmente não teinha muito espaço pro ar circular, depois que travou mudei ele de lugar.

Não terei coragem de atualizar a bios na situação que está, ele não fica nem 2 minutos ligado.

Então, meu próximo passo é colocar meu proc numa mobo compatível e um outro proc no meu pc.

Depois disso saberei se o problema é meu proc.

Enquanto não arrumo mobo/proc compatíveis, vou testar trocar outros componentes.

Acho que vou comprar uma pasta térmica também, uma decente.

A ventilação do case é razoável/boa, é uma casemall k400.

A fonte é umasatellite SL-8600EPS 600w reaus!

A mobo é uma p5k-se

Estou realmente achando que não é a temperatura... E tô ficando com medo. =/

Any guess?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, esse cpu não trabalha normalmente a 85ºC. Se essa temperatura está correta, pode mandar de volta pra onde comprou porque se essa é a temp "padrão" dele, devolve logo porquê não vai durar 2 meses. Tá MUITO alta. MUITO. O meu fica em idle a 35 com o over da assinatura... 45 quando a tempatura tá uns 40ºC... Tem que reduzir ao máximo essa temperatura aí. De qualquer maneira faz esses teste aí, e realmente recomendo comprar uma boa pasta térmica.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então cadupradoo, diminuir a temperatura é sem dúvida um dos meus objetivos.

Mas minha questão primordial mudou.

-Será que tem a ver com a temperatura ou será que ele tá desligando por algum outro motivo? ;/

Algum outro problema teria tal efeito?

Queria ter pelo menos uma ideia do que pode tá rolando... (e enquanto não arrumo outro pc pra testar mobo/proc só fica mais trash a angústia).

Também não quero levar em 'técnico', pelo menos 90% dos que eu já encontrei são muito relaxados, mexem no pc como se fosse um trator, zoam o pc todo, sempre volta pior. :angry:

Algum moderador poderia fazer o favor de mover o tópico pra seção "Processadores"?

No dia de postar eu estava em dúvida, mas tinha decidido postar lá, só que devo ter confundido as abas do navegador.

Brigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu tava com problemas de desligamento sozinho, mas só quando tava totalmente ocioso. Acho que era alguma configuração do windows nas opções de energia. Aí mexi em um monte de coisa e parou, se não desse certo eu iria reinstalar o windows.

Bom, acho que não é o seu caso.

Isso poderia ser fonte também, principalmente se acontecesse quando a vga ou processador fossem mais requeridos, e se ele desligasse ou reiniasse. Tem mais cara de fonte nesses casos...

Bom, eu acho que você tem que mexer algo aí para melhorar a temperatura (como você já disse que vai fazer), até porque mesmo não sendo o problema, pode ferrar o processador...

Vamo vê se alguém aparece aí com mais alguma ideia...

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...