Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ATI Stream Technology


Tiagus Aran

Posts recomendados

Olá pessoal.

Estão disponíveis, no site oficial da AMD/ATI, informações sobre a nova ATI Stream technology que, ao que parece, é a tão esperada resposta da ATI à tecnologia CUDA da Nvidia (tecnologia de processamento de aplicações comuns pela GPU das placas de vídeo, o chamado GPGPU), mas com aplicações mais amplas.

Há sempre discussões e dúvidas, por parte de quem vai adquirir uma nova placa de vídeo, devido às possíveis vantagens que as GPUs Nvidia podem oferecer agora ou num futuro próximo, pelo fato de estas contarem com tecnologias como CUDA e PhysX. Como as novas placas ATI atualmente estão com uma ótima relação custo/benefício, para quem deseja investir em uma delas, essa nova tecnologia pode ser um atrativo a mais, principalmente para quem, no momento, está insatisfeito com o desempenho das ATIs em aplicações como o Folding@home.

Segue uma pequena introdução ao ATI Stream, retirada do próprio site oficial:

" GPU Technology for Accelerated Computing

ATI Stream technology is a set of advanced hardware and software technologies that enable AMD graphics processors (GPU), working in concert with the system’s central processor (CPU), to accelerate many applications beyond just graphics. This enables better balanced platforms capable of running demanding computing tasks faster than ever.

Along with leading third party industry partners and academic institutions worldwide, AMD is building a complete ATI Stream computing ecosystem, one that delivers the performance, applications, software and tools necessary to turn AMD's low-cost application acceleration vision into reality.

Characteristics of GPU acceleration:

* Enable new applications on new architectures

* Parallel problems other than graphics that map well on GPU architecture

* Transition from fixed function to programmable pipelines

* Various proof points in research and industry under the name GPGPU"

Fonte: http://ati.amd.com/technology/streamcomputing/index.html

"In December 2008, AMD is scheduled to release an update to its ATI Catalyst™ drivers, software version 8.12, that instantly unlocks new ATI Stream acceleration capabilities already built into millions of ATI Radeon™ graphics cards."

Fonte:http://ati.amd.com/technology/streamcomputing/stream-consumer.html

Ou seja, será lançada agora em dezembro uma atualização para os drivers Catalyst, versão 8.12, a qual disponibilizará a nova tecnologia para todas as placas ATI compatíveis, uma boa notícia para os proprietários de uma Radeon.

Então amigos, podemos usar o tópico para discutir sobre a nova tecnologia, que talvez torne-se algo muito mais amplo e importante na computação do futuro próximo, postar futuras experiências e dúvidas e traçar comparações com a tecnologia CUDA.

Deixem suas opiniões!

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bem, tô de olho no Stream também, se funcionar tão bem quanto o CUDA, não vai ter motivos pras ATI deixarem de dar um belo salto de perfomance nas aplicações GPGPU, como o Folding... é esperar pra ver o que acontece.

Ai ai, cadê os correios que não chegam com minha HD4850 pra máquina nova... :wub:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o folding, você encontra as informações em http://forum.clubedohardware.com.br/folding-home/f271.

GPGPU é uma nova tecnologia que, resumidamente, permite que aplicações comuns, como realizar simulações de cálculos, ou simular inteligência artificial, por exemplo, sejam executadas pelo processador gráfico das placas de vídeo, a GPU; ou seja, permite que as GPUs executem tarefas de processamento antes exclusivas do processador do pc (CPU).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oba, não sei porque , mas gostei dessa história(vide minha VGA na assinatura)^^

Será que as x16xx vão tar nessa??

se tiver, vai ser um grande avanço pra VGA's que não são mais fabricadas, e o atestado de perda da guerra que vai ser assinado pela NVidia^^

Tomara que dê tudo certo, e assim que sair esse 8.12, lá vou baixar ele no Baixaki

VIVA AMD!

por isso que sou Pela-saco dela^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Dei uma lida nessa parada do folding! Deixa eu ver se entendi! Como tenho uma HD 4870 X2, significa que já participo do programa! Ou pra participar tenho que baixar o tal programa que trabalha com a GPU?

Tem que baixar a instalar.

No setor que está no post do Tiago existem orientações sobre como fazer ;)

Tago, quando sai o Catalyst 8.12 com o Stream ? É quarta dessa semana, dia 3 ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Acho que é...andei procurando na internet, e vi que era mais ou menos isso..Ou então quarta da semana que vem, não me lembro..Mas ainda não disseram se VGA's mais antigas terão ou não suporte??

to curioso por minha Radeon^^

Provavelmente só as DX10, mas não descarte as X1k, elas são relativamente flexíveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por isso que estou na espectativa...As X1xxx ainda são muito úteis e baratas pra quem procura custo/benefício bom!

Resta que a ATI tenha "pena " de nós que usamos as DX 9.C!

Mas e se funcionar nas dx 10??uma HD 2400 não poderia dar conta disso tudo, ou daria??ela é bem fraca mesmoo:<

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Por isso que estou na espectativa...As X1xxx ainda são muito úteis e baratas pra quem procura custo/benefício bom!

Resta que a ATI tenha "pena " de nós que usamos as DX 9.C!

Mas e se funcionar nas dx 10??uma HD 2400 não poderia dar conta disso tudo, ou daria??ela é bem fraca mesmoo:<

Nem sempre é questão de pena, isso envolve marketing, vendas e não sabemos se é possível.

Uma 2400 já seria de grande ajuda para muitos casos. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim sim..seria bem útil mesmo

Mas uma dúvida: Seria como o Physix?em que você pode adicionar uma segunda Vga, e deixar ela somente para esses cálculos, e uma pra gráficos em geral??Ou vai funcionar de modo único na VGA, como um driver simples, e sem consumir tanto como o rival??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Sim sim..seria bem útil mesmo

Mas uma dúvida: Seria como o Physix?em que você pode adicionar uma segunda Vga, e deixar ela somente para esses cálculos, e uma pra gráficos em geral??Ou vai funcionar de modo único na VGA, como um driver simples, e sem consumir tanto como o rival??

Eu acho que não será como o PhysX, mas vamos esperar sair pra saber mais ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Eu acho que no mínimo, será parecido...Já li que essa tecnologia tá sendo desenvolvida pra competir com ele, então deve ser similar...Ou pelo menos alguma caracteristica deve ser a mesma..num seii..só amanha, ou semana que vem mesmo pra ver!

Com o CUDA né ? ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem XITA, a data precisa do lançamento do novo driver ainda não sei, já que a AMD apenas diz que será em Dezembro, mas ouvi boatos de que seria dia 10 de dezembro, então é só ficar de olho em: http://ati.amd.com/support/driver.html

Agora, o que infelizmente está me parecendo, é que o Stream será suportado apenas pela nova série HD4800; estou suspeitando disso pelo que li no próprio site da AMD:

Fast Video Transcoding

With ATI Stream, owners of ATI Radeon™ HD 4000 series graphics cards can help accelerate the conversion of standard and HD video into multiple formats for use on differing consumer electronics devices...

e também:

...The Froblins demo uses the GPU to perform pathfinding calculations for thousands of characters in parallel. These calculations are updated many times per second, allowing the characters to start exhibiting emergent behaviors, such as lane formation, queuing, and reactions to other characters. The latest ATI Radeon™ GPUs provide the processing power to perform these tasks while still generating high quality visuals, with advanced features such as tessellation, global illumination, and anti-aliasing enabled....

Talvez haja a possibilidade de que, no lançamento do Stream, esse seja apenas suportado pela série 4800 e depois, com sorte, possa ser estendida a compatibilidade para as séries anteriores; acredito nessa possibilidade, mas isso é opinião minha; como a Nvidia inicialmente só disponibilizou o PhysX apenas para a série 9, e só depois para a série 8, não custa torcer para que ocorra o mesmo...

Aliás, na mesma página, http://ati.amd.com/technology/streamcomputing/consumer-gaming.html, parece haver vídeos demonstrando as capacidades do Stream na execução dos games, com um demo de um tal de 'Froblins', principalmente na área da AI (inteligência artificial); peço desculpas ao pessoal, pois eu ainda não pude ver os vídeos, uso internet discada :mad:... então para quem quiser ver, depois comente.

E para quem está pensando que talvez o Stream inclua algo semelhante ao PhysX, acho que isso é bem possível, ainda segundo o site:

...ATI Stream allows the GPU to enhance these important aspects of games by accelerating a wide range of algorithms that go beyond graphics rendering, including physics simulation, artificial intelligence and more.

Então parece mesmo que a tecnologia será bastante ampla e irá desde cálculos científicos (como o Folding), até a conversão de vídeos de alta definição, reprodução com otimização na qualidade de vídeos de resoluções mais baixas, simulação de física e AI para os games...

Por fim, só para esquentar a coisa, segundo teste da própria AMD:

The combination of an ATI Radeon™ HD 4870 512MB graphics card (~$246) + ATI Avivo™ Video Converter using ATI Stream technology (free) compared to the combination of GeForce® GTX 280 graphics card (~$414) + Badaboom™ Media Converter 1.0 ($29.99) shows that an HD MPEG2 video at 1920x1080 resolution @ 29.97 fps, 19000 kb/s VBR and MPEG1 Layer2 48000HZ audio that runs 1 minute 31 seconds is converted to an AVC1-MPEG4 video at 1280x720 @ 29.97 fps, 7304 kbps with MPEG4 44100 Hz 160kb/s stereo audio on the AMD solution in 48 seconds, and is converted to an AVC1-MPEG4 video at 1280x720 resolution @ 29.97 fps, 7734kbps with MPEG4 48000Hz 62Kb/s stereo audio on the Nvidia/Badaboom solution in 113 seconds...

Abraço pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Bem XITA, a data precisa do lançamento do novo driver ainda não sei, já que a AMD apenas diz que será em Dezembro, mas ouvi boatos de que seria dia 10 de dezembro, então é só ficar de olho em: http://ati.amd.com/support/driver.html

Eu achei que seria agora dia 3.. bem, será em breve. :D

Agora, o que infelizmente está me parecendo, é que o Stream será suportado apenas pela nova série HD4800; estou suspeitando disso pelo que li no próprio site da AMD:

e também:

Talvez haja a possibilidade de que, no lançamento do Stream, esse seja apenas suportado pela série 4800 e depois, com sorte, possa ser estendida a compatibilidade para as séries anteriores; acredito nessa possibilidade, mas isso é opinião minha; como a Nvidia inicialmente só disponibilizou o PhysX apenas para a série 9, e só depois para a série 8, não custa torcer para que ocorra o mesmo...

Bem, a série 8 e 9 são 95% similares em suas arquiteturas, a séries 3000 e 4000 são um pouco, mas não sei o quanto.

Pensem nessa tecnologia como uma forma de vender VGAs novas.. ^_^

Aliás, na mesma página, http://ati.amd.com/technology/streamcomputing/consumer-gaming.html, parece haver vídeos demonstrando as capacidades do Stream na execução dos games, com um demo de um tal de 'Froblins', principalmente na área da AI (inteligência artificial); peço desculpas ao pessoal, pois eu ainda não pude ver os vídeos, uso internet discada :mad:... então para quem quiser ver, depois comente.

E para quem está pensando que talvez o Stream inclua algo semelhante ao PhysX, acho que isso é bem possível, ainda segundo o site:

Então parece mesmo que a tecnologia será bastante ampla e irá desde cálculos científicos (como o Folding), até a conversão de vídeos de alta definição, reprodução com otimização na qualidade de vídeos de resoluções mais baixas, simulação de física e AI para os games...

Por fim, só para esquentar a coisa, segundo teste da própria AMD:

Abraço pessoal!

No aguardo mas sem pressa, PC novo só pro meio do ano que vem :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pc novo só daqui a 5 anos^^

MAs sério agora, a ATI sempre faz isso, anuncia os seus drivers novos com melhoramentos principalmente para as ovas vgas(no caso a 48xx).No final, uma calhambada de séries acabam recebendo melhorias, então ainda continuo da esperança de driver para as x1xxx!!

E até que eu errei mesmoo..essa tecnologia vai ser algo levemente inspirado no Physix sim , como dito no site da ATI!

isso é bom pra nós??Com certeza, pois aí sim não teríamos mais dúvida entre NVIDIA e AMD ATI na hora da compra da Vga, somente por uma tecnologia que entra ou falta!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lançado hoje, como previsto, o Catalyst 8.12 (http://ati.amd.com/support/driver.html). Começarão agora os testes domésticos do novo driver e das propriedades do Stream.

Saberemos se a espera valeu a pena e se as promessas são reais: será que ele desbancará as tecnologias da Nvidia, sacramentando a vitória da AMD/ATI na presente geração de GPUs?

O tópico, para não morrer, dependerá da ajuda dos amigos que possuem ATIs para testarem a tecnologia e, se possível, seria muito interessante, postarem testes e impressões do novo driver. Alguém se habilita?

Me parece que, por enquanto, a maneira mais fácil de testar o Stream (se não for a única no momento), é através do ATI Video Converter, usando as séries HD4800 e HD4600.

Página do ATI Video Converter, que faz uso do Stream: http://ati.amd.com/technology/avivo/technology.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O driver 8.12 é compatível com as gerações de placas mais antigas; o problema é o Stream, que até agora parece ser compatível apenas com as 4800 e 4600; ao menos é o que pude concluir pelas informações da ATI. Ainda é cedo para dizer, vamos ter que esperar mais um pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, olhe só, quando você mencionou demo, eu me lembrei: http://developer.amd.com/documentation/videos/pages/froblins.aspx; antes do lançamento do 8.12, só estavam disponíveis vídeos do tal Froblins (324MB); agora, novamente para quem tem uma 4800, há o demo do "game" para testar na prática o que o Stream pode fazer nos jogos.

Então pessoal, eu estava enganado; acho que o Stream já pode ser testado com o ATI Video Converter, Froblins Demo e (talvez) Folding.

Froblins2.png

Que inveja de quem tem uma 4800... quem dera eu tivesse uma 4830 que fosse!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Heheheh, também gostei!

Parece que a ATI declara guerra aberta no Folding!

Eu estou ansioso para saber como ficaria um duelo como, por exemplo, 4850 vs 9800GTX+ no folding... e acho até que já sei quem vencerá!

O novo Catalyst acompanha também a obra do Ary Toledo, Paladin? :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...